Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Educação A Distância - As Diferentes Mídias





Existem muitas ferramentas interessantes, como fóruns, chats, vídeos, o que faz com que o ensino não seja cansativo e bastante claro e objetivo.

0%   0%  0 voto(s).



Bom material, faz a abordagem de todas as midias ja utilizadas em EAD.

0%   0%  0 voto(s).



As diferentes mídias, sem dúvida contribuiram significativamente para o fomento da EaD, mas o seu boom se deve circunstanciamente pela evolução das novas tecnologias, com destaque para a rede mundial de computadores, a Internet.

0%   0%  0 voto(s).



Ensino por correspondencia: fim do séc XX, com objetivo de chegar àqueles que de outro modo não podereiam se beneficiar dele, não deixar que a distância geografica fosse um fator para que não houvesse a construção do conhecimento

Transmitido por rádio ou televisão: Telecursos - ed básica e ensino superior- transmitidas pela tv com guias complementares impressos que direcionavam os alunos para os conteudos a seres estudados.

Tecnologia da comunicação: Computador e internet, com atividades complementares através de chats e entrevistas enriquecendo a construção do conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



Observa-se que durante o desenvolvimento da educação à distância , houve a utilização de várias mídias e tecnologias, como : televisão , rádio , material impresso e mais recente, WEB. No entanto estas mídias foram importantes para a expanção desta modalidade de ensino, facilitando assim a construção do conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



Este texto sintetiza todos os passos anteriores.

O autor descreve sobre a importância da Educação à distância e o desenrolar da história dos diferentes tipos de mídias a favor desse inovador sistema de intervenção pedagógica.

0%   0%  0 voto(s).



Um breve histórico sobre a educação a distância

Desde seu surgimento a educação a distância é influenciada pelas diferentes mídias existentes em cada época, como por exemplo: as correspondências, o rádio, a televisão e finalmente o computador e a internet. Com o auxílio de tais instrumentos essa modalidade de educação a cada evolução diminui a presença física do aluno durante as aulas, dando assim maior espaço para o ensino-aprendizagem a distância que por sua vez, na modernidade, se configura como uma forma diversificada e profícua de ensino.

No final do século XX algumas instituições com visão de futuro aderem à educação a distância e implantam uma educação voltada para a autonomia e formação integral e independente do aluno. Esses primeiros cursos geralmente centravam-se na comunicação via rádio, televisão e por cartas dando origem aos primeiros telecursos. Essa modalidade de estudo que foi conhecida por estudo em casa e estudo independente introduziu o ensino a distância no mundo, especialmente em países desenvolvidos como: Estados Unidos, Pensilvânia, Grã-Bretanha e em diversos países da Europa.

Já no final do século surge o computador e a internet que com toda sua capacidade de comunicação faz com que a educação a distância dê um grande salto em sua história de evolução. Hoje com o aumento do número de computadores nas residências e, consequentemente, a facilidade de acesso à internet as pessoas das mais variadas partes do mundo usufruem dos benefícios da educação a distância.

Diante do exposto, pode-se dizer que a educação a distância há tempo é presente na vida do homem, porém é na modernidade, com o surgimento do computador e da internet que essa modalidade de ensino se fixa e se configura como uma educação voltada para a formação integral e autônoma do indivíduo.

0%   0%  0 voto(s).



Ensino por correspondência

O motivo principal para os primeiros educadores por correspondência era a visão de usar a tecnologia para chegar até aqueles que de outro modo não poderiam se beneficiar dela. O ensino por correspondência, portanto, foi motivado pela necessidade de tornar o distanciamento geográfico um fator não primordial para que houvesse construção do conhecimento.

Ensino transmitido pelo Rádio e Televisão:

No século XX com o surgimento do rádio e da televisão os educadores vislumbraram nestas tecnologias um meio possível para ampliar e aprimorar o ensino a distância. Em pouco tempo já eram divulgados os primeiros Telecursos cujo foco de atuação era a Educação Básica e o Ensino Superior. As aulas transmitidas pela televisão eram complementadas por guias de estudo impressos e livros didáticos que direcionavam os alunos para os conteúdos estudados. Neste momento percebe-se que o uso de diversas mídias é benéfico para a educação e assegura maior aprendizagem, na medida em que possibilita ao aluno escolher os recursos que lhe proporcionarão maior aprendizado MOORE, 2007 .

- Ensino pela tecnologia da comunicação:

No fim do século XX e principalmente no século XXI tem-se o uso do computador e da Internet no ensino a distância. No principio os equipamentos eram um tanto quanto rudimentares, hoje possuem mais alta tecnologia e têm se tornado, cada dia, mais acessíveis à população. Com a web o ensino a distância ganhou dinamicidade e aprimoramento das intervenções pedagógicas existentes. As atividades assíncronas foram complementadas com atividades síncronas como chats e entrevistas, enriquecendo a construção do conhecimento.

0%   0%  0 voto(s).



A EAD que é conhecida como a educação dos recursos tecnologicos, surgiu extameente para atender aqueles qua não tinham acesso aos recursos tecnologicos. A primeira modalidade desse ensino era a educação por correspondencia, onde o aluno estudava sozinho sem as possibiliades de interação presentes hoje nos ambientes virtuais.

0%   0%  0 voto(s).



Um dos aspectos da informação ótima está o formato dela. Ela tem que atender o emissor, o receptor, em tempo correto e num formato que atenda as necessidades do receptor. No caso da educação, ressalta-se as particularidades de assimilação de conteúdo pelo aluno, uns precisam escrever, outros necessitam de imagens e outros do audio.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 22 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.