Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Drenagem Linfática Manual





Objetivo da drenagem é auxiliar e acelerar mecanismo próprios de defesas sem altera-las. Este objetivo somente é alcançado respeitando as peculiaridades do sistema, as manobras devem seguir rigorosamente a direção do fluxo linfático. As sequencias das áreas tratadas são orientadas das áreas mais próximas do angulo venoso para as mais distantes.

0%   0%  0 voto(s).



Metodo Voder facial- objeitvo auxiliar e acelerar mecanismos de defesa,sem altera-las as manobras devem segiur adequadamente o sentido da linfa afim de conduzi-la e orientar-se no sentido proximal-distal, no trabalho de cada região deve levar as areas de aglomeração de ganglios, e esvazia-los e assim alcançar metas diretas e indiretas.

0%   0%  0 voto(s).



O vídeo começa falando sobre os líquidos que são encontrados no interior das células e que os líquidos da substancia fundamental recebe oxigênio e nutrientes que são absorvidos, o O2 pelo pulmão e os nutrientes pelo plasma.

Fala também sobre o sistema sanguíneo e o sistema linfático demonstrando que os dois andam juntos e como é feita a filtragem e reabsorção dos nutrientes da linfa para o sistema venoso.

Informa como a drenagem linfática manual deve ser feita e que os bombeamentos devem ser feitos de distal para proximal. Enfatiza a importância da drenagem e suas indicações.

0%   0%  0 voto(s).



Auxiliar e acelerar os mecanismos próprios de defesa do organismo, porém sem que haja alterações nele. Para isso, as manobras devem seguir rigorosamente o sentido do fluxo da linfa, e a sequência a ser aplicada é sempre proximal-distal do ângulo venoso. Já na área a ser massageada, a orientação é da região distal-proximal do gânglio linfático.

As manobras consistem em círculos ou espirais, cuja pressão deve aumentar gradativamente até a metade e reduzir também gradativamente na metade final do movimento.

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem linfática sempre começa pelo pescoço, ou seja cervical e subclávia, nunca pelos pés, tem que abrir os ductos para a linfa circular e fazer o seu trabalho no sistema linfático. facial sempre desce para maxilar e termina na subclávia nunca usando deslizamentos. tratamento para eliminação das toxinas rejuvenescimento, oxigenação dos tecidos, oxigenação muscular. muitos benefícios a saúde.

0%   0%  0 voto(s).



Líquidos biológicos que fazem parte do sistema linfático, sua circulação, linfa, ductos, indicação de tratamento e técnicas de aplicação.

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi neste passo toda a parte linfática de técnicas a serem utilizadas de forma correta para drenagem, além da indicação para necessidades especificas que a drenagem pode pode beneficiar. Aprendi também a drenagem linfática facial, que ela é utilizada de movimentos leve.

0%   0%  0 voto(s).



As células se alimentam dos líquidos que recebem, sendo as suas impurezas eliminadas...Os rins filtram o sangue para que estes possam circular no sistema novamente..Os capilares linfáticos unem-se aos vasos capilares, transportando a linfa onde ela será filtrada e bombeada nos linfonodos..a drenagem linfática manual deve-se sempre iniciar pelo pescoço... seguindo a sequencia proximal para distal. A DLM auxilia indiretamente na nutrição das células, na oxigenação dos tecidos e na desintoxicação muscular. Diretamente ela é indicada para pré e pós cirurgia plástica, pele irritada, inchaço, acne, edema, musculatura tensa.Os movimentos devem ser feitos em formatos circulares ou espiral e em direção aos linfonodos seguindo o fluxo linfático.

0%   0%  0 voto(s).



como funciona a circulação do sangue e da linfa. como fazer a drenagem facial em circulos e lentamente e como deve ser o ambiente para se fazer a drenagem .

0%   0%  0 voto(s).



Mais Da metade do corpo humano consiste em líquidos que em sua maioria está no interior da célula. O restante, líquidos extracelulares estão em circulação contínua.

As células são banhadas pelo líquido intercelular, também chamado substância fundamental, que é trânsito obrigatório para tudo que entra ou sai das células, inclusive, estímulos nervosos. O líquido da substância fundamental recebe o oxigênio e nutrientes através da circulação sanguínea, sendo o oxigênio, acoplado à hemácia vindo dos pulmões e os nutrientes, dissolvidos no plasma, vindo dos intestinos e fígado. Esta nutrição é feita através de pequenos poros existentes nos capilares sanguíneos que se abrem na substância fundamental. Nos rins o sangue é purificado e nos alvéolos pulmonares o CO2 é liberado. Moléculas grandes, como exemplo, as proteínas, são retiradas da substância fundamental pelos capilares linfáticos, que estão sempre próximos aos capilares sanguíneos. Sua estrutura permite a passagem de macro moléculas para seu interior. Consiste em células endoteliais ligadas às fibras da substância fundamental por filamentos ancorados rígidos. O aumento de volume de líquidos nos espaços intercelulares afasta as fibras que por sua vez puxam os filamentos rígidos abrindo as válvulas dos capilares linfáticos. Tanto o líquido excedente quanto moléculas grandes penetram no interior destes capilares fechando as válvulas pela pressão que exercem no lúmen do capilar. Os capilares linfáticos reúnem-se formando os vasos linfáticos divididos em segmentos que se comunicam por válvulas com a função de impedir o refluxo da linfa. As contrações rítmicas impulsionam a linfa em direção ao ângulo venoso. Durante o percurso, a linfa passa por vários gânglios linfáticos onde seu conteúdo é controlado pelos linfócitos. Encontrando substâncias perigosas, estas são retidas no gânglio e uma reação imunológica é desencadeada.

Os vasos linfáticos reúnem-se formando 3 ductos linfáticos: torácico, esquerdo e direito. Estes desembocam no ângulo venoso formado pela junção da veia subclávia com a veia jugular interna. Assim, a linfa purificada é devolvida ao sangue, pouco antes de seu retorno ao coração. A circulação linfática é paralela à circulação venosa. Ela coleta e transporta componentes que não conseguem entrar na circulação venosa.

As funções mais importantes da circulação linfática: remoção contínua de proteínas e líquidos excedentes da substância fundamental e a vigilância exercida nos gânglios linfáticos.

O objetivo da drenagem linfática manual é auxiliar os mecanismos próprios de defesa sem alterá-los.

As manobras devem seguir, rigorosamente, a direção do fluxo linfático. A sequência das áreas a serem tratadas deve-se orientar no sentido proximal/distal ou seja das áreas mais próximas do ângulo venoso pra as mais distantes. No trabalho de drenagem executado em cada região deve-se seguir a orientação distal proximal, trabalhando-se em direção às áreas de aglomeração de gânglios ou seja, acompanhando-se o fluxo da linfa.

A drenagem linfática manual atua de maneira direta e indireta sobre o organismo. Como área de influência direta citamos: a capacidade dos capilares linfáticos, a velocidade de transporte da linfa, a filtração e reabsorção dos capilares sanguíneos, a quantidade de linfa processada nos gânglios linfáticos, a musculatura lisa de arteríolas, metarteríolas e vasos linfáticos, a musculatura esquelética, a motricidade do intestino, o sistema nervoso vegetativo e as imunorreações humorais e celulares. Como área de influência indireta citamos: nutrição das células, oxigenação dos tecidos, desintoxicação do tecido intersticial, desintoxicação muscular, absorção de nutrientes pelo trato digestivo, distribuição de hormônios e a quantidade de líquidos excretados. Pela observação destas influências se compreende porque a drenagem linfática manual é indicada para edemas, circulação sanguínea de retorno comprometida, pele irritada, musculatura tensa, sistema nervoso abalado e tratamento estético nos casos de: acne, couperose, dermatite Peri-oral, rosácea, rejuvenescimento pré e pós cirurgia plástica.

A drenagem linfática utiliza-se de pressões graduadas e constantemente alteradas, imitando as contrações próprias da musculatura lisa dos vasos linfáticos e acompanhando seu ritmo.

As manobras consistem de círculos ou espirais num plano oblíquo à superfície tratada com um aumento gradativo de pressão até a metade do círculo, e, em seguida um relaxamento também gradativo. O aumento da pressão deve seguir a direção do fluxo linfático. O começo e o final do circulo não deve haver pressão e o seu valor máximo dependerá, sempre, do estado do tecido. A massagem deve ser leve em caso de edema e tônus muscular rígido e deve ser moderada em caso de turgor e tônus muscular normais. A pele não deve ficar avermelhada e o cliente não pode sentir dor em hipótese alguma. O início de qualquer tipo de drenagem linfática manual se dá no pescoço e no ângulo venoso. Seu ritmo é bem monótono,devendo-se completar cada círculo em aproximadamente um segundo. Cada movimento deve ser refeito cinco a sete vezes, repetindo a sequência de cada região por três vezes. O sentido proximal distal na sequência de regiões é necessário para que se garanta o livre escoamento da linfa. Na região facial, além do movimento em espiral, utiliza-se o de bombeamento. A mão aberta deve segurar uma porção de tecido entre os quatro dedos e o polegar permanece relaxado sobre a pele cujo deslocamento ocorre em movimentos elípticos. Não há deslizamento sobre a pele.

O ambiente deve ser calmo e eventualmente com fundo musical suave, iluminação discreta e tanto o cliente quanto o esteticista devem permanecer em silêncio.

0%   0%  0 voto(s).



Mais da metade do corpo é formado por líquido as células é banhada por líquido intercelular e recebe nutrientes e oxigenio atraveis da circulação sanguinea, onde tem equenos poros que parte do plasma e oxigenio escapam por espaços intracelulares. Os capilares linfáticos encontra-se sempre nas proximidades dos sanguineos durante seu trajeto a l9infa percorre vários ganglios. O objetivo da drenagem linfáticaé acelerar os mecanismos de defesa, as manobras devem seguir rigorosamente o trajeto a ser drenado, a DLM maneira direta e indireta. tem indicação para edema, circulação comprometida, pele irritada, musculatura tensa sistema nervoso abalado, acne couperose, dermatite pri-oral, rejuvenescimento para tratamento pré e pós operatório. As manobras devem ser circulares ou espirais, o inicio de cada drenagem deve ser feita no pescoço dever feito 3 séries de 5 a 7 repetições, deve ser feita em ambiente tranquilo, calmo e de preferencia com fundo musical e iluminação discreta e evitar conversar.

0%   0%  0 voto(s).



neste vídeo aula pude ver para que a drenagem a e indicada e suas contra indicação. e que a metade do corpo humano e formado por liquido, e que os capilares linfáticos acaba sempre encontrando o sanguíneo. os benefícios da drenagem linfática e ajudar a linfa a ser expelida pela urina.

0%   0%  0 voto(s).



pelo que entendi nesse passo a Drenagem Linfática Manual, o profissional percorre todo o corpo por inteiro ou áreas específicas com as palmas das mãos e as pontas dos dedos em toques bastante suaves, movimentando a linfa em direção aos gânglios. O Método Dr. Vodder apresenta manobras precisas, metódicas, repetitivas e regulares, que seguem direções específicas, com velocidade e pressão ajustadas.

0%   0%  0 voto(s).



Influencia indireta, nutrição das células, oxigenação dos tecidos, desintoxicação do tecido intersticial, desintoxicação muscular, absorção de nutrientes, distribuição de hormônios, quantidade de líquidos excretados e o fato da Drenagem ser indicada para edemas, circulação comprometida, pele irritada, musculatura tensa e sistema nervoso abalado, e nos tratamentos estéticos.

0%   0%  0 voto(s).



Complementa, assim como no vídeo anterior, embasamento do conteúdo teórico apresentado no passo 4. Aqui foi apresentado também alguns movimentos da massagem e orientação sobre a natureza das manobras. Muito construtivo.

0%   0%  0 voto(s).



O vídeo inicia explicando como ocorre o circulação sanguínea, do que ela é constituída, como ela funciona e os diversos sistemas interligados a essa circulação como o sistema digestivo, metabólico, respiratório e renal. Moléculas grandes são retiradas desta circulação por meio dos capilares linfáticos, por conta de seu alto peso molecular, não penetram na circulação venosa, já os capilares, por conta de sua estrutura permite a entrada de macromoléculas para o seu interior. Os capilares se reúnem formandos os vasos linfáticos e posteriores ductos como o torácico, esquerdo e direito, desembocando esses no ângulo venoso. Por fim a linfa purificada é devolvida a circulação sanguínea. O objetivo da DLM é auxiliar e acelerar os mecanismos de defesa do organismo sem alterá-las. Somente é alcançado esses objetivos seguindo as peculiaridades deste sistema, como seguir o fluxo linfático, com manobras de proximal para distal. Esta atua assim, de maneira direta e indireta no organismo. As manobras de DLM consistem de espiral ou círculos, com um aumento de pressão e relaxamento gradativos, sendo a massagem de leve a moderada.

0%   0%  0 voto(s).



Drenagem é um método manual para manter o corpo saudável ajudando a melhora na circulação.

Com uma pequena pressão nas partes necessárias a uma via de deslocamento dos líquidos para o sangue proporcionando bem estar e mantendo o corpo limpo.

0%   0%  0 voto(s).



o objetivo eh auxiliar e acelerar os mecanismos de defesa, deve respeitar o fluxo linfatico direção . A sequencia das areas a serem tratadas devem obedecer proximal- distal, no trabalho de drenagem deve respeitar o fluxo distal-proximal acompanhando o fluxo da linfa. Influencia indireta: nutricao das celulas, oxigenaçao dos decidos, desintoxicaçao do tecido intersticial, desintoxicaçao muscular, absorçao de nutrientes, distribuiçao dos hormonios e quatdde de liquidos excretados.

A DL deve ser feita acompanhando ritimo, circulos ou espirais obliquos com aumento depressao gradativa, no inicio e no final nao deve haver pressao deve seguir a direçao do fluxo linfatico. o inicio deve ser realizado no pescoço e no angulo venoso, ritmo monotono cada circulo 1 seg 5 a 7 vezes - circulos repetindo 3 vezes cada regiao, sentido proxmal distal nas regioes. na face deve realizar bombeamento movimentos eliptcos nao a deslizamento.

0%   0%  0 voto(s).



Os líquidos extracelulares tem circulação continua.

 

A substancia fundamental é um liquido que recebe nutrientes provenientes da absorção intestinal e fígado e oxigênio proveniente da respiração , resíduos tb são lançados neste sendo purificados nos rins e gás carbônico eliminado nos pulmões.

 

Macromoléculas como proteínas e excesso de líquido são retirados da substancia fundamental através dos capilares linfáticos

 

Nos ganglios linfáticos possuem linfócitos que combatem substancias estranhas.

 

a Drenagem linfática manual DLM tem função de auxiliar os mecanismo de próprios de defesa sem altera-los deve respeitar as peculiaridades do sistema.

0%   0%  0 voto(s).



Benefícios:

- Estimula o sistema linfático através de massagens, optimizando a eliminação do excesso de - líquidos e toxinas pela urina;

- Atua no tratamento da celulite localizada;

- Alivia a retenção de líquidos, cansaços e desconforto muscular;

- Dinamiza as defesas do corpo.

0%   0%  0 voto(s).



Os movimentos da drenagem linfática manual devem ser moderados, contínuos e o cliente não pode sentir dor em hipótese nenhuma. Esses movimentos devem sempre acompanhar o sentido da linfa, sendo efetuados em círculos e aspirais, de forma que cada movimento deve durar em média um segundo. Cada série teve se repetir entre 5 a 7 vezes.

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem exposta aqui com técnica apurada - valorizando os movimentos circulares e suaves, com velocidade de 1 segundo. Sempre seguindo o caminho da linfa - o retorno.

0%   0%  0 voto(s).



Dentre as muitas técnicas de terapias manuais, a Drenagem Linfática Manual destaca-se por seus efeitos no organismo como um todo, não apenas na prevenção como também no tratamento de diversos problemas. A Drenagem Linfática Manual possui um vasto campo de atuação na área estética ou terapêutica, pré e pós-operatórios, em tratamentos de stress ou doenças musculares.

Porém, é fundamental para o massoterapeuta, ser consciente das suas limitações, obter profundo conhecimento das estruturas afetadas, sintomas e patologias, para realizar um trabalho com grande margem de segurança e, então, obter êxito nas intervenções. Caso contrário este poderá não só agravar o problema, como causar outras sequelas.

A Drenagem Linfática executada com seriedade e conhecimento, apenas produz efeitos benéficos, no entanto, a luta para o reconhecimento, respeito e valorização desta atuação entre as demais é uma constante busca nossa...e, a partir de agora, responsabilidade sua também. Para tanto, convidamos você para mergulhar neste fantástico mundo de conhecimentos para o trabalho com as mãos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345



17295 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 18 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.