Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Educação A Distância no Cenário Nacional





Penso que a possibilidade da educação continuada e a formação de professores através da ead é de grande importância não só pela aquisição de conhecimentos teóricos, mas também para aproximar os professores a informática e as diversas ferramentas que podem ser trabalhadas no cotidiano escolar.

0%   0%  0 voto(s).



A EAD significou ao longo de sua trajetória e significa atualmente, uma forma de democratização de conhecimentos viabilizados pelo acesso aos recursos provinientes da novas Tecnologias de Informação e Comunicação TICS . Ela parece em forma de Programas de educação e formação profissional.

0%   0%  0 voto(s).



Histórico sintetizado e superficial sobre a Educação a Distância no Brasil.

0%   0%  0 voto(s).



A Ead tem sido vista no Brasil como uma alternativa para adquirir aprendizagem , pois muitas pessoas buscam este modelo de ensino devido vários motivos que os impossibilitam de acessar ou dar seguimento aos estudos. A história da educação no Brasil passou por vários processos, sendo que na décado de 60 houveram movimentos que buscavam romper o descaso com a educação e nesta época surgiu a Ead que objetivava a democratização do conhecimento, o acesso e a permanência na escola.

0%   0%  0 voto(s).



Educação a distância no Brasil: a universalização do ensino

Desde a colonização do Brasil a sociedade é divida em ricos e pobres, ou seja, dominantes e dominados, assim, a educação se torna um dos pilares que favorece a permanência dos dominantes no controle do poder, sendo que desde o início da formação da sociedade brasileira o acesso ao ensino de qualidade é privado à classe dominante. Para inverter essa lógica e possibilitar aos menos favorecidos o acesso a uma boa educação surge a modalidade de educação a distância.

Os primeiros programas de formação, no cenário nacional, que utilizaram a educação a distância no Brasil foram: os programas que destinaram a formação geral; os programas que destinaram a formação de professores; e finalmente os programas que destinaram a formação profissional.

Atualmente, esse tipo de ensino se caracteriza pela possibilidade da universalização do ensino superior, especialmente, na tentativa de abranger as pessoas que mais tem dificuldades de acesso ao ensino. Na década de 60 surgem vários movimentos sociais com o intuito de levar a toda a população, principalmente àqueles que até então não tinham ingressado na educação, um ensino de qualidade e democrático que permitisse aos cidadãos o acesso e a permanência na escola.

Seguindo essa proposta no inicio do século XXI surge a Universidade Aberta do Brasil que é um consórcio formado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior às camadas da população que tem dificuldade de acesso à formação universitária.

Diante do exposto, pode-se dizer que a UAB Universidade Aberta do Brasil é hoje a principal representante do sistema de educação a distância no Brasil, e por sua vez vem para corrigir uma sequência de equívocos e erros cometidos pela sociedade no decorrer dos tempos.

0%   0%  0 voto(s).



No Brasil, o acesso à educação sempre foi um problema histórico. Infelizmente com o governo militar houve um controle no conteúdo que estava sendo transmitido. Assim, a educação tinha um carater elitista, no entanto, atualmente essa realidade tem sido aos poucos transformada. O acesso à educação tem sido cada vez mais facilitado pelo EAD.

0%   0%  0 voto(s).



Compreende-se a resistência em se debater segundo Alonso 1996 a educação a distância

visto que este fato quebra o paradigma do acesso a educação escolar que era caracterizado

pelo seu pelo privilégio de um determinado segmento da população. Nos anos 60 surgiu a educação

a distância, os programas que foram criados pelo governo brasileiro podem ser divididos em

3 categorias:

Programas destinados à formação Geral

Criado em 1970, em acordo com Ministério das Comunicações e o Ministério da Educação e Cultura.

Transmissão realizada via rádio e tv com duração de 5h/Semanal. O projeto se estendeu até o

início dos anos 80, sofrendo severas críticas.

Programas destinados à formação de professores

Destinados a formação de professores de segundo grau, ou ainda, professores leigos. caracterizado

pela sua destinação a professores em exercício. Entre os anos de 1969 e 1977, passaram 10 mil professores

pelo IRDEB, mas apenas 4 mil concluiu o curso. Em 1973 surgiu o Projeto Logos, destinado a formação de

professores leigos, com objetivo de transformar, a curto prazo,o perfil do sistema educacional nas regiões

menos desvenvolvidas do País.

Programas destinados à formação profissional

Na área profissionalizante os cursos a distância tem sido bem delimitados.O Centro de Ensino Técnico de

Brasília -CETEB, com convênios com empresas,ganhou destaque nessa áreas através da formação de profissionais

0%   0%  0 voto(s).



Aqui pudemos ter uma ideia do atendimento da Educação A Distancia no Brasil, percebendo que inicialmente era algo voltado principalmente para a formação de professores expandindo-se ainda que gradualmente para outras areas.

0%   0%  0 voto(s).



A ead no Brasil surgiu como uma alternativa possível para atender a pessoas que por algum motivo, não tem acesso ou continuidade dos estudos. Os programas que utilizam-se da educação a distância se dividem em 3 categorias: Formação geral, formação de professores e formação profissional.

0%   0%  0 voto(s).



Antigamente a educação no Brasil era vista como privilégio para poucos e a décadas vem sendo trada com descaso. Em 60 tentou-se reverter esse quadro empenhando-se através de diversos movimentos, surgindo então nessa época a EaD, favorecendo a democratização do conhecimento e o acesso a permanência na escola. Os programas que se utilizavam na EaD eram destinados à formação geral, formação de professores e formação profissional. No programa de formação geral houve um maior impacto com o Projeto Minerva, criado em 1970, onde as aulas eram transmitidas via rádio e TV. Já o Programa para formação de professores eram destinados a professores em exercício.E o programa de formação de profissionais tinha um objetivo bem delimitado, eram oferecidos de acordo com a necessidade das empresas. Foi criado então a UAB que é um sistema integrado com várias universidades publicas com um dos principais objetivos a requalificação dos professores.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 32 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.