Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Fisiologia do Sistema Linfático





As quatro forças de Starling em homenagem ao fisiologista trabalham a entrada e saída dos liquidos atraves da membrana capilar.A agua com nutrientes, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e banha as células que retiram desse líquido elementos necessários para seu metabolismo e eliminam os produtos de degradação celular. E depois o liquido intersticial, através do jogo de pressões é retomado pela rede de capilares venosos.

Pressoes nos capilares: pressao oncotica - favorece a entrada de liquidos

Pressoes no espaço intersticial: pressao osmotica + favorece a saida ou filtragem de liquidos.

0%   0%  0 voto(s).



Nossa esse passo está um pouco dificil de se entender, mais isso é prova de que esse curso é muito eficiente, enfim aprendi sobre a fisiologia do sistema linfatico, a dinamica menbrana capilar, enfim ainda vou ler muitas vezes minha apostila para ir entendendo até a prova final.

0%   0%  0 voto(s).



existe um equilibrio entre o volume plasmatico e do liquido intersticial, isso feito atraves de forças que causam os movimentos dos liquidos.

0%   0%  0 voto(s).



Capilares linfáticos coletar cargas linfática das áreas intersticiais e, gradualmente, se unem em vasos linfáticos maiores, os chamados precollectors que drenam o líquido para colecionadores.

Colecionadores: Um segmento de um coletor linfático é chamado angion linfáticos. Contrações dos músculos lisos situado em cada angion linfáticos, gerar a força propulsora do fluxo linfático.

O bombeamento é auxiliado por um grande número de válvulas localizado no interior dos coletores que permitem que o fluxo da linfa em uma única direção. Depois de passar um grande número de linfonodos, onde substâncias estranhas como bactérias são filtrados e necessário reações imunológicas são ativadas, o esvazia linfáticos fluido no sistema venoso, principalmente através do ducto torácico.

0%   0%  0 voto(s).



Força Starling: filtragem F+ e reabsorvição R- nos capilares.

Pressão hidrostática PH depende da atividade cardíaca, força o líquido para FORA da membrana, fvorece a filtragem.

Pressão plasmática oncótica Pon está ligada a presença de proteína no sangue, favorece a ENTRADA, a ABSOR

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi que Forças starling são pressões capilares e pressões no espaço intersticial. A ph depende da atividade cardíaca e que força o liquido para fora da membrana capilar favorecendo a filtragem tem o simbolo + .

A pon é ligada a presença de proteínas no sangue,causa a osmose do liquido para dentro através da membrana favorecendo a absorção ou seja a entrada -

obs: a compensação de retorno para a circulação, a qual evita o acúmulo de liquido nos espaços intersticiais é realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



A maior parte do líquido filtrado nas extremidades arteriais dos capilares sanguíneos, flui entre as células e é, finalmente, reabsorvido de volta pelas extremidades venosas dos capilares sanguíneos.

Pressão hidrostática: impulsiona o fluido através da membrana capilar, em direção ao interstício. Movimenta o fluido de volta para os capilares, buscando o equilíbrio nos extremos capilares.

Pressão osmótica: é originada pela presença de moléculas protéicas no sangue e no fluido intersticial. Ela movimenta o fluido do interstício em direção ao capilar.

0%   0%  0 voto(s).



O volume plasmático e o volume do líquido intersticial permanecem quase que constante, apesar da rápida difusão do líquido extracelular através das paredes capilares. Isto porque as forças que causam o movimento dos líquidos nas duas direções pelos poros das membranas estão quase em perfeito equilíbrio.

As quatro forças são denominadas forças de Starling:

- pressão capilar ou hidrostática - capilares

- pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica - capilares

- pressão do líquido intersticial ou tissular - espaço intersticial

- pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica - espaço intersticial

A hipótese de Starling explica o equilíbrio existente entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares. A água carregada de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e banha as células; estas retiram desse líquido, elementos necessários para o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular. Em seguida, o líquidos intersticial, por meio do jogo de pressões, é retomado pela rede de capilares venosos.

As proteínas são as únicas substâncias dissolvidas no plasma e no líquido intersticial que não se difundem prontamente através da membrana. Apesar do tamanho dos poros capilares comuns ser menor do que o tamanho molecular das proteínas plasmáticas, uma pequena quantidade de proteínas plasmáticas vaza para o espaço intersticial. Quando isso ocorre, essas pequenas quantidades de proteínas logo são removidas do espaço intersticial por meio dos vasos linfáticos. Desta forma, as proteínas dissolvidas no plasma e no líquido intersticial são as responsáveis pela pressão osmótica no nível da membrana capilar.

Uma vez que as pressões que favorecem a filtragem são + e as que favorecem a reabsorção são -, encontramos praticamente um estado de equilíbrio, com uma ligueira diferença de 4mmHg. Essa diferença causa F R e é denominada Filtragem Efetiva.

A compensação de retorno para a circulação, a qual evita o acúmulo de líquido nos espaços intersticiais, é realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).



FISIOLOGIA DO SISTEMA LINFÁTICO

Dinâmica da membrana capilar:

-Apesar da rápida difusão do líquido extracelular através das paredes capilares, o volume plasmático e o volume do líquido intersticial permanece quase Constante.

- A razão disto é q as forças q causam o movimento dos líquidos nas duas direções através dos poros das membranas estão quase em perfeito equilíbrio.

- As quatro forças são denominadas Forças Starling.

- A hipótese de Starling explica o equilíbrio existentes entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares.

-A água carregada de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, chega ao meio intersticial e bomba as células.

-As células retiram desse líquido elementos necessários para o seu metabolismo e eliminaram produtos de degradação celular.

- Em seguida, o líquido intersticial através do jogo d pressões e retomado pela rede de capilares venosos.

- Foi convecionado o sinal

0%   0%  0 voto(s).



A fisiologia do sistema linfático consiste em uma dinamica da membrana capilar, onde ha quatro forças que são chamadas de Starling, que esplica a existencia do equilibrio entre os fenomenos de filtragem e reabsorção do nivel das terminações capilares. As forças de Starling exercem pressões nos capilares: como pressão capilar ou hidorstatica, que depende da atividade cardiaca, jogando o liquido para fora da membrana capilar, Favorencendo a saida, ou seja a filtragem. Ha também a pressão no espaço intersticial onde a pressão do liquido força -o para dentro da mebrana capilar.

0%   0%  0 voto(s).



fisiologia do sistema linfático.

$ forças de starling movimentos líquidos através da menbrana capilar+F liq.sai do vaso. filtração.

R - liquido que entra no vaso. Reabsorção.

Presso~es nos capilares 1 PH depende do coração.+

2 Pon proteínas do sangue osmose-

3 PT tissular -

4 Pos osmose Liq p fora +

0%   0%  0 voto(s).



A dinâmica da membrana capilar é a difusão do liquido extracelular através das paredes capilares, a hipótese de Starling explica o equilibro existe entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares.Foi um sinal positivo para todas pressões que apresentam uma tendencia a fazer o liquido sair do vaso, no sentido da filtragem.

No capilar pressão oncótica - , e no liquido intersticial pressão osmótica + .Quando a filtragem - e + encontra-se um equilíbrio, com pequena diferença que é denominada Filtragem Efetiva...

0%   0%  0 voto(s).



A drenagem é p tratar de edema,se existe um inchaço na pele pode ser tratado com a drenagem.

O período ideal para diminuir a celulite é pré-menstrual,onde a cliente está ovulando.

As proteínas são as únicas substânncias dissolvidas no plasma e no líquido intersticial q não se difundem prontamente através da membrana.

0%   0%  0 voto(s).



neste capítulo vimos a importância das pressões no interstício para que os nutriente e proteínas passem do meio extra celular para intra-celular, e que forma o sistema linfático auxilia esse processo.

0%   0%  0 voto(s).



Os poros capilares são menores do que o tamanho de molecular das proteínas plasmática , as proteínas plasmáticas que são removidas dos espaços intersticial tudo por meio de vasos linfáticos dissolvido no plasma e no liquido intersticial que é responsável pela pressão osmótica no nível capilar

Apesar de rápida a difusão do líquido extracelular por paredes capilares os volumes plasmático e líquido permanecem quase que constante.

0%   0%  0 voto(s).



O volume plasmatico e o volume do liquido intersticial permanecem quase constantes atraves da paredes capilares isso se da devido as forças se encontram em equilíbrio causando movimentos dos liquidos nas duas direções.

As 4 forças soa chamadas de FOR

0%   0%  0 voto(s).



A hipótese de Starling explica o equilíbrio que existe entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares já mencionados nos estudos anteriores. A água repleta de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, e chega ao meio intersticial para banhar as células.As células irrigadas com esse líquido, retiram os elementos essenciais para o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular. A filtragem F, é representada pelo sinal + devido as pressões apresentarem uma tendência de fazer o líquido sair e a reabsorção R, representado pelo sinal - tem a tendência de fazer o líquido sair.

0%   0%  0 voto(s).



Neste passo aprendi como o sistema linfático trabalha de maneira a evitar o acumulo de líquidos no interstício através da dinâmica capilar

0%   0%  0 voto(s).



A dinâmica da membrana capta as pressões capilares depende de atividade cardíaca, ligada a presença de proteínas no sangue e filtra as pressões no espaço intersticial força no liquido da membrana capilar/ causa osmose do líquido p/ fora através da membrana capilar.

0%   0%  0 voto(s).



o quinto passa explana sobre a fisiologia do sistema linfático, a dinâmica da membrana capilar e o percurso feito pelo líquido através do sistema linfático, destacando as forças de Starling.

0%   0%  0 voto(s).



Dinamica da membrana capilar- no capilar pressão oncótica - . no liquido interticial pressão osmótica + e esta processo que facilita a condução.

A pressão capilar depende da atividade cardiaca, força o liquido para fora da membrana capilar, o que favorece a filtragem. Pressão coloidosmótica ligada a presença de proteinas no sangue, causa osmose do liquido para dentro, favorecendo a entrada ou seja a absorção.

Espaço intersticial- pressão do liquido tissular força o liquido para dentro da membrana capilar - Pressão coloidosmótica causa osmose para fora + . uma ves que isso ocorre facilitando a drenagem econtramos um estado de equilibrio, com uma ligeira diferença denominada filtragem efetiva, a qual efitiva o acumulo de liquido no espaços intersticiais, é realizado pelos capilares linfaticos.

0%   0%  0 voto(s).



O volume plasmático e o volume do líquido intersticial permanecem em equilíbrio, isso porque a força que movimenta o líquido para ambas as direções são parecidas. Essas forças são denominadas forças de Starling, em homenagem ao fisiologista que as descreveu.

 

 

0%   0%  0 voto(s).



A manutenção de um volume relativamente constante dos líquidos corporais é extraordinária, pois existe uma constante troca de líquidos e solutos com o meio externo, assim como entre diferentes compartimentos do corpo. Por exemplo, a entrada de líquido no corpo é muito variável e deve ser cuidadosamente combinada com a saída de líquidos para evitar que o volume de líquido do corpo aumente ou diminua.

0%   0%  0 voto(s).



Foi compreendido neste passo a pressão a ser feita quando se pretende a filtragem ou a absorção, para que o líquido possa ser removido ou absorvido.

0%   0%  0 voto(s).



A dinâmica da membrana capilar fala sobre as 4 forças denominadas Forças de Starling, onde se explica o equilíbrio entre a filtragem e a reabsorção no nível das terminações capilares. A água carregada de sais minerais e vitaminais chega ao meio intersticial e banha as células, logo o líquido é retomado pela rede de capilares venosos. As proteínas são as únicas substâncias dissolvidas no plasma que não se difundem através da membrana. Nas forças de Starling estão as pressões nos capilares e pressão oncótica ou plasmática, também existem a pressão intersticial ou tissular e a pressão osmótica.

0%   0%  0 voto(s).



foi explicado sobre a membrana capilar, sobre as forças de starling e sobre as pressoes dos capilares .

0%   0%  0 voto(s).



Apesar da rapida difusão do liquido extracelular atraves das paredes capilares, o volume plasmatico e o volume intersticial permanece quase que constante, isto porque o movimento dos liquidos atraves das membranas estão em equilíbrio, a água de elementos nutritivos chega ao interticio e banha as celulas, essas por sua vez retiram elementos necessarios para o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular.

O sinal + indica o liquido que sai do vaso e o sinal - o liquido que entrou no vaso. As forças de Starling são: PH, PNO,PT e POS. Uma vez que as pressões que favorecem a filtragem são + e as que opões são - encontramos praticamente um estado de equilíbrio.

0%   0%  0 voto(s).



aprendi que a pressão favorece a filtragem esta chamada filtragem efetiva,aprendemos sobre a dinâmica da membrana capilar.

0%   0%  0 voto(s).



pelo que entendi nesse passo a formação e a condução da linfa são condicionadas por diversos sistemas. Um, em nível molecular, é o sistema angiolacunar de líquidos e eletrólitos. Dentro deste sistema de difusão, e por ele potencializado, insere-se o sistema de ultrafiltração capilar sanguíneo, ainda no nível microscópio, somam-se às trocas líquidas, pressóricas e proteicas do plasma dos interstícios e dos capilares linfáticos. Nos membros, instalam-se forças ainda mais grosseiras, e localmente mais intensas, que surgem em determinadas situações, tais como qualquer movimentação e compressão tecidual Duque, 2000 .

0%   0%  0 voto(s).



Que as proteínas são as únicas substancias dissolvidas no plasma líquido, e no liquido intersticial, que não se difundem prontamente através da membrana. A pressões capilares e a pressões no espaço intersticial, uma vez que as pressões que favorecem a filtragem, e encontramos praticamente um estado de equilíbrio. A compensação de retorno para a circulação, a qual evita o acúmulo de líquido nos espaços intersticial, é realizada pelos capilares linfáticos.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234567



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 23 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.