Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Avaliação na Educação A Distância





A avaliação na EaD deve levar em consideração o nível de desempenho do aluno, sua participação e interesse no curso. Entretanto, sabe-se que em alguns cursos em cuja proposta pedagógica esteja inserida encontros presenciais para esse fim, a avaliação acaba por ter como fim único apenas esse momento e não o nível de conhecimento adquirido pelos alunos ao longo deste.

0%   0%  0 voto(s).



Durante a avaliação da EaD, deve-se levar em consideração duas características importantes, como : determinar se os objetivos educacionais foram alcançados e ajustar as intervenções pedagógicas para um melhor aproveitamento da aprendizagem.

0%   0%  0 voto(s).



a avaliação na ead é pensada estrategicamente para se manter de acordo a metodologia aplicada e garantir o maior aproveitamento dos alunos.

0%   0%  0 voto(s).



O modo como a avaliação bem sido tratada por alguns sistemas educacionais, ao invés de medir o grau de conhecimento para que o aluno possa avançar, em alguns casos acaba atrapalhando o processo de aprendizagem.

O EAD vem trazendo transformações na forma de avaliação.

A existência de processos como alavancagem proposta por Vigotiski está direcionado para um aprendizado emancipado e autonômo.

Baseando na ação do sujeito, através da construção de argumentos que se constrói o aprendizado e a avaliação.

Muitas situações exigem avaliação presencial, no entanto, esta ainda é muito exigida devido ainda não existir muitas formas de avaliação a distância.

0%   0%  0 voto(s).



Avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem deve ser dinâmica e significativa para o aluno e quando o sistema de ensino pratica a avaliação formativa isso permite aos professores e demais interessados conhecer o nível de aprendizagem do aluno.

A avaliação é resultado dos objetivos educacionais e da postura de cada instituição que a adota, assim os fins a serem alcançados determinam o tipo de avaliação a ser realizada.

O foco da avaliação depende do tipo de curso, por exemplo, serão focados no conteúdo priorizando ações individuais ou serão focados nas interações priorizando as construções coletivas.

Há de se considerar que na EAD a avaliação presencial ainda faz parte do cotidiano, pois ainda não se desenvolveu instrumentos capazes de substituir esse tipo de avaliação quando não pode haver nenhum tipo de consulta.

Dessa forma, pode-se dizer que a avaliação, dentre outras coisas, serve para determinar se objetivos foram alcançados; ajustar as intervenções pedagógicas; intervenção por parte do professor ou mesmo do tutor e finalmente a avaliação formativa e contínua serve para garantir segurança no ato de avaliar.

0%   0%  0 voto(s).



A avaliação na EaD consiste em determinar se os objetivos educacionais foram atingidos; ajustar as intervenções pedagógicas para um melhor aproveitamento de aprendizagem; necessidade de coordenação e apoio das atividades em geral e nos diversos ambientes virtuais, além da permanente necessidade de avaliação do ensino a distância e da educação a distância em particular.

0%   0%  0 voto(s).



A avaliação na Ead deve ser formativa, contínua através da participação dos alunos nos fóruns de discussão, nos questionários, nas produções escritas, etc.

Neste contexto, é importante que o tutor intervenha à medida que surgem as necessidades dos alunos.

0%   0%  0 voto(s).



A avaliação constitui-se no maior problema para EaD no que diz respeito à inexigencia de sincronia temporal e espacial. No caso da educação superior, ainda se faz necessária a realização de avaliações tradicionais, em local próprio e sob vigilancia.

0%   0%  0 voto(s).



A necessidades de retornos frequentes, continuos para que os professores possam auxiliar com mais clareza os alunos.

0%   0%  0 voto(s).



A avaliação é alvo de muitos questionamentos. Em primeiro lugar é importante ressaltar que a avalialçao resulta de objetivos educacionais que resultam de posturas e escolhas metodologicas. Assim, poderão ser determinadas diferentes estrategias conforme o curso e sua abordagem. Independente da abordagem ou metodos utilizados a avaliação é sempre indispensável e deve determinar se os objetivos educacionais foram alcansados e ajustar as intervenções pedagógicas para um melhor aproveitamento da aprendizagem. Num primeiro momento a avaliação pode servir para diagonsticart os saberes prévios dos alunos, a partir daí será possivel decidir como serão as intervenções utilizadas para atender as necessidades dos alunos atá se chegar a avaliação final na qual se conhecerá o nivel de aprendizado de cada aluno. à medida que o processo educativo evolui as necissidades do aluno se modificam e as intervenções do tutor precisam acompanhá-las de maneira diferenciada. A avaliação formativa contribui para uma maior segurançã do ato de avaliar. A avaliação deve ser contínua.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 48 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.