Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Fisiologia do Sistema Linfático





Dinamica a membrana capilar- a rapida difusao do liquido intersticial permanecem quase constante.Isto ocorre das forças que causam o movimento do liquido em duas direçoes atraves dos poros da membranas estao quase em perfeito equilibrio.As quatro forças sao denominadas forças starling.

A hipotese de starling explica o equilibrio entre fenomenos de filtragem e reabsorçao no nivel das terminaçoescapilares.Forças de Starling,pressoes capilares, pressoes noespaço intersticial.Dinamica da membrana capilar.

0%   0%  0 voto(s).



Existem forças de pressão nos capilares e no espaço intersticial. As forças nos capilares são PH e Pon e no espaço intersticial são PT e Pos. Há um estado de equilíbrio, com uma ligeira diferença de +4 mmHg entre as pressões que favorecem a filtragem e as que favorecem a reabsorção.

0%   0%  0 voto(s).



Foi convencionado o sinal "+" para todas as pressões que apresentam uma tendência a fazer o líquido sair do vaso no sentido da filtragem. No sentido oposto, reabsorção, a tendência é fazer o líquido entrar no vaso, sinal"-".

As proteínas não se difundem prontamente através da membrana. Uma pequena quantidade de proteínas plasmáticas vaza para os espaços intersticial. Quando isso ocorre, essas pequenas quantidades de proteínas logo são removidas por meio dos vasos linfáticos. Desta forma, as proteínas dissolvidas no plasma e no líquido intersticial são as responsáveis pela pressão osmótica no nível da membrena capilar. No capilar- pressão oncótica - ; No líquido intersticial-pressão osmótica + .

Forças de Starling Pressôes nos capilares:

Pressão capilar ou hidrostática PH : depende da atividade cardíaca, força o líquido para fora da membrana capilar. Favorecendo a saída, ou seja, a filtragem + .

Pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica POn : ligada a presença de proteínas no sangue, causa osmose do líquido para dentro, através da membrana. Favorecendo a entrada, ou seja absorção + .

Pressões no espaço intersticial

Pressão no líquido intersticial ou tissular PT : força o líquido para dentro da membrana capilar - .

Pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica Pos : causa osmose do líquido para fora, através da membrana + .

Uma vez que as pressões que favorecem a Filtragem F são + e as que se opõem favorecema Reabsorção R são - , encontramos praticamente um estado de equilíbrio, com uma ligeira diferença de 4mmHg. Essa diferença causa F maior que R e é denominada Filtrgem Efetiva.

0%   0%  0 voto(s).



As proteinas são as únicas substâncias dissolvidas no plasma e no liquido interticial que não se difundem prontamente atraves da menbranas e são responsáveis pela pressão osmótica do nível da membrana capilar.

no capilar: pressão oncótica +

no líquido enterstecial: pressão osmótica +

0%   0%  0 voto(s).



A hipótese de Starling explica o equilíbrio existente entre fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações dos capilares.

Foi convencionado o sinal "+" para todas as pressões que apresentam uma tendência a fazer o líquido sair do vaso, no sentido da filtragem F .

Para o sentido oposto, ou seja, no sentido da reabsorção R -tendência a fazer o líquido entrar no vaso, sinal "-"

No capilar: pressão oncótica -

No líquido intersticial: pressão osmótica +

Forças de Starling:

Pressões nos capilares:

Pressão capilar ou hidrostática PH : depende da atividade cardíaca, força o líquido para fora da membrana capilar. Favorecendo a saída, ou seja, a filtragem + .

Pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica Pon : ligada à presença de proteínas no sangue, causa osmose do líquido para dentro, através da membrana. Favorecendo a entrada, ou seja, absorção - .

Pressão no espaço intersticial:

Pressão do líquido intersticial ou tissular PT : força o líquido para dentro da membrana capilar - .

Pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica Pos : causa osmose do líquido para fora, através da membrana + .

0%   0%  0 voto(s).



Dinâmica da membrana capilar

- O volume do líquido intersticial permanece quase que constante;

- As 4 forças são denominadas: Forças de Starling.

As proteínas são dissolvidas no plasma e no líquido intersticial, uma pequena quantidade de proteínas plasmáticas vaza para os espaços intersticial. Essas proteínas são removidas por meio dos vasos linfáticos.

Forças de Starling

Pressões nos capilares:

- Pressão capilar ou hidrostática PH : favorece a filtragem + ;

- Pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica Pos : favorece a reabsorção - .

Pressões no espaço intersticial

- Pressão do líquido intersticial ou tissular PT : força o líquido para fora da membrana capilar - ;

- Pressão coloidosmótica do líquido intersticial ou osmótica Pos : causa osmose do líquido para fora, através da membrana + ;

As pressões que favorecem a filtragem são + e as que opõem favorece a reabsorção são -.

A filtragem efetiva diferença no equilíbrio de 4mmHg é compensada pelos capilares linfáticos que fazem o retorno para a circulação.

0%   0%  0 voto(s).



A hipótese de Starling explica o equilibrio que existe entre os fenômenos de filtragem e reabsorção no nível das terminações capilares já mencionados nos estudos anteriores. A água repleta de elementos nutritivos, sais minerais e vitaminas deixa o capilar arterial, e chega ao meio intersticial para banhar as células.As células irrigadas com esse líquido, retiram os elementos essenciais para o seu metabolismo e eliminam produtos de degradação celular. A filtragem F, é representada pelo sinal + devido as pressões apresentarem uma tendência de fazer o líquido sair e a reabsorção R, representado pelo sinal - tem a tendência de fazer o líquido sair.

0%   0%  0 voto(s).



O fisiologista Starling demonstrou a relevância do movimento do linfa através da membrana capilar.

As proteínas são as únicas substâncias dissolvidas no plasma e no líquido intersticial que não se difundem prontamente através da mebrana.

0%   0%  0 voto(s).



Forças de Starling, pressões nos capilares, pressões capilar ou hidrotática PH: depende da atividade cardíaca, força o líquido para fora da membrana capilar. Favorecendo a saída, ou seja, a filtragem + . Pressão coloidosmótica plasmática ou oncótica Pon: ligada à presença de proteínas no sangue, causa osmose do líquido para dentro, através da membrana. Favorecendo a entrada, ou seja, absorção - .

0%   0%  0 voto(s).



O volume plasmatico e o volume do liquido intersticial pemanecem constante devido a força que causa em duas direções através dos poros das membranas, as quatro forças são denominada Forças de Starling, são duas pressões nos capilares e duas pressões no espaço intersticial. As proteinas são as unicas subsatancias diossolvidas no plasma e liquido intersticial, que não difundem prontamente atraves da membrana.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234567



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 49 Visitantes, 1 Usuário, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.