Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Corpos Estranhos





A entrada de corpos estranhos em pele, ouvidos, garganta, olhos e nariz é muito comum porem é importante observar antes de qualquer conduta para perceber se é possível remover ou se há risco de empurrar ainda mais o corpo estranho podendo piorar a situação sendo então necessário o encaminhamento a um atendimento especializado.

No caso de entrada de corpo estranho nos olhos e importante pedir para que a vitima pisque varias vezes,lave o olho com água corrente se não sair remover com cotonete ou pano limpo retorcido se não estiver localizado na córnea.

Se o corpo estranho estiver no nariz pedir para assoar, se for criança e não souber encaminhar par o pronto socorro.

Se estiver na garganta o procedimento e tapotagem, compressão torácica e compressão abdominal.

Em todos estes procedimentos e importante manter-se calmo e tranquilizar a vitima.

0%   0%  0 voto(s).



CORPOS ESTRANHOS

O que são: Pequenas partículas de vidro, madeira, poeira, carvão, areia ou limalha, grãos diversos, sementes, insetos, mosquitos, formigas, moscas, besouros, etc. que podem penetrar nos olhos, nariz e ouvidos. Crianças pequenas podem, acidentalmente, introduzir objetos nas cavidades do corpo, em especial no nariz, boca e ouvidos. Estes objetos são, na maioria das vezes, peças de brinquedos, sementes, moedas, bolinhas de papel e grampos. Se houver asfixia, a vítima apresentará pele azulada e respiração difícil ou ausente.

OLHOS

O que fazer: Piscar os olhos para permitir que as lágrimas lavem e removam pequenas partículas. Não tente retirá-los e nem esfregue os olhos com os dedos. Se não der certo, faça outros procedimentos. Coloque pálpebra sobre pálpebra. Irrigar o olho com soro fisiológico, água limpa com conta gotas, ou embaixo de uma torneira abrir pouco deixando a água escorrer sobre o olho atingido. Quando o corpo estranho estiver no "branco" do olho e for terra ou areia, poder-se-à tentar retirar delicadamente com um cotonete.

Cuidados: Se o corpo estranho estiver fixo ao globo ocular não tente retirá-lo, coloque uma compressa ou pano limpo cobrindo os dois olhos para evitar movimentos conjugados e leve a vítima ao hospital imediatamente. Se o objeto estiver cravado no olho, não tente retirá-lo, cubra-os e procure ajuda médica. Se não for possível fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso, por exemplo, um copo e procure ajuda médica imediata.

NARIZ

O que fazer: Tente expelir o ar pela narina com corpo estranho fazendo certa pressão com a boca fechada e o outro lado comprimido com o dedo. Instrua a vítima para que ela respire pela boca.

Cuidados: Não introduza instrumentos como arames, palitos, grampos ou pinças nas narinas

OUVIDOS

O que fazer: Manter o paciente deitado de lado com o ouvido afetado para cima.

Cuidados: Não introduza nenhum instrumento pequeno, quando o corpo estranho for inseto coloque algumas gotas de óleo caseiro dentro do ouvido atingido e posicione a cabeça.

GARGANTA

O que fazer: Mantenha-se ao lado da vítima e de forma calma peça para que ela tussa várias vezes, com a intenção de expelir o corpo estranho. Aplique alguns golpes com a mão em concha no meio das costas com o tronco levemente revertido para frente. Tentar Manobra de Heimlich em pé ou se a vítima desmaiar. Não obtendo sucesso realizar respiração boca-a-boca com a vítima deitada em decúbito dorsal até chegada de socorro médico.

Cuidados: Nunca tente puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior. Deixe a pessoa tossir com força, este é o recurso mais eficiente quando não há asfixia. Se o objeto tem arestas ou pontas e a pessoa reclamar de dor, procure um médico. Se a pessoa não consegue tossir com força, falar ou chorar, é sinal de que o objeto está obstruindo as vias respiratórias, o que significa que há asfixia.

A tapotagem deverá ser aplicada se o acidentado estiver tranquilo e não estiver se sufocando.

0%   0%  0 voto(s).



Ainda não prestei socorro a nenhuma vítima que estivesse com algum corpo estranho e necessitando de atendimento pre-hospitalar. Mas, depois de alguns cursos realizados e mais este complementando o meu currículo, sinto-me bastante tranquilo e condicionado a atuar

0%   0%  0 voto(s).



A penetração de corpos estranhos no corpo humano é um tipo de acidente muito comum e pode ocorrer nas circustância mais inesperadas.

Vários tipos de objetos estranhos ao nosso corpo podem penetrar acidentalmente, é importante o rápido conhecimento do corpo estranho. Exemplo: farpas de madeira, estilhaços de vidro, partículas de areia, grãos de cereais, estilhaços de metal.

PRIMEIROS SOCORROS: Deve-se remover o corpo estranho com uma pinça limpa ou agulha flambada, aquecida no fogo, nunca use canivete,se o corpo estranho estiver difícil de retirar, encaminhe a um hospital, caso a pele seja atingida por um anzol de pesca empurre para sair a ponta e corte com um alicate ai sim retire o anzol da mesma posição que entrou.

0%   0%  0 voto(s).



A penetração de corpos estranhos nos olhos, ouvidos e garganta é muito freqüente.

Se encravados na pele podem causar infecções. Deve-se, nesse caso, remover o objeto com pinça limpa. Anzóis deve ser empurrados até que a ponte apareça em outro ponto da pele, para ser cortada e retirada.

Se a penetração de corpo estranho for nos olhos, deve-se pedir que a vítima pisque a fim de fazer com que as lágrimas lavem o olho. Se não for possível, tentar lavar o olho com água corrente. Se ainda não sair, encaminhar a vítima para atendimento especializado, com um curativo sobre os olhos. Pinças e outros instrumentos só devem ser manuseados por especialistas. Se o olhos for atingido por líquido, deve-se lavá-lo imediatamente.

Nos ouvidos jamais se usam instrumentos. Em casos de objetos, tentar retirar com a ponta dos dedos ou inclinar a cabeça para baixo, dando leves batidas na cabeça. Em casos de insetos, colocar óleo no ouvido afetado e incliná-lo para baixo, a fim de desalojar o inseto.

No nariz também não se usam objetos. O indicado é assoar o nariz afetado, sem ferí-lo. Se for criança que não sabe assoar, deve-se aspirar o corpo estranho com a boca.

Na garganta, os objetos podem provocar engasgamento, e levar o acidentado ao pânico. Técnicas de tapotagem, compressão abdominal e compressão torácida são as mais indicadas. Se o objeto estiver encravado na garganta, não se deve tentar retirá-lo para não ferir e inchar a garganta.

0%   0%  0 voto(s).



São situações que exigem do prestador de socorro e do socorrista, acima de tudo, manter a calma, para poder acalmar também a vítima. O nervosismo só atrapalhará e poderá até fazer com que o corpo estranho adentre ainda mais o corpo da vítima. Se a situação ficar grave, encaminhar imediatamente para ajuda técnica especializada.

0%   0%  0 voto(s).



Penetração de corpos estranhos no corpo humano. Nunca usar nada metálico para tentar a retirada. Se não conseguir,procurar atendimento especializado

0%   0%  0 voto(s).



Penetração acidental de objetos estranhos do nosso corpo podem ocorrer na pele, olhos, ouvidos, nariz, garganta.

0%   0%  0 voto(s).



Há várias possibilidades de penetração de corpos estranhos no corpo humano, podendo ser: farpas de madeira, estilhaços de vidro, partículas de areia, grãos de cereais, gotas de produtos químicos. Podem entrar na pele, ololhos, ouvidos, garganta, nariz.

0%   0%  0 voto(s).



PELE: Deve se remover o corpo estranho com uma pinça limpa ou agulha flambada, nunca use canivete.

OLHOS: Reconhecer o objeto e localizá-lo visualmente; pedir a vítima que feche e abra os olhos repetidamente, para permitir que as lágrimas lavem os olhos e possivelmente remova o corpo estranho; Caso não saia o olho deve ser protegido e encaminhar a vítima ao hospital.

OUVIDOS: Jamis utilizar qualquer instrumento como pinças, tesouras, palitos, grampos, agulhas, alfinetes na tentativa de remover o corpo estranho.

GARGANTA: As principais técnicas indicadas são: tapotagem, compressão torácica e compressão abdominal;

NARIZ: Comprimir com o deo a narina não obstruída, orientar a vítima para manter a boca fechada, e pedir apra açoar sem forçar pela narina obstruída

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345678



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 12 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.