Avaliação na EAD terá que considerar, como dimensões mais significativas:
A avaliação na Educação a Distância tem algumas características específicas resultantes da própria modalidade de ensino.
Ao avaliar,às vezes não se mede a construção de conhecimento do indivíduo, o saber internalizado e aquele que falta para alcançar os objetivos propostos para determinada etapa. Para o aluno, esta falta de consciência do saber torna-o dependente de um veredicto externo que determina o que ele sabe e o que ainda não sabe.
Segundo Medeiros, um ensino centrado no aluno, como é a Educação à Distância,
termina trazendo profundas transformações no processo de avaliação.
Para Gonçalves, o comentário repetitivo de que não é séria a ação do Ensino a Distância, devido a dispensa de uma avaliação presencial da aprendizagem, confirma a percepção de uma relação de desconfiança, entre o professor e o aluno, além de a educação ser vista como algo externo ao indivíduo.
Existem situações que a avaliação presencial é condição de aperfeiçoamento, torna-se imprescindível para a aprendizagem, portanto um direito do aluno.
Na EAD, na maioria das vezes, para fins de avaliação da aprendizagem no Ensino Superior a Distância a presencialidade é exigida; isto acontece menos por ser necessário e mais porque não conseguiu se desenvolver formas de avaliar que superem da presencialidade.Uma situação que se permite consultas, pesquisas não tem porque ser presencial.
No Ensino a Distância é muito complicado avaliar mudanças de comportamento, memorização e atitudes, que não de forma presencial.
O processo de avaliação em ead , por processo de feedback, atividades conforme establecimentos de ensino que foi estabelecidos, entre instituição, professorr, tutor e aluno.
Avaliação na Educação a Distancia:Um ensino centrado no aluno,como é a EAD traz profundas transformações no processo de avaliação.Algumas destas transformações são fontes de debates entre educadores,políticos e empresários.Adoção e valoração de uma navegação por hipertexto dentro do contexto da internet.Aceitação de múltiplas tecnologias.Enfase em tecnologias e estimulo a ambientes sócio-afetivo.Apoio permanente ao estudante.Coordenação e apoio as atividades e permanente avaliação do Ensino a Distancia e da Educação a Distancia.
As transformações no processo de avaliação de alunos da EaD são grandes e motivo de debates entre os empresário do setor.Alguns pontos são debatidos tais como: valoração dos hipertextos, aceitação da multiplas tecnologia com enfase nas que estimulem a ambientação e afetividade, frequentes feedbacks, time integrado e coordenação pedagogica efetiva.
A educação seja presencial ou a distância deve ser avaliada como uma uma forma de investigar, analisar e tomar decisões relevantes à situação sendo avaliada. A avaliação educacional precisa de novos significados, de contextos culturais favoráveis a ela, o que representa um desafio para o tutor.
O sentido útil da avaliação educacional envolve clara definição de objetivos, critérios básicos e específicos, procedimentos adequados, de forma que o resultado sirva para a melhoria do objeto da avaliação e a tomada de decisões. A avaliação deve procurar responder a questões para saber se algo é bom, que critérios utilizar para os resultados pretendidos, como ajudar os alunos a determinar se precisam melhorar no que estão fazendo.
Estas idéias também servem para avaliar a EAD com a utilização das novas tecnologias que requerem contextualização, definição de critérios e procedimentos específicos.
No ensino a distância muitas vezes ainda é exigido a presença na avalição, digo avaliação presencial.
A avaliação é um processo de desenvolvimento da aprendizagem e internalização desse processo.Esse acontecimento confundi as pessoas tornando-as dependente de um veredito externo
A avaliação em educação no caso da aprendizagem, possibilita mais consciência no processo do conhecimento.
A avaliação é um processo complexo. Na modalidade EAD, as atividades avaliativas devem tomar como base o acompanhamento do aluno e sua relaçao com a tecnologia, os comentarios registrados, o envolvimento do grupo entre outras. No entanto é difícil avaliar a distancia a mudança de comportamento que a aprendizagem provoca.
A avaliação do processo ensino-aprendizagem no EAD adquire características que são próprias dessa modalidade de ensino. Há uma ideia equivocada de que a avaliação necessita ser de forma presencial, embora não se esteja avaliando habilidades específicas mas intelectuais. A avaliação no ensino a distância necessita de um feedback constante para que o aluno se conscientize de suas dificuldades e procure saná-las, o mais rapidamente possível.
Nessa perspectiva, o conhecimento é dinâmico e está em constante processo de construção, concebendo a possibilidade de o aluno poder vir a saber/fazer, tendo em vista que se compreende o sujeito como um ser social, com conhecimentos e habilidades singulares, capaz de desenvolver-se por meio da interação social.