Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Educação A Distância no Cenário Nacional





falta de crédito no país com relação aos cursos a distancia, que aliás não são novos. Experiencia na Bahia porém com poucas conclusões de curso. hOJE RELEVANCIA DA uab.

0%   0%  0 voto(s).



O seguinte enunciado, em poucas palavras, sintetiza a EAD: " A EAD não rompeu com a seletividade e exclusão do sistema educacional, mas favoreceu a democracia do conhecimento e o acesso e perman~encia na escola!" Essa é uma grande verdade que tem que ser maior difundida para o aprimoramento da EAD!

0%   0%  0 voto(s).



No Brasil, a EAD tem, desde 1970, com o Projeto Minerva, como intuito universalizar a educação e evitar o êxodo aos grandes pólos comerciais.

Em três níveis a educação à distância pode ser distinguida:

Programas destinados à formação geral; docente e específica superior segundo a demanda. A Universidade Aberta do Brasil foi criada para atender a camada da população com maior dificuldade de acesso às grandes cidades, consequentemente, aos pólos educacionais.

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distância, vem se desenvolvendo em ritmo crescente na maioria dos países do mundo e a medida em que progride, os seus contornos vão se desenhando de acordo com a multiplicidade de propósitos que assume na sua trajetória, modificando-se continuamente em função das demandas sociais e da incorporação das novas tecnologias, com repercussões de ordem qualitativa da maior relevância.

0%   0%  0 voto(s).



No Brasil a educação a distância apresenta-se como alternativa do acesso ou continuidade aos estudos, porém uma parcela da população dominante que ainda cria certa resistência.

No início da década de 60, a sociedade civil reclama por uma educação laica e surge nesta época a educação à distância.

Hoje temos programas de formação à distancia que são de formação geral, de professores e profissional.

0%   0%  0 voto(s).



No cenário nacional , o descaso com o acesso a educação remota dos primórdios da colonização brasileira onde só os ricos tinham esse direito. Durante os anos 60 houve uma tentativa de reverter esse quadro não havendo sucesso em romper com a exclusão mais houve um favorecimento ao conhecimento democrático e ao acesso a escola. Na atualidade observamos o crescimento da EAD e o acesso a cursos diversos para toda população.

0%   0%  0 voto(s).



Os programas de formação que se utilizaram da educação a distância se dividem:

- Formação geral: projetos que abrangem a população em geral.

- Formação de professores: conhecimentos a professores em atuação que eram leigos, para transformar a curto prazo o perfil do sistema educacional nas regiões menos desenvolvidas do país.

- Formação profissional: necessidades de algumas empresas, mão de obra.

0%   0%  0 voto(s).



No Brasil há ainda uma certa resistencia com relação ao ensino a distancia.O desnivel social no Brasil e um instrumento da desigualdade na educação.Na decada de 60 que houve empenho e incentivo da educação a distancia no Brasil.São ters categorias de educação a distancia:formação geral,Formação de professores e Formação profissional.O Projeto Minerva foi um dos pioneiros, foi criado em 1970, era feito via radio.Os primeiros cursos tinham uma caracteristica basica que era a formação em nivel de 2º grau que corresponde hoje ao ensino medio e foram destinados principalmente a professores em exercicio.Na area profissionalizante estes cursos são ainda delimitados a principal função e atender as necessidades de determinadas empresas para a formação de mão de obra.Os cursos a distancia em cursos superior e para a camada da população que tem dificuldades de acesso a formação universitaria.Mas a prioridade são os professores que atuam na educação basica.

0%   0%  0 voto(s).



pode-se ver como a educação a distãncia tornou-se uma modalidade acessivel, começando com cursos destinados a professores, com o projeto minerva, depois com a necessidade de especializar mão de obra em empresas, e hoje com a UAB, que se iniciou em 2006 e hoje se tornou essa imensidão que é o ensino a distância no Brasil, trazendo a todos a possibilidade de se especializar, de realizar sonhos, e acima de tudo sendo acessivel cada vez mais como vem acontecendo.

0%   0%  0 voto(s).



Mesmo que o texto ainda aponte a EAD como delimitada em certas áreas, nota-se a grande expansão que a EAD vem sofrendo, seja por carência de uma Universidade na cidade, por questão econômica ou pelo horário flexível que se pode ter. A educação a distancia é uma ferramenta que agrega valores inigualáveis, porque requer muita dedicação por parte do aluno. Talvez a EAD ainda seja carente em alguns aspectos, mas de fato é de grande vália para muitos.

0%   0%  0 voto(s).



A EAD no Brasil ainda enfrenta grandes barreiras e preconceitos, devido a resistência cultura. A Historia da educação brasileira esta marcada pelo carater elitista, controle politico. Os Programas de Formação são divididos em 3 categorias: 1 Programas destinados a formação GERAL; 2 Programas destinados a formação de PROFESSORES e 3 Programas destinados a formação PROFISSIONAL.Universalização do acesso das varias modalidades de curso a população. Um projeto que deu certo no Brasil foi o da UAB, criada por Decreto de lei em 2006.

0%   0%  0 voto(s).



O cenário da educação brasileira, era marcado por uma classe elitista, onde os menos favorecidos ficavam impossibilitados de estudar.

No início da década de 60, a sociedade civil tenta reverter este quadro e surge a EaD, possibilitando o acesso aos estudos. Alfabetização, educação conscientizadora e produção cultural englobam-se também neste projeto.

Formação geral, de professores e profissionalizantes - programas de formação destinados aos estudantes.

Na fase contemporânea, a UAB - Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas, para àqueles que necessitam do curso á distância. Com prioridade do curso para professores, gestores e trabalhadores da rede pública.

0%   0%  0 voto(s).



Com essa modalidade de ensinar ,vem um instrumento para tentar resolver a desigualdade entre classes,

0%   0%  0 voto(s).



A EaD surgiu no Brasil na década de 60. Programas destinados à Formação Geral

Projeto Minerva -1970 Via rádio e televisão até a década de 70. MEC.

IRDEB na Bahia formação Ensino Médio.

1973 Projeto Logos formação de professores leigos MEC

Area profissionalizante de aacordo com a necessidade da empresa-CETEB Centro de Ensino Tecnico de Brasilia. UAB 2006 Ensino Superior requalificação do professor

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distancia, no Brasil, vem sendo incentivada para ofertar principalmente educação para um publico que encontra dificuldade no acesso mas também para suprir a necessidade de capacitação para varias areas para o mercado de trabalho. Formação geral, formação de professores e formação profissional são as tres vertentes de ead no país.

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distância vem crescendo e dando oportunidade para muito darem continuidade aos estudos.

No Brasil pode ser dividido em três categorias: formação geral, formação de professores e formação profissional.

0%   0%  0 voto(s).



A ead vem apresentando no Brasil como uma alternativa possível e viável para atender a uma população que, por inúmeros motivos, está impossibilitada de ter o acesso ou continuidade dos estudos.

A história da educação brasileira era marcada pelo caráter elitista, pelo privilégio de determinados segmentos da população, devido à forma como foi feita a colonização em terras brasileira e, mais, a evolução da distribuição social, do controle político, aliadas ao uso de modelos importados de cultura, condicionaram a evolução da educação escolar no Brasil. A necessidade de manter os desníveis sociais teve, desde então, na educação escolar um instrumento de reforço das desigualdades. Surgiu, portanto, nessa época a Educação à Distância, que não conseguiu romper com a seletividade e exclusão do sistema educacional brasileiro, mas buscou favorecer a democratização do conhecimento e o acesso e permanência na escola.

Hà 3 programas da EaD:

- programa de formação geral;

- programa de professores;

- programa de formação profissional.

No Brasil, o Projeto Minerva 1970 foi um dos programas de educação a distância de maior impacto no país.

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior às camadas da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária por meio da metodologia da educação à distância cf. preceitua o Decreto 5.800 de 2006.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 20 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.