Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Intoxicação





Neste passo foi possível conhecer um pouco sobre intoxicação, seus sintomas e como socorrer uma vitima nessas condições. O socorro básico para quase todos os tipos de intoxicação é provocar vomito com exceção de ingestão de substancias corrosivas, inalação e por contato com a pele. No caso de contato com a pele deve-se lavar vem com água corrente. E importante também sempre em caso de intoxicação levar a vitima a um pronto socorro imediatamente e no caso de intoxicação alimentar, iniciar sempre que possível a reidratação com soro caseiro.

0%   0%  0 voto(s).



A intoxicação é o efeito nocivo que se produz quando uma substância tóxica é ingerida ou entra em contato com a pele, os olhos ou as membranas mucosas p.ex., da boca, da vagina ou do pênis .

Entre os mais de 12 milhões de produtos químicos conhecidos, menos de 3.000 causam a maioria das intoxicações acidentais ou premeditadas. Contudo, praticamente qualquer substância ingerida em grande quantidade pode ser tóxica. As fontes comuns de venenos incluem drogas, produtos domésticos, produtos agrícolas, plantas, produtos químicos industriais e substâncias alimentícias. A identificação do produto tóxico e a avaliação exata dos perigos envolvidos são fundamentais para um tratamento eficaz. Informações sobre o tratamento de intoxicações por várias substâncias podem ser obtidas no Centro de Controle de Intoxicações mais próximo, cujo número telefônico encontra-se no catálogo local ou pode ser obtido com o auxílio da telefonista.

A intoxicação pode ser um acidente ou uma tentativa deliberada de assassinato ou de suicídio. As crianças, especialmente aquelas com menos de 3 anos de idade, são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental, assim como as pessoas idosas porque se confundem em relação aos seus medicamentos, os pacientes hospitalizados por erros de medicação e os trabalhadores da indústria pela exposição a produtos químicos tóxicos .

Sintomas:

Os sintomas de intoxicação dependem do produto tóxico, da quantidade ingerida e de certas características da pessoa que o ingeriu. Alguns produtos tóxicos não são muito potentes e exigem uma exposição prolongada ou ingestões repetidas de grandes quantidades para que ocorram problemas. Outros produtos tóxicos são tão potentes que basta uma gota sobre a pele para causar uma lesão grave. As características genéticas podem influir no fato de uma substância ser tóxica ou não para uma determinada pessoa. Algumas substâncias que não são tóxicas, o são para as pessoas que apresentam determinadas características genéticas. A idade costuma afetar a quantidade de uma determinada substância que pode ser ingerida antes que a intoxicação ocorra. Por exemplo, em comparação a um adulto, uma criança pequena pode ingerir uma maior quantidade de acetaminofeno antes de adoecer. Um benzodiazepínico, um sedativo pode ser tóxico para uma pessoa idosa em doses que um adulto de meia-idade pode ingerir sem qualquer problema.

Os sintomas podem ser pouco importantes mas desagradáveis p.ex., prurido, boca seca, visão borrada e dor, ou podem ser graves p.ex., confusão mental, coma, arritmias cardíacas, dificuldade respiratória e agitação intensa . Alguns produtos tóxicos produzem sintomas em segundos, enquanto outros somente produzem sintomas após horas ou mesmo dias. Alguns produtos tóxicos causam poucos sintomas evidentes até que tenha ocorrido uma lesão permanente da função de órgãos vitais, p.ex., fígado ou rins. Por essa razão, os sintomas de intoxicação são tão numerosos quanto a quantidade de produtos tóxicos existentes.

Diagnósticos e Tratamento:

Após entrar em contato com o Centro de Controle de Intoxicações, os membros da família ou os colegas de trabalho das vítimas podem dar início aos primeiros socorros enquanto aguardam a ajuda dos profissionais. Deve ser determinado se a vítima está respirando e apresenta batimentos cardíacos e, quando necessário, a ressuscitação cardiopulmonar deve ser iniciada. Como o tratamento é realizado de forma mais adequada quando o produto tóxico é conhecido, os recipientes e amostras do vômito devem ser guardados e entregues ao médico.

Produtos Tóxicos Comuns:

Produtos de uso doméstico e agrícolas

Colas para unhas, de uso estético

Água sanitária, cloro

Álcool

Amônia

Anticongelante

Bolas de naftalina

Colas e cimentos usados em aeromodelismo

Combustível, acondicionado em lata

DDT

Depiladores

Desodorantes

Detergentes para lavar louça

Gasolina

Herbicidas

Limpadores de vasos sanitários

Líquidos de limpeza

Colutórios bucais

Lixívia

Perfumes, colônias, loções após-barba

Pesticidas, venenos para formigas, ratos e baratas. Produtos para limpeza de esgoto

Querosene

Solventes de tinta, álcool mineral, terebentina

Tinta contendo chumbo

Verniz, Esmalte de unhas e removedores

Xampus

Medicamentos:

Qualquer medicamento ingerido em grande quantidade

Plantas:

Bulbos de narciso-dos-prados

Cicuta Dedaleira digital

Diefenbáchia

Erva-moura inglesa solanácea

Substâncias químicas industriais:

Arsênico

Estricnina

Mercúrio Solventes

Xarope de cereja-silvestre - cianeto

Substâncias alimentares:

Alimentos contaminados, intoxicação alimentar

Bebidas alcoolicas, etanol

Suplementos de ferro

Alguns cogumelos

Outros Monóxido de carbono - cano de descarga de automóveis, gás de carvão, gás de fornalha, gás de pântano

Praticamente qualquer substância ingerida em grandes quantidades pode ser tóxica. Deve-se contatar um Centro de Controle de Intoxicações para informação atualizada.

Quando o produto tóxico é desconhecido, o médico tenta identificá-lo através de exames laboratoriais. Um exame de sangue pode ajudar, mas, geralmente, o exame de uma amostra de urina é mais útil. O médico pode remover o conteúdo do estômago através da aspiração e enviá lo para análise e identificação laboratorial.

Quando uma pessoa ingere um produto tóxico, a indução do vômito deve ser rapidamente realizada, exceto quando existe o risco do produto produzir um maior dano se vomitado. Os exemplos de substâncias que não devem ser vomitadas são os objetos cortantes ou perfurantes, os produtos derivados do petróleo, a lixívia e os ácidos. Quando uma pessoa apresenta sonolência intensa, perda de consciência ou convulsões, o vômito não deve ser induzido, pois ela pode sufocar. O xarope de ipeca é o produto comumente utilizado para induzir o vômito. As instruções sobre dose estão impressas no rótulo do frasco. Quando ele não estiver disponível, a água com sabão pode ser utilizada.

No hospital, a equipe médica utiliza outras técnicas para eliminar produtos tóxicos do estômago. Eles podem aspirar o estômago com o auxílio de uma sonda nasogástrica e lavá-lo com água - lavagem gástrica. Eles podem administrar carvão ativado através de uma sonda nasogástrica ou podem fazer o paciente ingeri-lo. Esse composto liga-se a uma quantidade significativa do produto tóxico, evitando que ele seja absorvido pela corrente sanguínea.

Qualquer pessoa que foi exposta a um gás tóxico deve ser removida da área o mais rapidamente possível, de preferência para um local ao ar livre. Assim que chega ao local, a equipe médica de emergência administra oxigênio à vítima.

Nos casos de derramamento de produtos químicos, todas as vestimentas contaminadas, incluindo os calçados e as meias, geralmente são imediatamente removidas. A pele e os olhos, caso tenham sido expostos, devem ser lavados abundantemente com água. Os socorristas devem tomar todas as precauções para não se contaminarem.

Após o produto tóxico ser absorvido pelo trato gastrointestinal, da pele ou dos pulmões, ele dissemina-se rapidamente por todo o corpo. Finalmente, a maioria dos produtos tóxicos é detoxificada pelo fígado ou excretados na urina. O médico tenta acelerar a detoxificação e a eliminação dos produtos tóxicos e, concomitantemente, tenta reverter seus efeitos tóxicos.

Geralmente, é realizada a administração de líquidos pela via intravenosa para manter a vítima da intoxicação bem hidratada e também para manter a produção de urina. A esses líquidos, podem ser adicionadas bases ou ácidos fracos para aumentar a excreção do produto tóxico na urina. Substâncias químicas que se ligam a determinados produtos tóxicos, sobretudo metais pesados como o chumbo, podem ser administrados pela via intravenosa para ajudar a neutralizar e a eliminálos. A diálise pode ser necessária para a remoção de produtos tóxicos que não são imediatamente neutralizados ou eliminados do sangue.

Quando existe um antídoto específico, este deve ser imediatamente administrado. São exemplos os anticorpos, antidigoxina para tratar uma intoxicação pela digoxina e a droga naloxona para uma intoxicação causada pela morfina ou pela heroína.

A intoxicação frequentemente exige tratamentos adicionais, dependendo dos sintomas e da substância ingerida. Um respirador pode ser necessário quando ocorre uma parada respiratória, como pode ocorrer após uma dose excessiva de morfina, heroína ou barbitúricos.

0%   0%  0 voto(s).



Foi exposto neste capítulo a questão da intoxicação por ingestão de alimentos e que é um problema bastante comum. Logo foi apresentada algumas técnicas como colocar o dedo na garganta para provocar o vômito, ou mesmo dar água morna com sal a vítima com o mesmo objetivo. São técnicas utilizadas por pessoas já preparadas, e muitos desconhecem.

0%   0%  0 voto(s).



A intoxicação é a presença de substâncias nocivas ao organismo. Geralmente irritam a pele, os olhos e pulmões, no entanto podem provocar danos em todo o corpo se cair na corrente sanguínea. Mudança na coloração dos lábios, sensação de queimação na boca, garganta e esôfago e confusão mental são os principais sintomas de envenenamento. Convulsões, vômitos e paralisia são outros sintomas importantes.

A intoxicação pode ser provocada por alimentos e chegam a causar diarréia, cólicas intestinais e palidez. Nesses casos, o socorrista deve provocar o vômito e reidratá-la em seguida. Contudo, não se deve inibir a diarréia com remédios.

A intoxicação medicamentosa também causa os sintomas anteriores e podem levar à inconsciência, parada respiratória e parada cardiorrespiratória. Nesse caso, se a via de administração do remédio for oral, deve-se provocar o vômito, até que sua cor seja clara. Contudo, se a via de administração for outra, esse método não adiantará. Se houver necessidade, realizar manobras de reanimação respiratória ou cardiorrepiratória.

A intoxicação por substâncias químicas geralmente decorrem de inalação ou ingestão. Nesses casos, ministrar água ou leite ajuda a diminuir a concentração da substância química. Contudo, se a vítima apresentar convulsões ou forte queimação na garganta, não se deve provocar o vômito, bem como se tiver ingerido alvejantes, desinfetantes, iodo, soda cáustica e derivados de petróleo, dentre outros.

Dificuldades na respiração do acidentado podem indicar que a vítima se intoxicou por inalação. Neste caso o socorrista deve atentar para não ser vitimado também.

Caso a intoxicação seja pelo contato com a pele, deve-se retirar as roupas contaminadas e lavar a pele abundantemente. De forma semelhante, deve-se evitar contato com algumas espécies de plantas que podem trazer reações alérgicas às peles mais sensíveis.

Há sintomas desse tipo de intoxicação como a dificuldade de engolir, a salivação abundante e o vômito. Pele avermelhada, olhos e boca secos e convulsões também podem ser sintomas de intoxicação por plantas.

Como socorro às vítimas que ingeriram plantas venenosas pode-se ministrar leite com pequenas quantidades de clara de ovos.

0%   0%  0 voto(s).



Ter o cuidado de saber qual a substância que envenenou a vítima para que a ajuda especializada possa dar mais rápido o tratamento adequado. Evitar o vômito no caso da vítima ter ingerido substância cáustica ou se apresentar dor ou irritação na garganta ou estômago.

0%   0%  0 voto(s).



A intoxicação pode ser por inalação,via oral,contato com a pele.Se não for por substâncias corrosivas pode-se provocar o vômito, se for oferecer água ou leite em pequenas quantidades. Procurar sempre socorro médico.

0%   0%  0 voto(s).



A gravidade do envenenamento ou da intoxiacação vai depender da idade, da suscetibilidade do indivíduo, bem como da quantidade, do tipo, grau de toxidade e via de penetração da substância;

A intoxicação pode ser: medicamentosa, alimentar, por substâncias químicas, por inalação, por contato direto com a pele, por contato com plantas venenosas.

0%   0%  0 voto(s).



A intoxicação ou envenenamento pode resultar em doença grave e morte em poucas horas se a vítima não for socorrida em tempo hábil. A gravidade irá depender da idade, da suscetibilidade, bem como da quantidade, tipo, grau de toxidade, e via de penetração da substância;

0%   0%  0 voto(s).



Em caso de envenenamento,se possível é importante perguntar ao indivíduo; o que tomou, a quantidade ingerida, há quanto tempo tomou, se já adotou alguma medida para melhorar e qual é essa medida.

As intoxicações podem ser: alimentar, medicamentosa, por substâncias químicas, por ingestão, inalação, contato direto com a pele e com plantas venenosas.

0%   0%  0 voto(s).



No passo 17º Intoxicação fiquei a saber as forma de contaminação de uma substância tóxica podem do ser ingerida, absorvida em contacto com a pele, os olhos por exemplo. Na pratica qualquer substância ingerida em grande quantidade pode ser tóxica, esta pode ser um acidente ou uma tentativa deliberada de assassinato ou de suicídio. As crianças, especialmente aquelas com menos de 3 anos de idade, são particularmente vulneráveis à intoxicação acidental, assim como as pessoas idosas porque se confundem em relação aos seus medicamentos. Em relação aos sintomas de intoxicação dependem do produto tóxico, da quantidade ingerida e de certas características da pessoa que o ingeriu. Alguns produtos tóxicos produzem sintomas em segundos, enquanto outros somente produzem sintomas após horas. Alguns produtos tóxicos causam poucos sintomas evidentes até que tenha ocorrido uma lesão permanente da função de órgãos como o fígado ou o rins. A principal actuação do socorrista e recolher o maximo de informação e contatar um Centro de Controle de Intoxicações para informação atualizada e assim poder proceder correctamente os primeiros socorros, pois mem sempre se pode aplicar a indução do vômito, pois temos de saber o tipo de toxico deve poi spode existe o risco do produto produzir um maior dano se vomitado. O xarope de ipeca é o produto comumente utilizado para induzir o vômito, mas não deve ser o metodo escolhido para induzir o vomito de iemdiato pois o toduto leva aproximadamente entre 15 a 20 minutos a produzir efeito se queremos provocar o vomito no momento devemos utilizar metodos directos com o colocar uma espatula na orofaringe de forma a induzir o vomito. E importante também sempre em caso de intoxicação levar a vitima a um pronto socorro imediatamente.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

12345678



17280 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 26 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.