A Importância da Recreação na Educação Infantil

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Crianças brincam, correm e se divertem frequentemente. Já é de conhecimento geral que isso faz parte do crescimento e que são atividades naturais. Mas se engana quem pensa que elas devem estar restritas aos finais de semana, ou apenas dentro de casa: a escola também pode ser lugar de brincar.

Não estamos falando de permitir tudo em sala de aula, mas sim de separar um tempo, na educação infantil, para a recreação. Períodos recreativos são tão importantes quanto a transmissão de conteúdo para crianças pequenas, até os seis anos de idade.

São nessas atividades lúdicas que as crianças passam a entender os conceitos de cooperação, interatividade e sociabilidade. Na escola, essas são coisas essenciais a serem aprendidas, principalmente por se tratar de um lugar no qual as crianças podem realmente interagir. Mas mesmo ao falar sobre brincadeiras individuais, a recreação segue sendo importante: ela ajuda a aprimorar as habilidades motoras e cognitivas.

É preciso compreender que o desenvolvimento educacional das crianças não se baseia apenas na alfabetização e em outros conteúdos dados através de lousa e livros. Nesta fase, elas ainda estão entrando em contato com o próprio corpo e com aqueles ao seu redor; estão descobrindo o que podem e não podem fazer; e estão entendendo o que o mundo tem a oferecer. Elas precisam da recreação para se desenvolverem e, tão importante quanto, para descobrirem a felicidade.

Vale lembrar que o entretenimento passivo, como filmes ou livros, por mais que estes possam ser úteis por algumas razões, não substitui as práticas físicas. Um estudo de Oxford, feito entre 2007 e 2010, identificou que crianças que passam mais tempo desempenhando atividades passivas se tornam menos propensas à felicidade.

Como integrar a recreação na educação infantil de forma eficaz?

As brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil, mas isso não significa que qualquer passatempo é proveitoso. O educador deve ter a capacidade de identificar o que cada atividade tem a oferecer, e como melhor aplicá-la. Além disso, integrar a recreação às demais áreas do conhecimento facilita ainda mais a aprendizagem.

O curso “A Importância das Aulas de Recreação” te torna capaz exatamente disso. A pedagoga Valéria Francisco de Souza, em um total de 120 horas/aula (podendo chegar até 300 horas/aula se realizado um trabalho extra), demonstra a importância das brincadeiras e jogos, os objetivos dos mesmos e como fazer funcionar a interdisciplinaridade.

O conteúdo do curso aborda a conscientização sobre a recreação, as relações entre as atividades e o aprendizado, sugestões de práticas a serem implementadas e muito mais. Ao final dos seus estudos, você será capaz de usar a recreação para resolver alguns problemas de aprendizagem, reconhecer quais jogos e brincadeiras são melhores para determinados objetivos e separar tais objetivos por faixa etária.

Você também sairá do curso com um certificado que comprova seus novos conhecimentos. Leve para sua escola ou suas aulas particulares uma maneira mais abrangente de olhar para a educação infantil. Torne-se um professor que fará a diferença no futuro de seus alunos!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Você sabia?
BRAVA CURSOS é uma Empresa EAD - Ensino Nacional de Educação a Distância.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta das 09:00 - 12:00 e 13:30 - 17:00

Brava Cursos Online © 2010 - 2018 Copyright
Todos os direitos reservados - Contrato Prestação de Serviço.