Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: A Importância da Afetividade no Relacionamento Virt





Manter laços afetivos e interelacionar-se faz parte do contexto sócio-histórico do homem. Isso transparece na educação. A relação entre professor e aluno e aluno e aluno é constante e isso favorece o processo de aprendizagem, pois de acordo com Vigotsky, é por meio da interação social que o conhecimento é adquirido.

0%   0%  0 voto(s).



O vínculo afetivo é muito importante para o processo de ensino-aprendizagem, pois durante a formação deste vínculo o aluno se sente acolhido e quando o conteúdo é apresentado, as dificuldades são enfrentadas melhor e encaradas como parte do processo educacional, ajudando assim na superação das dificuldades e faciliatndo a aprendizagem. Na EaD , a criação do vínculo afetivo é mais difícil do que numa convivência diária, entretanto, na educação à distância este afeto é necessário para o sucesso desse processo. No entanto, a interação entre o tutor e alunos é fundamental para estimular os alunos a desenvolver suas atividades.

0%   0%  0 voto(s).



não confundir afetividade com intimidade demasiada no AVA. O primeiro é bom o segundo não é saudavel.

0%   0%  0 voto(s).



As pessoas possuem grande necessidade de relacionar-se, é na interação entre as pessoas que ocorre o processo de aprendizagem.

A afetividade tem um papel fundamento no relaciomento interpessoal, pois a consciência afetiva dá origem à atividade cognitiva. O vinculo afetivo funciona como um facilitador no processo ensino-aprendizagem. Quanto melhor a interação, melhor a troca de informações.

 

0%   0%  0 voto(s).



A importância da afetividade no relacionamento virtual

A forma como professor e aluno se interagem sempre é assunto em pauta entre os profissionais da educação, seja diretoria de cada curso ou escola ou mesmo os próprios professores sempre estão preocupados com a maneira de se relacionar com os alunos.

No cotidiano é notório como certos professores se envolvem demais com os alunos e outro mantém determinada distância de seus discentes com o intuito de fazer da sala de aula um ambiente no qual vigore apenas o profissional e jamais o lado pessoal, mas a verdade é que ninguém sabe ao certo qual é o limite entre a afetividade e o profissionalismo.

As pessoas, de um modo geral, necessitam se relacionar. Desde os primórdios, quando os seres humanos começaram a viver em sociedade, procuram maneiras de melhorar essas relações, daí surgiram, por exemplo, as regras, que mais tarde viraram leis que auxiliaram nesse processo.

A partir da evolução da cultura humana, afetividade começou a ter um papel muito importante nas relações interpessoais. Afetividade esta, que já começa no âmbito familiar, onde as pessoas já ao nascerem, são acolhidas por laços afetivos que duram a vida inteira.

Na escola presencial ou mesmo na educação a distância a afetividade é primordial nas relações, o aluno tem necessidade de ser ouvido, acolhido, sentir amizade pelo professor e no ambiente virtulal a afetividade se torna ainda mais importante no processo de ensino-aprendizagem.

Na modalidade de EaD podemos dizer que é mais difícil criar um vínculo afetivo entre os alunos e também na relação professor-aluno do que quando eles estão todos juntos em sala de aula, numa convivência diária, porém na educação à distância o afeto torna-se ainda mais necessário para o sucesso desse processo. Para a criação de vínculos na EaD são usados os espaços para essas interatividades formais ou informais, como os fóruns, chats, desenvolvimento de tarefas em grupos, etc.

Assim pode-se dizer que com todo o aparato tecnológico disponível a educação não deve deixar de criar vínculos de afetividade entre os envolvidos em cada curso, escola, universidade seja professor tutor, e/ou especialmente entre os alunos para que baseado na interação entre as pessoas se construa um ambiente favorável a aprendizagem significativa.

0%   0%  0 voto(s).



O relacionamento entre tutor/aluno/professor e equipe pedagógica em um ambiente virtual é motivo de preocupação dentro das instituições, pois, as relações influenciam diretamente no processo de ensino aprendizagem. As instituições reconhecem a importância da afetividade nas atividades cognitivas e concorda que a consciência afetiva dá origem a atividade cognitiva. A relação professor-aluno deve ser próxima e baseada na partilha de sentimentos e respeito mútuo. A comunicação/interação do professor ou do tutor com o aluno é primordial para que o aluno se sinta acolhido, que suas duvidas sejam sanadas, que ele não se sinta sozinho, que ele se sinta estimulado e confiante nas tarefas que tem que enfrentar no curso. A comunicação/interação com os outros alunos é a troca esperada de informações e experiências do mundo escolar e social. Quando estão em grupos o desenvolvimento da afetividade ocorre com maior freqüência. Baseado nessas considerações uma sala virtual deve disponibilizar espaços para essas interatividades formais ou informais, como usar fóruns, chats, desenvolvimento de tarefas em grupos, etc.

0%   0%  0 voto(s).



A Educação não é apenas o processo de construção da capacidade cognitiva de um indivíduo, mas um processo que deve visar a sua formação plena, construindo e recuperando valores morais, sociais, científicos e éticos, como respeito pela diversidade, igualdade, tolerância, respeito pela liberdade, criatividade, emoção e preocupação com os problemas do planeta, entre outros. Como educadores, precisamos estar presentes na vida dos educandos de forma construtiva, emancipadora e solidária, formando sujeitos com iniciativa e compromissados.

0%   0%  0 voto(s).



A afetividade é uma das peças chave no processo ensino-aprendizagem, através do vínculo afetivo criado na relação professor-aluno e aluno-aluno, o aluno passa a ter um sentimento que irá nortear sua aprendizagem.

No processo ensino-aprendizagem EAD é fundamental que o professor crie vínculos com o aluno e, para isso, deve-se tratá-lo de forma individual e afetiva. O professor deve observar seus talentos, suas potencialidade, seus dons e sua história de vida. Tratá-lo pelo nome, mostrar preocupação pelos seus problemas e elogiá-lo pelo seu trabalho. Esse comportamento afetivo é que faz com que elos sejam criados e liguem afetivamente professor e aluno.

0%   0%  0 voto(s).



Este texto demonstra que a linha que separa o erro e o acerto no que diz respeito à relação entre tutor e alunos, bem como entre alunos, é tênue. A afetividade aqui, me parece, é a necessidade de cativar o aluno de forma que ele se sinta ligado ao grupo ou curso, mesmo em ambiente virtual.

0%   0%  0 voto(s).



s relações entre professor-aluno e aluno-aluno sempre foram e sempre serão motivos de preocupação das pessoas relacionadas com educação, visto que não há dúvidas que estas relações influenciam diretamente no processo de ensino aprendizagem.

As pessoas, de um modo geral, necessitam se relacionar. Desde os primórdios, quando os seres humanos começaram a viver em sociedade, procuram maneiras de melhorar essas relações, daí surgiram, por exemplo, as regras, que mais tarde viraram leis que auxiliaram nesse processo.

A partir da evolução da cultura humana, afetividade começou a ter um papel muito importante nas relações interpessoais. Afetividade esta, que já começa no âmbito familiar, onde as pessoas já ao nascerem, são acolhidas por laços afetivos que duram a vida inteira.

A afetividade no contexto social e educacional

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123



17279 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 41 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.