Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Fisiologia do Sistema Linfático





Fisiologia do sistema linfático

Dinâmica da membrana capilar: As forças que causam o movimento dos líquidos nas duas direções através dos poros das membranas estão quase em perfeito equilíbrio.

Elas são denominadas forças de Starling fisiologista que demonstrou sua importância. A hipótese de Starling explica o equilíbrio existente entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares.

Forças de Starling: Pressões Capilares:

Pressão capilar ou hidrostática PH: Depende da atividade cardíaca, força do líquido para fora da membrana capilar. Favorecendo a saída, ou seja, a filtragem. + .

Pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica Pon: Ligada à presença da proteína no sangue, causa osmose do líquido para dentro, através da membrana. Favorecendo a entrada, absorção. - .

Forças de Starling: Pressões Intersticial:

Pressão do líquido intersticial ou tissular Pi : Força o líquido para dentro da membrana capilar - .

Pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica Pos : causa osmose do líquido para fora, através da membrana + .

Quando a diferença entre a filtragem e a Reabsorção é pequena, as pressões que favorecem a Filtragem estão equilibradas com as que Reabsorvem, então denominamos de

Filtragem Efetiva. Pois assim evita o acumulo de líquido nos espaços intersticiais.

0%   0%  0 voto(s).



FISIOLOGIA DO SISTEMA LINFÁTICO

A macro e micro circulação dos órgãos e de regiões do corpo é feita pelo sistema venoso e linfático. As patículas pequenas na sua maioria vão para o sangue e são conduzidas pelos capilares sanguineos e as patículas maiores entram na circul~ção através dos vasos linfáticos. As macro moléculas passam para o sangue via capilares venosos. O maior volume do fluxo venoso faz com que o sistema venoso capte mais proteiana que o sistema linfático. Também a captação das macro moléculas de proteinas do intersticio pode ser feita por estruturas interligadas ao sistema linfático.A formação e o transporte da linfa´pode ser explicada através da hipótese de Starling sobre o equilibrio esobre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares que acontece assim: A água carregada de elementos nutritivos sai do capilar arterial, entra no intersticio onde as células retém as substancias necessárias para o seu metabolismoe eliminam as toxinas que degradam as células, logo o liquido intersticial deixa as células através do jogo de pressão sendo retomado pelos capilares venosos. Sinal + para para todas as pressões que fazem o liquido sair do vaso no sentido da filtragem F . No sentido oposto reabsorção sinal - R faz o liquido entrar no vaso.

As proteinas dissolvidas no liquido intersticial são responsáveis pela pressão osmotica no nivel da mebrana capilar.No capilar pressão oncótica - No liquido intersticial osmótica + .

Pressão nos capilares ou hidrotástica PH , depende da atividade cardiaca e força o liquido para fora da embrana capilar, fazendo a filtragem forçando a saida +

Pressão do liquido intersticial ou tissular PT força o liquido para dentro da membrana capilar - . Pressão colodosmótica ou osmótica do liquido intersticial, Pos , osmose o liquido vai pra fora através da mebrana.

Existe um estado de equilibrio entre filtragem F e reabsorção R F R=filtragem efetiva. A compensação de retorno, evita o acúmulo de líquidos no espaço intersticial sendo que é realizada pelos vasos linfáticos

0%   0%  0 voto(s).



As circulações linfáticas e sanguíneas estão intimamente relacionadas. A macro e a microcirculação de retorno dos órgãos e/ou regiões é feita pelos sistemas venoso e linfático. As moléculas pequenas vão, em sua maioria, diretamente para o sangue, sendo conduzidas pelos capilares sanguíneos, e as grandes partículas alcançam a circulação através do sistema linfático. Entretanto, mesmo macromoléculas passam para o sangue via capilares venosos, sendo que o maior volume do fluxo venoso faz com que, no total, o sistema venoso capte muito mais proteínas que o sistema linfático. Contudo, a pequena drenagem linfática é vital para o organismo ao baixar a concentração protéica média dos tecidos e propiciar a pressão tecidual negativa fisiológica que previne a formação do edema e recupera a proteína extravasada Duque, 2000.

A captação das macromoléculas protéicas dos interstícios pode também ser feita por estruturas interligadas ao sistema linfático canalicular e aos pré-linfaticos, chamadas de sistema para-linfatico, uma vez que fazem o transporte paralelo e de suplência, ao sistema linfático Duque, 2000 .

A formação e o transporte da linfa podem ser explicados através da hipótese de Starling sobre o equilíbrio existente entre os fenômenos de filtração e de reabsorção que ocorrem nas terminações capilares. A água, rica em elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas, ao deixar a luz do capilar arterial, desembocam no interstício, onde as células retiram os elementos necessários ao seu metabolismo e eliminam os produtos de degradação celular. Em seguida, o liquido intersticial, através das pressões exercidas, retoma a rede de capilares venosos Leduc, 2000 .

Várias pressões são responsáveis pelas trocas através do capilar sanguíneo Vogelfand, 1996 .

Pressão hidrostática PH: a pressão hidrostática sanguínea PHs impulsiona o fluido através da membrana capilar, em direção ao interstício, sendo sua pressão aproximadamente de 30 mmHg no capilar arterial e de 15 mmHg no capilar venoso. A pressão hidrostática intersticial PHi é a que tende a movimentar o fluido de volta para os capilares.

0%   0%  0 voto(s).



Na dinâmica da membrana capilar, aprendi diversos pontos sobre o líquido que é levado através das paredes capilares, inclusive que as células retiram desse líquido elementos para o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular. E os desenhos são muito úteis para entendermos melhor como funcionam o andamento do nosso corpo internamentepois nos mostram as partes com seus nomes. As proteínas dissolvidas no plasma e no líquido intersticial são as responsáveis pela pressão osmótica no nível da membrana capilar.Foi falado sobre as forças de starling que são as pressões nos capilares dependendo da atividade cardíaca,força o líquido para fora da membrana capilar,facilitando a filtragem. A pressão coloidosmótica plasmática junto as proteínas no sangue, causa osmose do líquido para dentro,ou seja,facilita a absorção. As pressões no espaço intersticial líquido intersticial ou tissular força o líquido para dentro da membrana capilar. A pressão coloidosmótica causa osmose do líquido para fora, através da membrana. Estão em equilibrio com uma ligeira diferença filtragen efetiva. A compensação de retorno para a circulação,que evita o acúmulo de líquidos nos espaços intersticiais é realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



no capilar a pressão tende a fazer o liquido entrar no vaso.

no liquido intersticial a pressão tende a fazer o liquido sair do vaso filtragem+ .

apressão hidrostatica favorece a filtragem.

a pressão coloidosmótica plasmatica favorece a absorsão -

pressão do liquido intersticial ou tissular força o liquido para dentro

a pressão coloidosmotica do liquido intersticial ou osmotica força o liquido para fora.

0%   0%  0 voto(s).



Pressão capilar ou hidrostática PH : depende da atividade cardía força o líquido para fora da membrana capilar. Favorecendo a saída ou filtragem +

Pressão coloidosmótica plamática ou oncólica Pon : ligada apresença de proteínas no sangue, causa osmose do líquido para entro, através da membrana. favorecendo a entrada ou absorção - .

Pressão do líquido intersticial ou tissular PT : força o líquido para dentro da membrana - .

Pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica Pos : causa osmose do liquido para fora, atrvés da membrana +

0%   0%  0 voto(s).



As proteinas são as unicas sibstancias dissolvidas no plasma e no liquido intersticial que não se difundem prontamente através da membrana. Uma pequena quantidaded de proteinas plasmáticas vaza para o espaço intersticial. quando isso ocorre, essa pequena quantidade de proteinas logo são reabsorvidas dos espaços intersticiais por meio dos vasos linfáticos. Desta forma, as proteinas dissolvidas no palsma e no liquido intersticial são as responsáveis pela pressão osmótica no nivel da membrana capilar.

0%   0%  0 voto(s).



dinamica da membrana capilar

.apesar da rapida difusao do liquido extracelular atraves das paredes capilares, o volume plasmatico e o volume do liquido intersticial permanecem quase q constante.

.forças q causam o movimento dos liquidos nas 2 direções atraves dos poros das membranas estao quase em perfeito equilibrio.

.as 4 forças sao denominadas forças de starling em homenagem ao fisiologista q demonstrou sua importancia no movimento do liquido atraves da membrana capilar

.a hipotese de starling explica o equilibrio entre os fenomenos de filtragem e reabsorção no nivel das terminações capilares.

. a agua carregada de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e banha as celulas.

.as celulas retiram desse liquido elementos necessarios p o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular.

.em seguida o liquido intersticial atraves do jogo de pressões é retomado pela rede de capilares venosos.

forças de starling

pressões nos capilares

.pressão capilar ou hidrostatica PH - depende da atividade cardiaca, força o liquido p fora da membrana capilar favorecendo a saida filtragem

.pressao coloidosmótica plasmatica ou oncotica PON - ligada a presença de proteinas no sangue, causa osmose do liquido p dentro atraves da membrana favorecendo a entrada absorção

pressões no espaço intersticial

.pressao do liquido intersticial ou tissular PT - força o liquido p dentro da membrana capilar

.pressao colidosmotica do liquido intersticial ou osmotica Pos - causa osmose do liquido p fora, atraves da membrana

uma vez q as pressões q favorecem a filtragem sao + e as q se opoe favorecem a reabsorção sao -, encontramos um estado de equilibrio com uma ligeira diferença de +4mmHg. Essa diferença causa F R e é denominada filtragem efetiva. a compensação de retorno p circulação a qual evita o acumulo de liquido nos espaços intersticiais é realizada pelos capilares linfaticos.

0%   0%  0 voto(s).



A formação e a condução da linfa são condicionadas por diversos sistemas. Um, em nível molecular, é o sistema angiolacunar de líquidos e eletrólitos. Dentro deste sistema de difusão, e por ele potencializado, insere-se o sistema de ultrafiltração capilar sanguíneo, ainda no nível microscópio, somam-se às trocas líquidas, pressóricas e protéicas do plasma dos interstícios e dos capilares linfáticos. Nos membros, instalam-se forças ainda mais grosseiras, e localmente mais intensas, que surgem em determinadas situações, tais como qualquer movimentação e compressão tecidual.

A pequena drenagem linfática é vital para o organismo ao baixar a concentração protéica média dos tecidos e propiciar a pressão tecidual negativa fisiológica que previne a formação do edema e recupera a proteína extravasada.

A água, rica em elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas, ao deixar a luz do capilar arterial, desembocam no interstício, onde as células retiram os elementos necessários ao seu metabolismo e eliminam os produtos de degradação celular. Em seguida, o liquido intersticial, através das pressões exercidas, retoma a rede de capilares venosos.

0%   0%  0 voto(s).



Dinamica da Membrana Capilar:volume plasmatico e do liquido Intersticial permanecem quase que constante;movimento dos liquidos nas duas direções estão quase em equilibrio;forças de Starling demonstram a importancia no movimento do liquido atraves da membrana capilar;equilibrio entre filtragem e reabsorção;aguá carregada dos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e banha as celulas, que retiram elementos p/ seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular, em seguida o liquido intersticial, atraves de pressões é retomado pela rede de capilares venosos.Sinal + o liquido sai do vaso - Filtragem F ,sinal - entra no vaso - Reabsorção R ;as proteinas não se difundem atraves da membrana, dessa forma as proteinas dissolvidas no plasma e no liquido intersticial são as responsaveis pela pressão Osmótica no nivel da membrana capilar;no capilar:Pressão Oncólica - ;no Liquido Intersticial:Pressão Osmótica + .

Forças de Starling - Pressões:Capilar, depende da pressão cardiaca p/ fora da membrana capilar filtragem + ;Oncólica, ligada à presença de proteinas no sangue entrada ou absorção - ;Espaço Intersticial - pressão do liquido intersticial ou tissular, força o liquido p/ dentro da membrana capilar - ;osmótica:causa osmose do liquido p/ fora atraves da membrana + .A compensação de retorno para a circulação p/ evitar acumulo do liquido nos espaços intersticiais e realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



As quatro forças de Starling em homenagem ao fisiologista trabalham a entrada e saída dos liquidos atraves da membrana capilar.A agua com nutrientes, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e banha as células que retiram desse líquido elementos necessários para seu metabolismo e eliminam os produtos de degradação celular. E depois o liquido intersticial, através do jogo de pressões é retomado pela rede de capilares venosos.

Pressoes nos capilares: pressao oncotica - favorece a entrada de liquidos

Pressoes no espaço intersticial: pressao osmotica + favorece a saida ou filtragem de liquidos.

0%   0%  0 voto(s).



Nossa esse passo está um pouco dificil de se entender, mais isso é prova de que esse curso é muito eficiente, enfim aprendi sobre a fisiologia do sistema linfatico, a dinamica menbrana capilar, enfim ainda vou ler muitas vezes minha apostila para ir entendendo até a prova final.

0%   0%  0 voto(s).



existe um equilibrio entre o volume plasmatico e do liquido intersticial, isso feito atraves de forças que causam os movimentos dos liquidos.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos coletar cargas linfática das áreas intersticiais e, gradualmente, se unem em vasos linfáticos maiores, os chamados precollectors que drenam o líquido para colecionadores.

Colecionadores: Um segmento de um coletor linfático é chamado angion linfáticos. Contrações dos músculos lisos situado em cada angion linfáticos, gerar a força propulsora do fluxo linfático.

O bombeamento é auxiliado por um grande número de válvulas localizado no interior dos coletores que permitem que o fluxo da linfa em uma única direção. Depois de passar um grande número de linfonodos, onde substâncias estranhas como bactérias são filtrados e necessário reações imunológicas são ativadas, o esvazia linfáticos fluido no sistema venoso, principalmente através do ducto torácico.

0%   0%  0 voto(s).



Força Starling: filtragem F+ e reabsorvição R- nos capilares.

Pressão hidrostática PH depende da atividade cardíaca, força o líquido para FORA da membrana, fvorece a filtragem.

Pressão plasmática oncótica Pon está ligada a presença de proteína no sangue, favorece a ENTRADA, a ABSOR

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi que Forças starling são pressões capilares e pressões no espaço intersticial. A ph depende da atividade cardíaca e que força o liquido para fora da membrana capilar favorecendo a filtragem tem o simbolo + .

A pon é ligada a presença de proteínas no sangue,causa a osmose do liquido para dentro através da membrana favorecendo a absorção ou seja a entrada -

obs: a compensação de retorno para a circulação, a qual evita o acúmulo de liquido nos espaços intersticiais é realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



A maior parte do líquido filtrado nas extremidades arteriais dos capilares sanguíneos, flui entre as células e é, finalmente, reabsorvido de volta pelas extremidades venosas dos capilares sanguíneos.

Pressão hidrostática: impulsiona o fluido através da membrana capilar, em direção ao interstício. Movimenta o fluido de volta para os capilares, buscando o equilíbrio nos extremos capilares.

Pressão osmótica: é originada pela presença de moléculas protéicas no sangue e no fluido intersticial. Ela movimenta o fluido do interstício em direção ao capilar.

0%   0%  0 voto(s).



O volume plasmático e o volume do líquido intersticial permanecem quase que constante, apesar da rápida difusão do líquido extracelular através das paredes capilares. Isto porque as forças que causam o movimento dos líquidos nas duas direções pelos poros das membranas estão quase em perfeito equilíbrio.

As quatro forças são denominadas forças de Starling:

- pressão capilar ou hidrostática - capilares

- pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica - capilares

- pressão do líquido intersticial ou tissular - espaço intersticial

- pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica - espaço intersticial

A hipótese de Starling explica o equilíbrio existente entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares. A água carregada de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e banha as células; estas retiram desse líquido, elementos necessários para o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular. Em seguida, o líquidos intersticial, por meio do jogo de pressões, é retomado pela rede de capilares venosos.

As proteínas são as únicas substâncias dissolvidas no plasma e no líquido intersticial que não se difundem prontamente através da membrana. Apesar do tamanho dos poros capilares comuns ser menor do que o tamanho molecular das proteínas plasmáticas, uma pequena quantidade de proteínas plasmáticas vaza para o espaço intersticial. Quando isso ocorre, essas pequenas quantidades de proteínas logo são removidas do espaço intersticial por meio dos vasos linfáticos. Desta forma, as proteínas dissolvidas no plasma e no líquido intersticial são as responsáveis pela pressão osmótica no nível da membrana capilar.

Uma vez que as pressões que favorecem a filtragem são + e as que favorecem a reabsorção são -, encontramos praticamente um estado de equilíbrio, com uma ligueira diferença de 4mmHg. Essa diferença causa F R e é denominada Filtragem Efetiva.

A compensação de retorno para a circulação, a qual evita o acúmulo de líquido nos espaços intersticiais, é realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



FISIOLOGIA DO SISTEMA LINFÁTICO

Dinâmica da membrana capilar:

-Apesar da rápida difusão do líquido extracelular através das paredes capilares, o volume plasmático e o volume do líquido intersticial permanece quase Constante.

- A razão disto é q as forças q causam o movimento dos líquidos nas duas direções através dos poros das membranas estão quase em perfeito equilíbrio.

- As quatro forças são denominadas Forças Starling.

- A hipótese de Starling explica o equilíbrio existentes entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares.

-A água carregada de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e bomba as células.

-As células retiram desse líquido elementos necessários para o seu metabolismo e eliminaram produtos de degradação celular.

- Em seguida, o líquido intersticial através do jogo d pressões e retomado pela rede de capilares venosos.

- Foi convecionado o sinal

0%   0%  0 voto(s).



A fisiologia do sistema linfático consiste em uma dinamica da membrana capilar, onde ha quatro forças que são chamadas de Starling, que esplica a existencia do equilibrio entre os fenomenos de filtragem e reabsorção do nivel das terminações capilares. As forças de Starling exercem pressões nos capilares: como pressão capilar ou hidorstatica, que depende da atividade cardiaca, jogando o liquido para fora da membrana capilar, Favorencendo a saida, ou seja a filtragem. Ha também a pressão no espaço intersticial onde a pressão do liquido força -o para dentro da mebrana capilar.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234567



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 17 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.