Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Funções do Tutor





O tutor tem função fundamental na contribuição do ensino-aprendizagem.

Ele é o intermediário entre o professor e o aluno, é ele que promove a interação e o retorno de nossos questionamentos, nos fazendo entender e nos orientando durante o processo.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor seja na função pedagógica, técnica ou gerencial tem como função principal, estabelecer a medição pedagógica através do AVA a seus alunos e propiciar-lhes um acesso o mais demcrático possível ao conhecimento ali gerado.

0%   0%  0 voto(s).



As funções dos tutores se classificam em : Função Pedagógica está relacionada ao ambiente social amigável, sendo importante para a aprendizagem online, onde o professor torna-se o facilitador ; Função Gerencial voltada ás normas referentes ao agendamento do curso e ao seu ritmo, aos objetivos planejados, à elaboração de regras e à tomada de decisões ; Função Técnica relaciona-se ao domínio técnico do docente, sendo então capaz de transmitir este domínio tecnológico aos discentes e a Função Social possui como significado a facilitação educacional, onde o docente é responsável por facilitar e dar espaço aos aspectos pessoais e sociais da comunidade on-line .

0%   0%  0 voto(s).



O tutor tem 4 funções que devem estar alinhadas e entrelaçadas.

Função pedagógica - que garante o processo de aprendizagem

Função técnica - domínio da tecnologia empregada no processo de aprendizagem

Função gerencial - envolve a capacidade de gerenciar ou administrar o conteúdo do curso de acordo com o planejado e as expectativas.

Função Social - é garantir um espaço onde há interação das pessoas para contribuição do aprendizado através de diversas experiências

0%   0%  0 voto(s).



Caracterizam-se em pedagógica, gerencial, técnica e social. Na pedagógica o tutor tem a função de garantir que o processo educativo ocorra, a gerencial refere-se a como o curso vai transcorrer, o ritmo, as tarefas, etc, ele é também o administrador. A técnica diz respeito ao conhecimento da tecnologia que o tutor vai utilizar para atuar como um facilitador e a social significa facilitação educacional, ele é responsável em facilitar e dar espaço aos aspectos sociais e pessoais.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor de cursos online é constantemente desafiado à construção de novas maneiras de ensinar e aprender, através do uso de toda potencialidade que as tecnologias de informação e comunicação modernas podem oferecer. Além disso, deve estar consciente de que a realidade virtual é diferenciada da realidade presencial e solicita uma docência específica e pertinente que reconheça as quatro funções distintas para os diversos cursos mediados pelos computadores: pedagógica, social, gerencial e técnica.

Convém registrar que as funções de um tutor se mesclam e se completam nas ações e na prática, como, por exemplo em um chat, o tutor exerce todas essas funções ao mesmo tempo.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor assume a função pedagógica, técnica, gerencial e social.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor tem quatro grupo de funções, onde cada uma tem relevancia para o processo como um todo. A função pedagógica básica, intríseca a atividade docente , gerencial ser gestor do processo e o tomador de decisões , técnica o tutor deve ser operador dos equipamentos e dar suporte aos alunos e social refere-se às necessidades individuais de cada aluno e do grupo .

0%   0%  0 voto(s).



O tutor em EaD tem basicamente as funções pedagógica, gerencial, técnica e social. A função pedagógica visa garantir o processo educativo, assim o tutor será o facilitador. Conduzirá "de modo não autoritário", poderá comentar respostas de modo a promover novos debates e questionamentos por parte dos alunos, animando e motivando o processo ensino-aprendizagem. A função técnica diz respeito ao acompanhamento do fluxo de aprendizagem no ambiente virtual e, além do conhecimento técnico que o tutor deve ter deve haver também um bom suporte. A funçaõ gerencial engloba o programa do curso, suas regras, objetivos, agenda e ritmo. A função social é o estímulo às relações humanas, deve-se então dar espaço aos aspectos sociais e pessoais no ambiente on-line de aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



As funções se classificam em:

-pedagógica: diz respeito a um ambiente social amigável essencial a aprendizagem online. O professor torna-se um facilitador, atua também como animador, tentando motivar seus alunos a explorarem o material mais profundamente do o fariam na sala de aula presencial.

-técnica: dependo do domínio técnico do professor, sendo capaz de transmitir tal domínio da tecnologia aos seus alunos.

Os professores devem conhecer bem a tecnologia que usam para atuarem como facilitadores do curso.

-gerencial:envolve normas referente ao agendamento do curso, ao seu ritmo, ao objetivos traçados, á elaboração de regras e a tomada de decisões. O professor de um curso online é também seu administrador.

-social: significa facilitação educacional. O Professor é responsável por facilitar e dar espaço aos aspectos pessoais e sociais da comunidade online.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 45 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.