Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Educação A Distância no Cenário Nacional





A EAD no Brasil ainda enfrenta grandes barreiras e preconceitos, devido a resistência cultura. A Historia da educação brasileira esta marcada pelo carater elitista, controle politico. Os Programas de Formação são divididos em 3 categorias: 1 Programas destinados a formação GERAL; 2 Programas destinados a formação de PROFESSORES e 3 Programas destinados a formação PROFISSIONAL.Universalização do acesso das varias modalidades de curso a população. Um projeto que deu certo no Brasil foi o da UAB, criada por Decreto de lei em 2006.

0%   0%  0 voto(s).



O cenário da educação brasileira, era marcado por uma classe elitista, onde os menos favorecidos ficavam impossibilitados de estudar.

No início da década de 60, a sociedade civil tenta reverter este quadro e surge a EaD, possibilitando o acesso aos estudos. Alfabetização, educação conscientizadora e produção cultural englobam-se também neste projeto.

Formação geral, de professores e profissionalizantes - programas de formação destinados aos estudantes.

Na fase contemporânea, a UAB - Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas, para àqueles que necessitam do curso á distância. Com prioridade do curso para professores, gestores e trabalhadores da rede pública.

0%   0%  0 voto(s).



Com essa modalidade de ensinar ,vem um instrumento para tentar resolver a desigualdade entre classes,

0%   0%  0 voto(s).



A EaD surgiu no Brasil na década de 60. Programas destinados à Formação Geral

Projeto Minerva -1970 Via rádio e televisão até a década de 70. MEC.

IRDEB na Bahia formação Ensino Médio.

1973 Projeto Logos formação de professores leigos MEC

Area profissionalizante de aacordo com a necessidade da empresa-CETEB Centro de Ensino Tecnico de Brasilia. UAB 2006 Ensino Superior requalificação do professor

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distancia, no Brasil, vem sendo incentivada para ofertar principalmente educação para um publico que encontra dificuldade no acesso mas também para suprir a necessidade de capacitação para varias areas para o mercado de trabalho. Formação geral, formação de professores e formação profissional são as tres vertentes de ead no país.

0%   0%  0 voto(s).



A educação a distância vem crescendo e dando oportunidade para muito darem continuidade aos estudos.

No Brasil pode ser dividido em três categorias: formação geral, formação de professores e formação profissional.

0%   0%  0 voto(s).



A ead vem apresentando no Brasil como uma alternativa possível e viável para atender a uma população que, por inúmeros motivos, está impossibilitada de ter o acesso ou continuidade dos estudos.

A história da educação brasileira era marcada pelo caráter elitista, pelo privilégio de determinados segmentos da população, devido à forma como foi feita a colonização em terras brasileira e, mais, a evolução da distribuição social, do controle político, aliadas ao uso de modelos importados de cultura, condicionaram a evolução da educação escolar no Brasil. A necessidade de manter os desníveis sociais teve, desde então, na educação escolar um instrumento de reforço das desigualdades. Surgiu, portanto, nessa época a Educação à Distância, que não conseguiu romper com a seletividade e exclusão do sistema educacional brasileiro, mas buscou favorecer a democratização do conhecimento e o acesso e permanência na escola.

Hà 3 programas da EaD:

- programa de formação geral;

- programa de professores;

- programa de formação profissional.

No Brasil, o Projeto Minerva 1970 foi um dos programas de educação a distância de maior impacto no país.

A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior às camadas da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária por meio da metodologia da educação à distância cf. preceitua o Decreto 5.800 de 2006.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 50 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.