Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Fisiopatologia do Sistema Linfático





A Fisiopatologia do Sistema Linfático

Os Endemas: Referem-se ao acúmulo de quantidades anormais de líquido nos espaços teciduais e intercelulares ou cavidades corporais, devido ao desiquilíbrio entre a pressão hidrostática e osmótica.

0%   0%  0 voto(s).



O Edema refere-se ao acúmulo de quantidades anormais de líquido nos espaços teciduais intercelulares ou cavidades corporais pelo desequilibrio entre a pressão hidrostática e osmótica,é constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma.As causas são o aumento da pressão capilar,aumento da permeabilidade capilar e bloqueio do retorno linfático.O Linfedema se dá pela deficiência da drenagem linfática onde há obstáculos dos vasos ou linfonodos,é classificado por linfedema primário e linfedema secundário.Ha alguns tipos de etiologias como a agenesia que è a ausencia de formaçâo do sistema linfàtico,hipoagenesia é a existência de poucos vasos linfáticos,pós cirúrgia linfática é adenectomia.Após irradiação causa a fibrose dos vasos linfáticos.A traumatologia são as queimaduras ou lesões em geral.A filariose ocorre pela invasão de parasitas no sistema linfático.E a insuficiência cardíaca é o linfedema de membros inferiores.Já vi pessoas com pernas e braços assim,e agora sei o que é causa.Fala aqui também sobre fleboedema,é o acumulo do líquido intersticial o qual sua composição é aquosa e não possui muitas proteínas pois o sistema linfático consegue reabsorver e transporta-las.A etiologia mostra algumas causas como o aumento da pressão hidrostática temos a posição bípede onde aumenta a atuação gravitacional,as varizes venosas ocorre pela dilatação do vaso que leva a perda da seletividade da filtração.A diminuição da pressão oncótica,ocorre a queda de proteínas,e leva a queimaduras de grande extensão e insuficiência renal.As fotos nos mostram bem como ficam os locais onde ocorrem esses edemas.

0%   0%  0 voto(s).



Edema é o excesso de liquido os tecidos causados pelo aumento da pressão capilar, o aumento da permeabilidade capilar e o bloqueio do retorno linfatico.

O linfodema é a insuficiencia da drenagem linfatica; que é classificada em linfedema primario e secundario; causados pela insuficiencia do sistema linfatico.

Fleboedema é o acumulo do liquido intersticial.

0%   0%  0 voto(s).



O acúmulo de líquidos em quantidades anormais nos espaços teciduais intercelulares geram o que é denominado de edema. O edema é constituído de subastância aquosa de sais e proteínas do plasma e sua composição varia de acordo com o que causa o edema. Ou seja, edema é o excesso de liquido nos tecidos organicos.

Linfedema pode ser caracterizado como primário ou segundário é o resultado do acumulo de fluidos intersticial com alta concentração protéica, causando a deficiencia do fluxo linfático cominado com insuficiente domínio extra linfático das proteínas plasmáticas.

Acúmulo de líquido intersticial com composição aquosa que não possui alta concentração protéica, pelo fato do sistema linfático conseguir reabsorver e realizar o transporte destas moléculas.

0%   0%  0 voto(s).



Edema e a presença de liquidos em excesso nos tecidos do organismo podendo ocorrer nos compartimentos liquido extracelular ou podendo afetar tambem os liquidos intracelulares, tem como causas p capilar, permeabilidade capilar,bloqueio do retorno linfatico.

Linfedema tem como fator determinante a insuficienca da drenagem linfatica, causada por um obstaculo em nivel dos vasos linfaticos ou linfonodos sendo primario ou secundario, a etiologia pode sr por filariose parasita no sistema linfatico, cirurgia de retirada dos linfonodos,agenesia ausencia do sist. linfatico traumas queimadura

Fleboedema acumulo do liquido interticial cuja composição é predominamtemente aquosa e nao possui alta concentração proteica pois o sist. linfatico consegue reabsorveer e transportar estas grandes moleculas.sua etiologia pode dar por varizes venosas, insuficiencia renal, queimadura de grande extensão, posição bipede

0%   0%  0 voto(s).



Edema: acúmulo de quantidades anormais de liquido nos espaços teciduais intercelulares ou cavidades corporais, devido ao desequilibrio entre a pressão hidrostática e osmotica.

Linfedema: Tumeração de tecidos moles como resultado do acumulo de fluido intersticial com alta concentração proteica causada pela deficiencia do fluxo linfatico em combinação com um insuficiente dominio extra linfático das proteinas plasmáticas.

Fleboedema: Acumulo do liquido intersticial que tem composição aquosa e alta concentração proteica, pois o sistema linfático consegue reabsorver e transportar estas grandes moléculas.

0%   0%  0 voto(s).



Edema é o acumulo de liquido em quantidade anormal nos espaços teciduais intercelulares, devido ao desequilibrio entre pressão hidrostática e osmótica. Constituido de solução aquosa de sais e proteinas do plasma, sua composição varia de acordo com o edema. Linfedema é causado pela insuficiencia do sist. linfatico. Fleboedema, aumento do liquido intersticial cuja composição é predominantemente aquosa, já que as proteinas são reabsorvidas pelo sist. linfatico aumento da pressão hidrostatica e diminuição da pressão oncótica .

0%   0%  0 voto(s).



- edema - acumulo de quantidades anormais de liquido nos espaços teciduais intercelulares ou cavidades corporais, devido ao desequilibrio entre pressao hidrostatica e osmotica. [e contituido de uma solução de sais e proteinas do plasma e sua composição varia conforme a causa do edema.

GUYTON- edema significa presença de liquido em excesso nos tecidos do organismo. o edema pode ocorrer nos compartimentos do liquido extracelular podendo afetar tambem os liquidos intracelulares.

causas: aumento da pressao capilar, aumento da permeabilidade capilar, bloqueio do retorno linfatico

- linfedema - é a tumefação de tecidos moles como resultado do acumulo de fluido intersticial com alta concentração proteica causado pela deficiencia do fluxo linfatico em combinação com um insuficiente dominio extra linfatico das proteinas plasmaticas mac donald

CAMARGO- linfedema tem como fator determinante a insuficiencia da drenagem linfatica, causada por um obstaculo em nivel dos vasos ou linfonodos e podemos classifica-lo em linfedema primario e linfedema secundario

causas: ocorre pela insuficiencia do sistema linfatico

etiologia:

.agenesia- ausencia de formação do sistema linfatico

.hipoagenesia- existencia de poucos vasos linfaticos

.pos cirurgia linfatica- adenectomia

.apos irradiação- causa a fibrose dos vasos linfaticos

.traumatologia- queimaduras ou lesoes em geral

.filariose- invasao de parasitas no sistema linfatico

.insuficiencia cardiaca- leva o lindefema de membros inferiores mmii

- fleboedema - acumulo do liquido intersticial cuja composição é predominantemente aquosa e nao possui alta concentração proteica pois o sistema linfatico consegue reabsorver e transportar estas grandes moleculas

etiologia:

.aumento da pressao hidrostatica

posição bipede- aumenta atuação gravitacional

varizes venosas- com a dilatação do vaso ocorre a perda da seletividades da filtração

.diminuição da pressao oncotica

kwashiokor- queda proteica

queimaduras de grande extensão- queda proteica

-insuficiencia renal

0%   0%  0 voto(s).



Edema tb conhecido como a rapida entrada de água nas células, causando desequilibrio osmótico.

Linfadema é a insuficiencia do funcionamento da drenagem linfática, ou seja, deficiencia no funcionamento dos linfonodos.

Fleboedema é o acumulo do líquido intersticial, concentrado de H2O.

0%   0%  0 voto(s).



Edema:Acúmulo anormais de liquido nos espaços teciduais intercelulares ou cavidades corporais,devido ao desequilibrio entre a pressao hidrostatica e osmotica.Edema significa:presença de liquido em excesso nos tecidos do organismo;Causas aumento da pressao capila;da permeabilidade capilar;bloqueio do retorno linfatico.Linfedema,insulficiencia da drenagem linfatica,causada por obstaculo em nivel dos vasos ou linfonodos,por dem ser:linfedema primario ou secundario,defiencia do fluxo linfativo em cominaçao com um insuficiente dominio extra linfatico das proteinas plasmaticas .

-Agenesia:ausencia de formaçao do sistema linfatico;Hipoagenesia:poucos vasos linfaticos;Pos cirurgia linfatica:adenectomia;Apos irradiaçao :causa a fibrose dos vasos linfaticos;Traumatologia:queimaduras ou lesoes em geral;Filariose:invasao de parasitas no sistema linfatico;Insuficiencia cardiaca:leva o linfedema de membros inferiores MMII . Fleboedema:acumulo do liquido intersticial cuja composição é predominantemente aquosa e não possui a alta concentração proteica pois o sistema linfatico consegue reabsorver e transportar estas grandes moleculas.Aumento da pressão hidrostática: posição bipede: aumenta a atuação gravitacional; varizes venosas: com a dilatação do vaso ocorre a perda da seletividade da filtração. Diminuição da pressão oncótica. Kwashiokor: queda proteica; Queimaduras de grande extensão: queda proteica; Insuficiencia renal.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfatico quando nao funciona corretamente pode trazer problemas, tais como:

EDEMA: acumulo de quantidades anormais de liquidos nos espaços intercelularesdevido a um desequilibrio nas pressoaes hidrostatica e osmotica.Dentre suas causas esta:aumento da pressao capilar, bloqueio do retorno linfatico e aumento da permeabilidade capilar

LINFEDEMA:é uma tumefação de tecidos moles devido ao acumulo de fluido intersticial com alta concentraçao proteica,caracterizado pela insuficiencia do sistema linfatico e pode ser classificado em primario e secundario.Tem como causas:agenesia,hipoagenesia,pos cirurgia linfatica, pos irradiacao, filariose, traumas,insuficiencia cardiaca.

FLEBOEDEMA: é o acumulo de liquido intersticial de composicao somente aquosa pois as proteinas, que sao grandes moleculas, conseguem ser reabsorviadas pelo sistema linfatico.

0%   0%  0 voto(s).



Nesse passo aprendi sobre fisiopatologia do sistema linfatico. Edema e suas causas, linfedema e suas causas e etiologia, fleboedema e suas causas e etiologia.

0%   0%  0 voto(s).



edema significa excesso de líquido no organismo, podendo ser extracelular ou intracelular, causa:aumento na pressão capilar, aumento da permeabilidade capilar, bloqueio do retorno linfático.

linfedema é a tumefação do tecido mole como resultado do acumulo do liquido intersticial com alta concentração protéica. Ocorre pela insuficiência do sistema linfático.

fleboedema acumulo do liquido intersticial cuja sua composição é predominantemente aquosa e não possui alta concentração proteica pois o sistema linfático consegue reabsorver e transportar essas grandes moléculas.

0%   0%  0 voto(s).



Edema é a presença de líquido em excesso nos tecidos, pode ser causada por aumento pressão capilar, aumento permeabilidade capilar ou bloqueio do retorno linfático.

Linfedema é a tumefação de tecidos moles pelo acúmulo de fluído inersticial com alta concentração proteica. Causado por insuf. do sistema linfático.

Fleboedema é o aúmulo de líquido predominantemente aquosa. Causado por posição em pé , varizes, insuf. renal, queimaduras em grande extensão.

0%   0%  0 voto(s).



Ao contrário do sistema de sangue do sistema linfático trabalha de acordo com o princípio de uma maneira, sua finalidade principal é o transporte de "resíduos" dos tecidos intersticiais de volta para o sistema sanguíneo.

Estes materiais, também chamado de cargas linfática, composta por proteínas, água, células e gorduras, são drenadas por várias estruturas vasculares do sistema linfático e filtrados por um grande número de linfonodos regionais e central, antes de entrarem no sistema venoso. Parte desses resíduos são também produtos de células e os resíduos de células, incluindo materiais estranhos.

Sistema linfático inicial: Os vasos linfáticos começam em quase todos os tecidos como capilares linfáticos. Estes vasos linfáticos iniciais são compostas de células endoteliais que se sobrepõem uns aos outros. Capilares não têm uma conexão contínua como o sangue células endoteliais capilares fazer. A rede de fibra envolvente, filamentos de ancoragem, dispostos em torno dos capilares linfáticos, permite que essas pequenas embarcações para ficar aberto, mesmo sob pressão tecidual elevada.

Capilares linfáticos coletar cargas linfática das áreas intersticiais e, gradualmente, se unem em vasos linfáticos maiores, os chamados precollectors que drenam o líquido para colecionadores.

Colecionadores: Um segmento de um coletor linfático é chamado angion linfáticos. Contrações dos músculos lisos situado em cada angion linfáticos, gerar a força propulsora do fluxo linfático.

O bombeamento é auxiliado por um grande número de válvulas localizado no interior dos coletores que permitem que o fluxo da linfa em uma única direção. Depois de passar um grande número de linfonodos, onde substâncias estranhas como bactérias são filtrados e necessário reações imunológicas são ativadas, o esvazia linfáticos fluido no sistema venoso, principalmente através do ducto torácico.

Ducto torácico é o maior vaso linfático do corpo. Em condições fisiológicas aproximadamente 1-2 litros de drenagem linfática de líquidos em 24 horas através do ducto torácico no ângulo venoso esquerdo, formado pela jugular interna esquerda e veia subclávia esquerda.

Equilíbrio de Starling: a quantidade de água e de proteína transportada através do sistema linfático está dependendo de forças ser ativo na área dos capilares sanguíneos.

Equilíbrio de Starling descreve o equilíbrio de filtração capilar e reabsorção capilar. O transporte de fluidos através da membrana dos capilares sanguíneos depende de quatro variáveis:

1. pressão arterial capilar BCP

2. colloidosmotic pressão COP das proteínas plasmáticas

3. colloidosmotic pressão COP das proteínas localizadas no tecido intersticial

4. pressão tecidual TP

Ultrafiltração:

pressão arterial capilar COP de proteínas plasmáticas

Reabsorção:

pressão arterial capilar COP de proteínas plasmáticas

Em condições fisiológicas de 10-15% do ultrafiltrado permanece nos tecidos intersticiais e é então drenada pelo sistema linfático.

Deslocamento de equilíbrio de Starling para o aumento da ultrafiltração, por exemplo, aumento da pressão arterial capilar inflamação hipertensão venosa ou diminuição da pressão colloidosmotic hipoproteinemia , pode causar um aumento da quantidade de água e proteínas, criando assim uma maior carga sobre o sistema linfático. Um sistema linfático saudável é, há algum tempo, capaz de prevenir o aparecimento de edema, em condições normais, a capacidade de transporte TC do sistema linfático é de aproximadamente 10 vezes maior do que a quantidade fisiológica das cargas linfática LL de água e proteína = reserva funcional FR do sistema linfático.

Fisiopatologia do linfedema:

Enquanto as cargas linfática permanece inferior à capacidade de transporte do sistema linfático, a compensação linfática é bem sucedida.

Se a quantidade de água e de proteína excede a capacidade de transporte, edema irá ocorrer. Esta condição é chamada insuficiência dinâmica do sistema linfático, os vasos linfáticos estão intactos, mas oprimido. O resultado é um acúmulo de líquido no tecido que normalmente é tratada com sucesso com a elevação dos membros afetados, compressão e exercícios descongestionante.

Linfedema é causada por uma insuficiência mecânica, ou de baixo volume insuficiência do sistema linfático.

Neste caso, a capacidade de transporte do sistema linfático cair abaixo do nível fisiológico das cargas linfática de água e proteína, isso significa que o sistema linfático não é capaz de gerir a sua finalidade principal que é para limpar os espaços intersticiais do excesso de água, proteína e outros produtos químicos, produtos de células orgânicas e inorgânicas.

As razões para insuficiências mecânicas são vários e, principalmente, causada por cirurgia, radiação, trauma ou inflamação.

Acúmulo de líquido em proteínas é o resultado que é então reconhecida como linfedema ou edema lymphostatic.

Classificação de Linfedema:

Primário Secundário

1.Caused por dissecção de linfonodos, 1.caused por malformações do

por exemplo, axila, virilha, pelve ou no pescoço sistema linfático, hiperplasia,

radiação dos gânglios linfáticos, trauma ou hipoplasia, aplasia ou esclerose

infecção do sistema linfático deA. dos gânglios linfáticos

2.Affects extremidades, genitália, 2.Can estar presente ao nascimento congênita

abdômen ou no rosto um edema linfático , desenvolver todo o

Linfedema precox ou após a idade da puberdade

a idade de 35 linfedema tardum

Qualquer linfedema não tratada piora gradual e terá palco consequences.The significativo primeiro de linfedema estágio reversível é caracterizada por uma textura suave do tecido, o linfedema é "pitting" e podem desaparecer mais ou menos durante a noite. Se edema rico em proteínas persistir, as moléculas de proteína congestionadas são substituídas por tecido fibroso, ou seja, o linfedema torna-se mais difícil fase II e, além de que os pacientes são propensos a desenvolver infecções freqüentes que adicionalmente piorar a situação. Típico para a terceira fase de linfedema, elefantíase lymphostatic, é um aumento extremo do inchaço combinado com alterações na pele, perda de função e outras complicações.

Uma vez que o linfedema, primária ou secundária, é uma doença progressiva, o tratamento deve começar o mais cedo possível. O objetivo do tratamento é remover as cargas linfática excesso de água e proteína e para restaurar o equilíbrio perturbado nos tecidos intersticiais da área afetada.

Tratamento do linfedema com Fisioterapia Decongestive completo:

Fisioterapia Decongestive completa CDP , feito com sucesso na Europa há décadas, é uma terapia não-invasiva, com resultados duradouros. CDP, que agora se torna amplamente reconhecida em os EUA, é superior a todas as outras abordagens para o tratamento de linfedema bombas, medicamentos, cirurgia e projetado para reduzir e manter a redução da extremidade inchado.

No final do século passado Winiwarter, professor de cirurgia, já descritas as etapas básicas desta terapia. A técnica foi aperfeiçoada em 1930 por Vodder, um fisioterapeuta da Dinamarca, que tratou com sucesso linfedema.

No Foeldi 1980 melhorou consideravelmente esta terapia através do desenvolvimento de uma técnica chamada de Fisioterapia Decongestive Complete, que mesmo em estágios avançados de linfedema mostra resultados notáveis.

CDP é feito em duas fases. A primeira fase, fase intensiva, dura entre duas e quatro semanas em casos extremos mais , os tratamentos são feitos duas vezes por dia, cinco dias por semana. O objetivo desta fase é para descongestionar a extremidade inchado a um tamanho normal ou quase normal. Simultaneamente, o paciente é instruído em técnicas destinadas a manter e até melhorar a condição após a fase intensiva do tratamento.

A primeira fase é imediatamente seguido por duas fases, a fase de manutenção e melhoria continua, que os pacientes em casa.

Para a segurança dos pacientes e para obter bons resultados é absolutamente obrigatório que o terapeuta é bem treinado em todas as componentes do CDP. Apenas certificadas MLD / CDP terapeutas têm um entendimento completo da fisiopatologia do linfedema e seu tratamento.

CDP é composto de quatro passos básicos:

1. Drenagem Linfática Manual

2. Terapia de compressão

3. Pele meticuloso e Nail Care

4. Exercícios de correcção

Drenagem Linfática Manual é uma técnica de tratamento gentil manual que melhora a atividade dos vasos linfáticos intactos por estímulos mecânicos leves. O objetivo deste tratamento é mover cargas linfática excesso de água e proteína em áreas com sistema linfático ainda suficientes.

Uma vez que as fibras elásticas da pele são destruídas durante o curso de linfedema é obrigatório aplicar a compressão suficiente para a área afetada para evitar novo acúmulo de líquido. A terapia de compressão na fase um é atingido por curto trecho bandagens aplicadas após cada tratamento. Após a extremidade é descongestionado o paciente é equipado com uma roupa de compressão suficiente que precisa ser usado durante o dia.

0%   0%  0 voto(s).



Edema refere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extra- celular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da a pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular inflamações e diminuição da drenagem linfática.

0%   0%  0 voto(s).



Aprendi que o Linfedema é a tumefação de tecidos moles pelo acumulo de fluído intersticial com alta concentração proteica causado pela deficiência do fluxo linfático em combinação com insuficiente domínio extra linfático das proteínas plasmáticas.

obs: a causa do linfedema é a insuficiência do sistema linfático.O Edema é o acumulo de quantidades anormais de liquido nos espaços teciduais intercelulares ou cavidades corporais,devido ao desequilíbrio entre a pressão hidrostática e osmótica.

Então edema é a presença de liquido em excesso nos tecidos do organismo.

Acho importante registrar também a Etiologia que é o estudo das causas, seria ótimo que pudesse memorizar todas que foram citadas pois é muito importante,mais citar algumas:

posição bipede: aumenta a atuação gravitacional.

Varizes venosas:com a dilatação do vaso ocorre a perda da seletividade da filtração.

Filariose:invasão de parasitasno sistema linfático.

Insuficiência cardiaca:leva o linfedema de membros inferiores

hipoagenesia: exixtencia de poucos vasos linfático

0%   0%  0 voto(s).



Edema: presença anormal de líquidos nos tecidos do organismo.

Linfedema: insuficiência da drenagem linfática, causada pelo acúmulo de fluido interticial com alta concentração proteica.

Fleboedema: concentração d elíquido intersticial, não possuindo alta concentração proteica.

0%   0%  0 voto(s).



Edema: acumulo de liquido com alta concentração proteica

Flebo edema: acumulo de liquido em alta concentração proteica:

-Aumento da pressão hidrostática;

-diminuição da pressão oncótica;

Linfedema: insuficiência da drenagem linfática ou sistema linfático:

-agenesia: ausência de formação sist. linfático;

-Hipoedema: poucos vasos linfáticos;

-Insuficeincia cardíaca: leva o linfedema para MMII

0%   0%  0 voto(s).



- Edema: acúmulo de quantidades anormais de líquido nos espaços teciduais intercelulares ou cavidades corporais, devido ao desequilíbrio entre a pressão hidrostática e osmótica.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234567



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 20 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.