Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Drenagem Linfática Manual





O objetivo da drenagem linfática manual é auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa, sem alterá-la. As manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático. A sequência das áreas a serem tratadas devem ser no sentido proximal-distal, das áreas mais próximas do ângulo venoso para as mais distantes. No trabalho de drenagem, em cada região deve ser seguido o sentido proxima-distal, trabalhando em direção aos gânglios, acompanhando o curso da linfa. As manobras da drenagem consistem em círculos e espirais, com um aumento graduativo de pressão até a metade do círculo, em seguida um relaxamento também graduativo.

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem linfática manual tem por objetivo auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa, sem alterá-los. As manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático. A seqüência das áreas a serem tratadas devem se orientar no sentido proximal- distal. Sofrem influência da drenagem linfática manual a nutrição celular, oxigenação dos tecidos, desintoxicação do tecido intersticial e muscular, absorção dos nutrientes, distribuição dos hormônios e quantidade de líquidos excretados.

0%   0%  0 voto(s).



Já estudamos que o corpo humano é formado de 70% de água, esse líquido em sua maioria encontra dentro da célula por isso denominado de intracelular, o restante, fora da célula, chamado de extracelular estão em circulação contínua. As células também são banhadas pelo líquido inter celular, chamadas de substância fundamental, é um transito obrigatório para tudo que entra ou sai das células. Essa substância fundamental recebe nutrientes e oxigênio através da circulação sanguínea. Os resíduos do metabolismo celular, também são lançados na substância fundamental. O sangue é purificado ao passar pelos rins, as substâncias indesejáveis são retidas e posteriormente excretadas pela urina. O dióxido de carbono é trocado por oxigênio nos alveolos pulmonares. Moléculas grandes como protéinas e líquido excedente circulam pela estrutura peculiar da corrente linfática que permitem a passagem de macromoléculas, enquanto que na corrente sanguínea isso não é possível. A união dos capilares linfáticos formam os vasos linfáticos que se comunicam por válvulas impedindo o refluxo da linfa, a linfa é impulsionada em direção ao ângulo venoso, passando por vários gânglios linfáticos, onde seu conteúdo é controlado pelos linfócitos, ao encontrar substâncias perigosas para o organismo, estas são retidas no gânglio e uma reação imunológica é desencadeada.Desta maneira a linfa purificada é devolvida a corrente sanguínea pouco antes de seu retorno ao coração. Sendo assim o objetivo da drenagem linfática manual é auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa sem alterar sua funcionalidade, este objetivo somente será alcançado se forem respeitadas as peculiaridades do sistema, com manobras que rigorosamente seguem a direção do fluxo linfático, obedecendo a direção proximal e distal. a drenagem linfática manual atua de maneira direta e indireta sobre o organismo. De influência direta pode-se citar: a capacidade dos capilares linfáticos, a velocidade de transporte da linfa, a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos, a quantidade de linfa processada nos gânglios linfáticos, musculatura esquelética, a motricidade do intestino, o sistema nervoso vegetativos e as imuno reação humorais e celulares. Sofrem influência indireta: a nutrição das células, a oxigenação dos tecidos, a desintoxicação do tecido intersticial, a desintoxicação da musculatura esquelética, a aborção de nutrientes pelo trato digestivo, a distribuição de hormônios e a quantidade de líquidos excretados.

0%   0%  0 voto(s).



Os capilares sanguíneos tem poros pelos quais impelidos pela pressão arterial, parte do plasma sanguíneo e do oxigênio escapando para os espaços intercelulares. Desta maneira nutrientes e oxigenio integram-se a substância fundamental da qual as celulas adquirem as substancias necessárias para seu sustento. Os resíduos do metabolismo celular tb são lançados na substância fundamental. Os capilares venosos que são parcialmente permeáveis reabsorvem parte do líquido interticial e os resíduos neles solvidos. Quando passam pelos rins o sangue é purificado. As substâncias cuja a concentração é acima dos níveis plasmáticos normais, são retidas e posteriormente excretados pela urina. O dióxido de carbono proveniente das funções energéticas celulares, é trocado por oxigênio nos alvéolos pulmonares.

As moléculas grandes provenientes das proteínas são retiradas da substancia fundamental por meio dos capilares linfáticos, pois devido ao seu alto peso molecular não conseguem penetrar na circulação venosa. Então os calipares linfáticos encontram-se sempre nas proximidades dos capilares sanguíneos. Sua estrutura peculiar permite a passagem de macromoléculas para seu interior. Ela consiste em células endoteliais ligadas as fibras da substancia fundamental por filamentos ancoradores rígidos.

Durante o trajeto na linfa ela encontra gânglios linfáticos que controla seu conteúdo através dos linfócitos. Se houver alguma substância nociva, ela é retida e começa uma reação imunológica é desencadeada. Os vasos reúnen-se formando 3 ductos linfáticos: o torácico que é o maior e percorre o meio do corpo , o ducto esquerdo e direito que ficam abaixo da clavícula. Esses ductos desembocam num ângulo venoso que é formado pela junção da veia subclávica, com a veia jugular interna.

Assim, a linfa purificada é devolvida a circulação sanguínea pouco antes de seu retorno ao coração.

A circulação linfática é uma via de retorno paralelo a via de circulação venosa. Ela coleta e transporta os excedentes que não conseguem penetrar na circulação venosa. A remoção contínua de proteínas e liquidos excedentes da substância fundamental bem como a vigilância exercida nos gânglios são as funções mais importantes do sistema linfático.

O objetivo da DLM é auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa sem entretanto, altera-las. Esse objetivo só será alcançado se for respeitado as peculiaridades do sistema. As manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático. A sequencias das áreas a serem tratadas deve-se orientar no sentido proximal distal, ou seja, das áreas mais próximas do ângulo venoso para as mais distantes. Acompanhando o fluxo da linfa.

A DLM atua indireta e diretamente sobre o organismo. Como áreas de influência direta podemos citar:

. A capacidade dos capilares linfáticos,

. A velocidade de transporte da linfa,

. A filtração e reabsorsão dos capilares sanguíneos,

. A quantidade de linfa processada nos gânglios,

. A musculatura lisa de arteríolas e vasos linfáticos,

. A musculatura esqueletica,

. A motricidade do intestino,

. O sistema nervoso vegetativo,

. e As imuno reações humorais e celulares.

Podemos citar de forma indireta:

. Nutrição das células,

. Oxigenação dos tecidos,

. Desintoxicação do tecido intersticial,

. Desintoxicação muscular,

. Absorção e distribuição de hormônios,

. e Quantidade de líquidos excretados.

Além disso ela é aconselhada para tratar:

. Endemas, Circulação comprometida, pele irritada, musculatura tensa e sistema nervoso abalado.

Como tratamento estético ela é recomendada para:

. Acne, Couperose, Dermatite peri-oral, Rosácea, Rejuvenecimento, pré e pós plástica.

Asmanobras são feitas em forma de círculos ou aspirais, no plano obliquo á superficie tratada com aumento gradativo de pressãoaté a metade do círculo e em seguida um relaxamento também gradativo. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático sentido hoário. No começo e no final do círculo não deve haver pressão e o seu valor máximo dependerá sempre do estado do tecido. A massagem deve ser leve em caso de endema e musculatura rígida. A pele não deve ficar avermelhada e o cliente não pode sentir dor em hipótese alguma.

O início de qualquer tipo de drenagem linfática manual se dá no pescoço e no ângulo venoso. Seu ritmo é bem monótono devendo-se completar cada círculo em aproximadamente 1 segundo por 5 ou 7x repetindo-se a sequencia de cada região por 3x.

Na região facial utiliza-se além do movimento em espiral e também o de bombeamento.A mão aberta deve segurar uma porção de tecidos entre os quatro dedos e o polegar. O movimento nasce do punho, dedos e polegar permanecem relaxados sobre a pele cujo o deslocamento ocorre em movimentos elípticos. Não há deslisamento sobre a pele.

0%   0%  0 voto(s).



Os vasos linfáticos reúnem-se formando 3 ductos linfáticos: ducto torácico, ducto direito e ducto esquerdo. Desembocam no ângulo venoso que é formado pela junção da veia subclávia com a veia jugular interna. A circulação linfática é uma via de retorno paralela a circulação venosa. O objetivo da DLM é auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa sem entretando altará-los. As manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático. A DLM atua de maneira direta e indireta no organismo: Influência direta: a capacidade dos capilares linfáticos; a velocidade do transporte da linfa; a filtração e a reabsorção dos capilares sanguíneos; a quantidade de linfa processada nos gânglios linfáticos; a musculatura lisa de arteríolas, meta arteríolas e vasos linfáticos; a musculatura esquelética; a motricidade do intestino; o SN vegetativo; e as imunoreações humorais e celulares. Influência indireta: nutrição das células; oxigenação dos tecidos; desintoxicação do tecido intersticial; desintoxicação muscular; absorção de nutrientes pelo trato digestivo; distribuição de hormônios; quantidade de líquidos excretados. DLM: Indicações: edemas, circulação comprometida, pele irritada, musculatura tensa. Tto estético: acne, couperose, dermatite peri-oral, rosácea, rejuvenescimento, pré e pós cirurgia plástica. As manobras consistem de círculos ou espirais Aumento da pressão segue o fluxo linfático Massagem leve: edema, tônus muscular rígido Massagem moderada: turbor e tônus muscular normais A pele não deve ficar avermelhada e o cliente não pode sentir dor. O início de qualquer DLM se dá no pescoço, no ângulo venoso. Movimentos 5 a 7 vezes DLM facial utiliza-se também o bombeamento O ambiente deve ser calmo com fundo musical suave, com iluminação suave e silêncio.

0%   0%  0 voto(s).



os aglomerados de glanglios linfaticos se encontran em pontos do nosso corpo . onde quando trabalhados na drenagem linfatica ajudam a manter a normalidade do sistema sanguineo . lembrando que devemos fazer a drenagem em manobras lentas e cuidadosas

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi que mais da metade do corpo humano consiste em liquidos que por sua maioria se encontram no interior das celulas.O objetivo da drenagem linfatica manual e auxiliar e acelerar os mecanismos proprios de defesa sem autera-las. E esse objetivo so sera alcançado se respeitando as peculariedades do sistema. conheci os lugares onde a drenagem linfatica atua de forma direta e indireta sobre o organismo. Tbm que o ambiente para fazer a drenagem deve ser calmo e eventualmente com fundo musical, a iluminação discreta e tanto o cliente quanto o esteticista deve se manter em silencio.

0%   0%  0 voto(s).



Podemos ver que os movimentos são feitos com uma pressão leve e que esta aumenta gradativamente.

0%   0%  0 voto(s).



Esse vídeo discorre sobre o Sistema Circulatório; e fala sobre o plasma sanguineo.

Após explica sobre a anatomia e a fisiologia do sistema linfático.

Menciona tb os beneficios para o corpo humano da drenagem linfática manual.

Fala sobre algumas técnicas da massagem de drenagem, deve ser sempre circular, e bem lento...

0%   0%  0 voto(s).



Mais da metade do corpo é composto de liquidos intra-celulares e o restante são liquidos extracelulares. O liquido da substancia fundamental recebe nutrientes e osigenio atraves da circulação sanguinea. Moleculas grandes como proteinas sao retiradas da substancia fundamental por meio dos capilares linfaticos pois devido ao seu alto peso molecular não conseguem penetrar na circulação venosa.

Capilares linfaticos encontram-se sempre nas proximidades dos sanguineos e sua estrutura permite a passagem de macromoleculas para o seu interior.

Os capilares linfaticos se reunem formando os vasos linfaticos que sao dividos por segmentos que se comunicam por valvulas que impedem o refluxo da linfa.A linfa purificada é devolvida à circulação sanguinea pouco antes de seu retorno ao coração.A circulação linfatica é uma via de retorno paralela à circulação venosa.

O objetico da DLM é auxiliar e acelerar os mecanismos proprios de defesa sem altera-los.As manobras devem seguir rigorosamente a direcao do fluxo linfatico, manobras em circulo ou espirais com aumento gradativo de pressão até a metade do circulo com um relaxamento na outra metade. A pele não deve ficar avermelhada e o cliente nao pode sentir dor, o inicio das manobras deve se dar no pescoço e no inicio do angulo venosos respeitando a area proximal distal para que os resultados sejam favoraveis.Cada movimento deve ser refeito de 5 a 7 vezes repetindo a sequencia por 3 vezes, num ambiente calmo e com fundo musical tranquilo.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345



17295 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 14 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.