Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Rre Léresumos: Considerações de Pievy Sobre Ead





Para Lévy, a humanidade tenderá a se organizar cada vez menos em padrões formais e hierárquicos e a valorizar mais o aprendizado cooperativo e a inteligência coletiva como nova forma de organização. Nesse sentido, a Internet tem papel fundamental como palco para essa democratização do saber, através de sua diversidade e pluralismo.

Assim, a Internet é a grande metrópole mundial, que reúne todas as outras, na qual o amplo acesso à informação resulta na democratização do saber e na conseqüente emancipação do ser humano.

Segundo o filósofo, o mundo de informações da rede mundial faz com que nos sintamos em uma espécie de segundo dilúvio, impossibilitados de abraçar o todo e definir o essencial. Por isso, é necessário que cada grupo ou indivíduo faça sua própria seleção, de modo a dar um sentido às informações ou a esse dilúvio .

Disponível em: http://www.escolanet.com.br/levy/entrevista.html.

Entrevista a TV Cultura.

Algumas considerações:

100%   0%  1 voto(s).



Os processos da educação a distância são flexíveis e adaptáveis às tecnologias que são desenvolvidas, enquanto a educação clássica é mais engessada. Entretanto, cada vez mais a educação clássica tem feito uso dos recursos utilizados pela educação a distância.

100%   0%  1 voto(s).



A Educação à Distância. Há vivência da prática e do compartilhar vivências na área da Educação e das Tecnologias. Essa educação tem sido cada vez mais recheada como uma modalidade educativa alternativa, com fins de atender as exigências no mundo contemporâneo, assim envolvendo professor e alunos, a sociedade como um todo. Há uma interatividade e contato do ser humano nas relações de aprendizagens. Segundo muitos autores, entre eles, Pierre Lévy, que há trocas de afetividade nos ambientes virtuais, onde não existe contato físico. Há construções de saberes em ambientes virtuais de aprendizagem. Uso de tecnologias entre seres racionais. Professores e alunos separados espacial, temporalmente, não estão juntos fisicamente, porém tem contatos interligados por tecnologias através da internet.

0%   0%  0 voto(s).



Segundo Pierre Lévy, a EaD é um setor da educação muito interessante , pois nesta modalidade é experimentada um grande número de novidades e ao mesmo tempo técnicas e pedagógicas. No entanto, a experimentação constante deveria ser usada em todos os campos da educação, mas infelizmente isso não acontece e por causa da constante renovação da tecnologia. As tecnologias usadas na Ead são cada vez mais usadas na modalidade clássica e esta interação é algo favorável para o processo educacional.

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distância exige uma experimentação constante. Haverá cada vez mais uma integração entre a educação presencial com a educação a distância.

100%   0%  1 voto(s).



Levy esplana que a EAD é um setor muito interessante, e que cresce em maior número de novidades. Diz que as técnicas da ead serão utilizadas na educação normal como: uso de redes de informatica, programas de computadores e etc. Finaliza dizendo que futuramente haverá uma mistura entre a educação á distância e a educação clássica.

100%   0%  1 voto(s).



Interessante o ponto de vista. A verdade que os bons cursos à distância têm que procurar maneiras de captar a atenção do aluno, daí a criatividade, e essa por conseguinte vai trazer reflexos no comportamento de quem está estudando, uma adaptação as novas formas de aprendizagem, digo quanto ao formato das mensagens. Bom ressaltar que esses novos formatos poderiam também ser utilizados na educação convencional, mas que acontece uma certa resistência.

100%   0%  1 voto(s).



Pierre Lèvv fala da utilização da tecnologia nas aulas presenciais, que a tecnologia com o passar do tempo irá ser mais utilizada nas aulas presenciais.Ele também acredita que cada vez mais haverá uma mistura entre a EaD e a tradicional, uma misturas entre as escolas.

100%   0%  1 voto(s).



Sabe-se que hoje , com as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação,somos levados a refletir sobre as mudanças de paradigmas em torno da Educação, do ensino em vários seguimentos,modalidades e áreas profissionais.A Educação atualmente, requer um profissional super atualizado, engajado. Aprender a conhecer,aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.

100%   0%  1 voto(s).



Pierre Levy acredita que a EAD e a escola presencial poderá haver uma mixagem de elementos da tecnologia, que podem ser uilizadas tanto em uma como na outra. Não haverá distância, apenas diferentes abordagens de aprendizagens.

100%   0%  1 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 44 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.