Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Atribuições do Tutor na Ead





Comprometimento da educação dos alunos de Ead também dependem da atuação do tutor que mediará e estimulará esse processo.

0%   0%  0 voto(s).



Na Educação `a Distancia a produção intelectual é muito mais importante do que a presença física, esse rendimento intelectual deve se acompanhado e incentivado pelo tutor em participações nos fóruns por exemplo. Se perceber que um aluno não está participando o tutor deve entrar em contato. Uma agenda de atividades e um bom planejamento conttribuirão para o sucesso de ambos tutor e aluno .

0%   0%  0 voto(s).



Principais atribuições:

Acompanhar

Orientar

Ajudar

Formas:

Fóruns

Chats

Feedback

Deve-se ter:

Organização

Disciplina

Planejamento

0%   0%  0 voto(s).



Uma das principais atribuições do tutor a distância é acompanhar o aluno a distância e orientá-lo em seus estudos ajudando no seu processo de aprendizagem. Incentivar e encorajar também são atribuições.

O tutor também deve ser o mediador e usar elementos facilitadores do processo educativo para umas efetiva aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



-Acompanhar os alunos a distância, orientá-los e ajudá-los em seu processo de aprendizagem, a partir da criação de vínculos de proximidade, quebrando as barreiras das distâncias,incentivando-o, encorajando-o e construindo vínculos afetivos.

Esse vínculos podem ser compreendidos em espaços como o fórum, onde o tutor acompanha as discussões, instigando os alunos a colaborarem com as ideias dos colegas concordando ou não, sempre no sentido de criar vínculos de ensino e aprendizagem.

Ao término do fórum, o tutor elenca as ideias principais durante toda a interação/discussão ocorrida no mesmo, construindo uma síntese do assunto discutido, como se fosse uma síntese da semana de estudo. Essa metodologia contribui para que o aluno compreenda que sua participação no fórum é muito importante, pois ele está sendo avaliado a todo momento, assim suas postagens serão mais ricas e estimulantes.

O modelo do feedback contínuo das atividades, de maneira a orientar o desenvolvimento das atividades, antes, durante e após o seu término, tem demonstrado que o curso no qual o tutor está envolvido, ganha em eficiência e eficácia, poque garante a comunicação contínua entre alunos e agentes educativos, criando aproximações na EaD.

Busca-se com estas ações, o comprometimento do aluno com o aprendizado e o desenvolvimento de sua autonomia.

Muito importante ser ressaltado é a presença intelectual do aluno na EaD, uma vez que nessa modalidade de ensino é necessário a participação intensiva do aluno a todo momento do curso.

Para contribuir com a organização dos estudos do aluno a distância, uma sugestão para o tutor é o trabalho com agenda de atividades. Ao trabalhar com agenda o tutor demonstra planejamento.Um tutor organizado pode contribuir de forma mais efetiva para organização de sua turma.

Apesar da flexibilidade da EaD,é necessário que o tutor tenha tempos específicos de dedicação estudos e orientação e que os alunos saiba desses tempos.

0%   0%  0 voto(s).



dificuldade de adaptação de horarios e discipina que o aluno e o tutor devem ter. Criação de agenda com horarios de conversas.

0%   0%  0 voto(s).



Para o tutor o AVA é a nossa casa,o comprometimento com o aluno é muito grande.

0%   0%  0 voto(s).



Uma das principais atribuições do tutor na Educação a distância é acompanhar o aluno a distancia, bem como orientá-los em seus estudos e ajudar no seu processo de aprendizagem. Isso se dá a partir da criação de vínculos de proximidade, sem abandono do profissionalismo, de maneira a quebrar as barreiras das distâncias, incentivando-os, encorajando-os e construindo vínculos afetivos. O fórum é um autêntico espaço em que esses vínculos.Conforme dissemos anteriormente, em um curso virtual o aluno precisa ser autônomo, criar o seu próprio método de aprendizagem, desenvolver técnicas de estudos que o ajudem a estudar sozinho, apesar de não se sentir solitário. Isso ocorre devido ao fato do curso a distância ter as mesmas exigências que um curso presencial, com um elemento singular: não há a presença física do aluno e do professor. Dessa forma, torna-se necessário ao aluno definir quando e quanto tempo irá dedicar à leitura dos seus textos e desenvolvimento das suas atividades sejam as propostas no material de estudo sejam as solicitadas no AVA. Para contribuir com a organização dos cursos criados. Ao abrir um fórum, o tutor se apresenta e dá as boas vindas aos alunos e, durante todo o tempo de uso do fórum, o tutor deve acompanhar as discussões instigando os alunos a colaborarem com as idéias dos colegas de maneira a concordarem ou não, sempre no sentido de construir vínculos de ensino e aprendizagem. Ao termino de cada fórum é indicado que o tutor faça um apanhado das principais ideias elencadas durante toda a interação/discussão ocorrida no mesmo, de maneira a construir uma síntese para os alunos, como se fosse uma síntese da semana de estudo sobre um assunto discutido. Essa metodologia contribui para que o aluno compreenda que a sua participação no fórum estará a todo o momento sendo avaliada e, com isso, as suas postagens podem se configurar em produções cada vez mais ricas e estimulantes. O modelo de feedback contínuo das atividades, de maneira a orientar a execução do exercício, antes, durante e depois de seu desenvolvimento tem mostrado, em minha experiência, que o tutor e, por conseguinte, o curso no qual ele está envolvido, ganham em eficiência e eficácia, pois garante a comunicação contínua entre alunos e agentes educativos

0%   0%  0 voto(s).



O aluno a distancia tem em seu tutor o apoio para acompanha-lo em todas a etapas do curso ajudando-o sempre em sua aprendizagem pois o tutor cria vinculos de proximidades afetivos que se exteriorizam principalmente nos forums quando o tutor dá as boas vindas ao aluno a distancia.

0%   0%  0 voto(s).



Uma das principais atribuições do tutor na Educação a distância é acompanhar o aluno a distancia, bem como orientá-los em seus estudos e ajudar no seu processo de aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



O fórum é uma estratégia pedagógica para aproximação do tutor com o alono, a cada fórum o tutor deve instigar o aluno a participar das discussões e construir unto com estes um resumo ou síntese do que foi estudado para posteriores orientações e estudos.Uma das formas para contribuir com a organização para os estudos que o aluno autônomo precisa ter é a agenda de atividades que marca horários de atendimentos datas de avs. demonstrando ao aluno a organização do tutor.

0%   0%  0 voto(s).



a principal atribuição do tutor é acompanhar o aluno em seu processo de aprendizagem, orientando sempre que necessário para que seu objetivo seja atingido. O fórum é um bom espaço para que vínculos sejam criador e o aluno perceba a importância de sua participação.Um recurso interessante é após cada fórum elencar de forma resumida os estudos postados. No ensino a distâncias é exigido do aluno uma ação intelectual constante, assim como uma autonomia em seus horários e organização do tempo.Essas questões podem ser estimuladas pelo tutor.

0%   0%  0 voto(s).



O tutor deve ser o responsavel por criar vinculos de proximidade entre o aluno e o curso. Uma boa ferrametna para isso é o forum. Um outro ponto importante é o papel de facilitar a organização do aluno, que pode ser feito pela estruturação de uma agenda.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 45 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.