Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Drenagem Linfática Manual





aprendi que a funções mais importantes do sistema linfático e a remoção das proteínas e de líquidos excedente da substancia fundamental,bem como a vigilância exercida nos gânglios.O objetivo da DLM é auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa sem entretanto alterá-las.Não posso esquecer que as manobras devem seguir a direção do fluxo linfático,e as áreas que serão tratadas devem se orientar no sentido proximal distal das áreas mais próximas do angulo venoso para mais distantes .

e as indicações que é muito importante saber:edemas,circulação de retorno comprometida,pele irritada,musculatura tensa e sistema nervoso abalado.

E o tratamento estético: acne, comperose, dermatite peri-oral,rosácea , rejuvenecimento e pré e pós cirurgia plástica.

não esquecer que qualquer tipo de DLM deve-se começar pelo pescoço e angulo venoso e que cada movimento deve ser repetito cinco a sete vezes em cada região por três vezes.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático se distribui por todo o corpo.O sistema linfático e circulatório são fortemente interligados. O primeiro consiste numa rede de vasos de diversos tamanhos, distribuídos por todo o corpo, cuja função é capturar fluidos que tenham escapado dos vasos sanguíneo e devolvê-los ao suprimento de sangue do corpo. Uma vez capturado o fluido é chamado de linfa. Outra função importante desse sistema é filtrar as bactérias ou qualquer outra substância que possa ser prejudicial ao corpo.

Atua de maneira direta e indireta no organismo:

direta:

- a capacidade dos capilares linfáticos

- a velocidade da linfa transportada

- a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos

- a quantidade de linfa processada dentro dos gânglios linfáticos

- a musculatura lisa de arteríolas, metarteríolas e vasos linfáticos

- a musculatura esquelética

- a motricidade do intestino

- o sistema nervoso vegetativo

- as Imunorreações humorais e celulares

indireta:

- a nutrição das células

- a oxigenação dos tecidos

- a desintoxicação do tecido intersticial

- a desintoxicação da musculatura esquelética

- a absorção de nutrientes pelo trato digestivo

- a destruição de hormônios

- o aumento da quantidade de líquidos excretados

As manobras consistem em círculos ou espirais num plano oblíquo à superfície tratada, aumentando-se gradativamente a pressão até a metade do circulo e em seguida relaxando-se também gradativamente. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático, o que implica no conhecimento do percurso das principais vias linfáticas e de seus afluentes.

Os movimentos da drenagem linfática manual são lentos, leves e monótonos, mantendo um ritmo inalterado entre aumento e relaxamento das pressões.

O ambiente calmo e o silêncio entre massagista e massageado é importante.

0%   0%  0 voto(s).



Mais da metade do corpo humano consiste em líquidos que, em sua maioria, se encontram no interior das células. Os restantes líquidos extracelulares , estão em circulação contínua.

As células são banhadas pelo líquido intercelular ou substância fundamental - SF. Esta é transito obrigatório para tudo que entra ou sai das células, inclusive para os estímulos nervosos. O liquido da SF recebe nutrientes e O2 através da circulação sanguínea. O O2 é acoplado às hemácias no pulmão, enquanto os nutrientes provenientes do intestino e fígado são solvidos no plasma. Os capilares sanguíneos tem pequenos poros pelos quais, impelido pela pa, parte do plasma sanguíneo e do O2 escapa para os espaços intercelulares. Desta maneira, nutrientes e O2 integram-se à SF, da qual as células adquirem as substâncias necessárias ao seu sustento. Os resíduos do metabolismo celular também são lançados na SF. Os capilares venosos, que são parcialmente permeáveis, reabsorvem parte do líquido intersticial e os resíduos nele solvidos. Ao passar pelos rins, o sangue é purificado. AS substâncias cuja concentração é acima dos níveis plasmáticos normais são retidas e posteriormente excretadas pela urina. O dióxido de carbono, proveniente das funções energéticas celulares, é trocado por O2 nos alvéolos pulmonares. Moléculas grandes, como por exemplo as proteínas, são retiradas da SF por meio dos capilares linfáticos, pois devido o seu alto peso molecular, não conseguem penetrar na circulação venosa. Os capilares linfáticos encontram-se sempre nas proximidades dos sanguíneos. Sua estrutura peculiar permite a passagem de macromoléculas para seu interior. Ela consiste em células endoteliais ligadas às fibras da SF por filamentos ancoradores rígidos. O aumento do volume de líquidos nos espaços intercelulares afasta as fibras, que por sua vez, puxam os filamentos rígidos que abrem as válvulas dos capilares linfáticos. Tanto o líquido excedente quanto moléculas grandes, penetram no interior desses capilares, fechando as válvulas pela pressão que exercem no númen do capilar. Os capilares linfáticos reúnem-se formando os vasos linfáticos. Esses vasos são divididos em segmentos que se comunicam por válvulas, que tem a função de impedir o refluxo da linfa. AS contrações rítmicas dos segmentos, impulsionam a linfa em direção ao ângulo venoso. Durante o seu trajeto, a linfa percorre vários gânglios linfáticos, onde seu conteúdo é controlado pelos linfócitos. Encontrando substâncias perigosas para o organismo, estas são retidas no gânglio e uma reação imunológica é desencadeada.

Os vasos linfáticos reúnem-se formando três ductos linfáticos: ducto torácico, que é o maior , ducto esquerdo e ducto direito. Os ductos desembocam no ângulo venoso, que é formado pela junção das veias subclávia e jugular interna. Desta maneira, a linfa purificada é devolvida à circulação sanguínea pouco antes de seu retorno ao coração.

A circulação linfática é uma via de retorno paralela à circulação venosa. Ela coleta e transporta os excedentes que não conseguem penetrar na circulação venosa. A remoção contínua de proteínas e de líquido excedente da SF, bem como a vigilância exercida nos gânglios, são as funções mais importantes do sistema linfático.

O objetivo da DLM é auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa sem, entretanto, alterá-las. Este objetivo somente será alcançado, respeitando-se as peculiaridades do sistema. As manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático.

A sequência das áreas a serem tratadas devem-se orientar no sentido proximal mais próximas ao ângulo venoso para distal mais distantes do ângulo venoso . No trabalho de drenagem, executado em cada região, deve-se seguir a orientação distal proximal, trabalhando em direção às áreas de aglomeração de gânglios, ou seja, acompanhando-se o fluxo da linfa.

A DLM atua de maneira direta e indireta sobre o organismo.

- sofrem influência direta da DLM: a capacidade dos capilares linfáticos, a velocidade do transporte da linfa, a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos, a quantidade de linfa processada nos gânglios linfáticos, a musculatura lisa de arteríolas, meta arteríolas e vasos linfáticos, a musculatura esquelética, a motricidade do intestino, o sistema nervoso vegetativo e as imunorreações humorais e celulares.

- sofrem influência indireta da DLM: a nutrição das células, a oxigenação dos tecidos, a desintoxicação do tecido intersticial, a desintoxicação muscular, a absorção de nutrientes, a distribuição de hormônios e a quantidade de líquidos excretados.

Pela observação destas influências, pode-se compreender porque a DLM é indicada para edemas, circulação comprometida, pele irritada, musculatura tensa e stress. Também é indicado para tratamentos estéticos como acne, couperose, dermatite perioral, rosácea, rejuvenescimento e pré e pós de cirurgia plástica.

A drenagem linfática utiliza-se de pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando o seu ritmo. As manobras consistem de círculos ou espirais no plano oblíquo à superfície tratada, com o aumento gradativo de pressão até a metade do círculo e, em seguida, um relaxamento também gradativo. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático. No começo e no final do círculo, não deve haver pressão, e o seu valor máximo durante o movimento dependerá sempre do estado do tecido. A massagem deve ser leve em caso de edema e tônus muscular rígido e deve ser moderada em casos de turbor e tônus muscular normal. A pela não deve ficar avermelhada e o paciente não pode sentir dor.

O início de qualquer tipo de DLM se dá no pescoço e no ângulo venoso. Seu ritmo é bem monótono, devendo-se completar cada círculo em aproximadamente um segundo. Cada movimento deve ser realizado de 5-7 vezes, repetindo-se a sequência de cada região 3 vezes. O sentido proximal distal na sequencia de regiões é necessário para que se garanta o livre escoamento da linfa. Na face, além do movimento em espiral, utiliza-se o de bombeamento: a mão aberta deve segurar uma porção de tecido entre os quatro dedos e o polegar; o movimento inicia no punho. Dedos e polegar permanecem relaxados sobre a pele, cujo deslocamento ocorre em movimento elípticos. Não há deslizamento sobre a pele.

O ambiente ideal para o trabalho de drenagem é calmo, eventualmente com um fundo musical suave. A iluminação deve ser discreta e tanto o paciente quanto o profissional, deve permanecer em silêncio.

0%   0%  0 voto(s).



Mais da metade do corpo humano consiste em líquidos q em sua maioria esta no interior das células. Os restantes chamados líquidos extracelulares estão em circulação contínua. A Drenagem Linfática Manual atua d maneira direta e indireta sobre o organismo com áreas de influência direta podemos citar: a capacidade dos capilares linfáticos,a velocidade de transporte da linfa, a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos, a quantidade de linfa processada nos gânglios linfáticos, a musculatura lisa de arteriulas e meta arteriulas e vasos linfáticos, a musculatura esquelética, a motricidade do intestino, o sistema nervoso vegetativo, e as imuno reações humorais e celulares.

Sofrem influências indiretas: a nutrição das células, oxigenação dos tecidos, desintoxicação do tecido intersticial, desintoxicação muscular, absorção de nutrientes, distribuição de hormônios, quantidade de líquidos excretados.

A Drenagem Linfática Manual é indicada no tratamento de: Edema, Circulação comprometida, Pele irritada, Musculatura tensa, Sistema nervoso abalado.

No Tratamento Estético nos casos de: Acnes, Couperose, Dermatite, Peri- oral, Rosácea, Rejuvenescimento, Pré e pós cirurgia plástica.

0%   0%  0 voto(s).



Pratica e bem explicativa o método Dr. Vodder-1, onde tem uma vasta e abrangente visão da drenagem linfática;

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem linfática manual deve ser feita com movimentos leves, sendo que primeiramente devemos ativar os linfonodos pressionando levemente.O objetivo da drenagem linfática manual é ativar o retorno do liquido intersticial ao sistema venoso, fazendo movimento da distal ao proximal dos linfonodos.

0%   0%  0 voto(s).



O objetivo da DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL é auxiliar e acelerar as peculiaridades do sistema de defesa.

um trabalho de drenagem executado em cada região deve se seguir a orientação de sinal por sinal ,trabalhando em direção das áreas de aglomeração de glândulas ou seja acompanhando o fluxo da linfa

0%   0%  0 voto(s).



saber o objetivo da drenagem,as suas influencias,indicaçoes tratamento estetico,a importancia de seguir a ordem de inicio e pressao a ser aplicada!

0%   0%  0 voto(s).



continuando o vídeo é nos passado que mais da metade do corpo consiste em líquidos células banhadas pelo liquido intercelular ou subst. fundamental que recebe nutrientes e oxigênio através da circulação sanguínea.

A circulação linfática é uma via paralela e circulação venosa ela coleta e transporta os excedentes que não conseguem penetrar na circulação venosa.

sua função mais importante do sistema linfático é a remoção contínua de líquidos excedentes a vigilância exercida nos gânglios. E o objetivo da drenagem manual linfática é de auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa sem alterá-los, respeitando as manobras do fluxo linfático e áreas a serem tratadas

0%   0%  0 voto(s).



Fala-se da quantidade de líquido do corpo humano, 70%.

Fala da circulação e de como o corpo humano recebe nutrientes e oxigênio através dela.

A purificação do sangue nos rins.

Moléculas grandes são retiradas do sangue pelos capilares linfáticos, devido ao seu tamanho.

capilares linfáticos unem-se e formam os vasos linfáticos, levando a linfa pelos vasos, passando pelos gânglios que retém o que for prejudicial ao organismo e devolvendo ao sangue o que será benéfico ao corpo.

O objetivo da DLM é acelerar os mecanismos de defesa sem alterá-los.

0%   0%  0 voto(s).



Objetivo da drenagem é auxiliar e acelerar mecanismo próprios de defesas sem altera-las. Este objetivo somente é alcançado respeitando as peculiaridades do sistema, as manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático. As sequencias das áreas tratadas são orientadas das áreas mais próximas do angulo venoso para as mais distantes.

0%   0%  0 voto(s).



Metodo Voder facial- objeitvo auxiliar e acelerar mecanismos de defesa,sem altera-las as manobras devem segiur adequadamente o sentido da linfa afim de conduzi-la e orientar-se no sentido proximal-distal, no trabalho de cada região deve levar as areas de aglomeração de ganglios, e esvazia-los e assim alcançar metas diretas e indiretas.

0%   0%  0 voto(s).



O vídeo começa falando sobre os líquidos que são encontrados no interior das células e que os líquidos da substancia fundamental recebe oxigênio e nutrientes que são absorvidos, o O2 pelo pulmão e os nutrientes pelo plasma.

Fala também sobre o sistema sanguíneo e o sistema linfático demonstrando que os dois andam juntos e como é feita a filtragem e reabsorção dos nutrientes da linfa para o sistema venoso.

Informa como a drenagem linfática manual deve ser feita e que os bombeamentos devem ser feitos de distal para proximal. Enfatiza a importância da drenagem e suas indicações.

0%   0%  0 voto(s).



Auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa do organismo, porém sem que haja alterações nele. Para isso, as manobras devem seguir rigorosamente o sentido do fluxo da linfa, e a sequência a ser aplicada é sempre proximal-distal do ângulo venoso. Já na área a ser massageada, a orientação é da região distal-proximal do gânglio linfático.

As manobras consistem em círculos ou espirais, cuja pressão deve aumentar gradativamente até a metade e reduzir também gradativamente na metade final do movimento.

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem linfática sempre começa pelo pescoço, ou seja cervical e subclávia, nunca pelos pés, tem que abrir os ductos para a linfa circular e fazer o seu trabalho no sistema linfático. facial sempre desce para maxilar e termina na subclávia nunca usando deslizamentos. tratamento para eliminação das toxinas rejuvenescimento, oxigenação dos tecidos, oxigenação muscular. muitos benefícios a saúde.

0%   0%  0 voto(s).



Líquidos biológicos que fazem parte do sistema linfático, sua circulação, linfa, ductos, indicação de tratamento e técnicas de aplicação.

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi neste passo toda a parte linfática de técnicas a serem utilizadas de forma correta para drenagem, além da indicação para necessidades especificas que a drenagem pode pode beneficiar. Aprendi também a drenagem linfática facial, que ela é utilizada de movimentos leve.

0%   0%  0 voto(s).



As células se alimentam dos líquidos que recebem, sendo as suas impurezas eliminadas...Os rins filtram o sangue para que estes possam circular no sistema novamente..Os capilares linfáticos unem-se aos vasos capilares, transportando a linfa onde ela será filtrada e bombeada nos linfonodos..a drenagem linfática manual deve-se sempre iniciar pelo pescoço... seguindo a sequencia proximal para distal. A DLM auxilia indiretamente na nutrição das células, na oxigenação dos tecidos e na desintoxicação muscular. Diretamente ela é indicada para pré e pós cirurgia plástica, pele irritada, inchaço, acne, edema, musculatura tensa.Os movimentos devem ser feitos em formatos circulares ou espiral e em direção aos linfonodos seguindo o fluxo linfático.

0%   0%  0 voto(s).



como funciona a circulação do sangue e da linfa. como fazer a drenagem facial em circulos e lentamente e como deve ser o ambiente para se fazer a drenagem .

0%   0%  0 voto(s).



Mais Da metade do corpo humano consiste em líquidos que em sua maioria está no interior da célula. O restante, líquidos extracelulares estão em circulação contínua.

As células são banhadas pelo líquido intercelular, também chamado substância fundamental, que é trânsito obrigatório para tudo que entra ou sai das células, inclusive, estímulos nervosos. O líquido da substância fundamental recebe o oxigênio e nutrientes através da circulação sanguínea, sendo o oxigênio, acoplado à hemácia vindo dos pulmões e os nutrientes, dissolvidos no plasma, vindo dos intestinos e fígado. Esta nutrição é feita através de pequenos poros existentes nos capilares sanguíneos que se abrem na substância fundamental. Nos rins o sangue é purificado e nos alvéolos pulmonares o CO2 é liberado. Moléculas grandes, como exemplo, as proteínas, são retiradas da substância fundamental pelos capilares linfáticos, que estão sempre próximos aos capilares sanguíneos. Sua estrutura permite a passagem de macro moléculas para seu interior. Consiste em células endoteliais ligadas às fibras da substância fundamental por filamentos ancorados rígidos. O aumento de volume de líquidos nos espaços intercelulares afasta as fibras que por sua vez puxam os filamentos rígidos abrindo as válvulas dos capilares linfáticos. Tanto o líquido excedente quanto moléculas grandes penetram no interior destes capilares fechando as válvulas pela pressão que exercem no lúmen do capilar. Os capilares linfáticos reúnem-se formando os vasos linfáticos divididos em segmentos que se comunicam por válvulas com a função de impedir o refluxo da linfa. As contrações rítmicas impulsionam a linfa em direção ao ângulo venoso. Durante o percurso, a linfa passa por vários gânglios linfáticos onde seu conteúdo é controlado pelos linfócitos. Encontrando substâncias perigosas, estas são retidas no gânglio e uma reação imunológica é desencadeada.

Os vasos linfáticos reúnem-se formando 3 ductos linfáticos: torácico, esquerdo e direito. Estes desembocam no ângulo venoso formado pela junção da veia subclávia com a veia jugular interna. Assim, a linfa purificada é devolvida ao sangue, pouco antes de seu retorno ao coração. A circulação linfática é paralela à circulação venosa. Ela coleta e transporta componentes que não conseguem entrar na circulação venosa.

As funções mais importantes da circulação linfática: remoção contínua de proteínas e líquidos excedentes da substância fundamental e a vigilância exercida nos gânglios linfáticos.

O objetivo da drenagem linfática manual é auxiliar os mecanismos próprios de defesa sem alterá-los.

As manobras devem seguir, rigorosamente, a direção do fluxo linfático. A sequência das áreas a serem tratadas deve-se orientar no sentido proximal/distal ou seja das áreas mais próximas do ângulo venoso pra as mais distantes. No trabalho de drenagem executado em cada região deve-se seguir a orientação distal proximal, trabalhando-se em direção às áreas de aglomeração de gânglios ou seja, acompanhando-se o fluxo da linfa.

A drenagem linfática manual atua de maneira direta e indireta sobre o organismo. Como área de influência direta citamos: a capacidade dos capilares linfáticos, a velocidade de transporte da linfa, a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos, a quantidade de linfa processada nos gânglios linfáticos, a musculatura lisa de arteríolas, metarteríolas e vasos linfáticos, a musculatura esquelética, a motricidade do intestino, o sistema nervoso vegetativo e as imunorreações humorais e celulares. Como área de influência indireta citamos: nutrição das células, oxigenação dos tecidos, desintoxicação do tecido intersticial, desintoxicação muscular, absorção de nutrientes pelo trato digestivo, distribuição de hormônios e a quantidade de líquidos excretados. Pela observação destas influências se compreende porque a drenagem linfática manual é indicada para edemas, circulação sanguínea de retorno comprometida, pele irritada, musculatura tensa, sistema nervoso abalado e tratamento estético nos casos de: acne, couperose, dermatite Peri-oral, rosácea, rejuvenescimento pré e pós cirurgia plástica.

A drenagem linfática utiliza-se de pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando seu ritmo.

As manobras consistem de círculos ou espirais num plano oblíquo à superfície tratada com um aumento gradativo de pressão até a metade do círculo, e, em seguida um relaxamento também gradativo. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático. O começo e o final do circulo não deve haver pressão e o seu valor máximo dependerá, sempre, do estado do tecido. A massagem deve ser leve em caso de edema e tônus muscular rígido e deve ser moderada em caso de turgor e tônus muscular normais. A pele não deve ficar avermelhada e o cliente não pode sentir dor em hipótese alguma. O início de qualquer tipo de drenagem linfática manual se dá no pescoço e no ângulo venoso. Seu ritmo é bem monótono,devendo-se completar cada círculo em aproximadamente um segundo. Cada movimento deve ser refeito cinco a sete vezes, repetindo a sequência de cada região por três vezes. O sentido proximal distal na sequência de regiões é necessário para que se garanta o livre escoamento da linfa. Na região facial, além do movimento em espiral, utiliza-se o de bombeamento. A mão aberta deve segurar uma porção de tecido entre os quatro dedos e o polegar permanece relaxado sobre a pele cujo deslocamento ocorre em movimentos elípticos. Não há deslizamento sobre a pele.

O ambiente deve ser calmo e eventualmente com fundo musical suave, iluminação discreta e tanto o cliente quanto o esteticista devem permanecer em silêncio.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345



17295 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 14 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.