Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Fisiopatologia do Sistema Linfático





EDEMA- acumulo de qtd anormais nos espaços teciduais intercelulares devido ao desequilibrio entre a PH E Pos.

0%   0%  0 voto(s).



Edema - Presença de liquido em excesso nos tecidos do organismo.

Causas: Aumento da pressão capilar, aumento da permeabilidade capilar, bloqueio do retorno linfático.

Linfedema - Tumefação de tecidos moles como resultado do acumulo de fluido intersticial com alta concentração proteica.

causas: Insuficiência do sistema linfático.

Fleboedema - Acumulo do liquido intersticial.

Causas: Aumento da pressão hidrostática, diminuição da pressão oncótica.

0%   0%  0 voto(s).



Como principais fisiopatologias do sistema linfático temos o edema que é o acumulo de liquido em excesso nos tecidos do organismo, causando aumento da pressão capilar, aumento da permeabilidade capilar e bloqueio do retorno linfático. O linfedema é o aumento do volume de uma célula de um tecido mole por conta do acumulo de fluidos intersticiais com alta concentração proteica, causada pela deficiência do fluxo linfático. A fleboedema é o acumulo de liquido intersticial onde a composição predominante é água sem muita concentração proteica, pois p sistema linfático consegue reabsorver e transportar essas grandes moléculas.

0%   0%  0 voto(s).



Edema: pode ocorrer nos liquidos intra ou extracelular.

Causas: aumentos da pressõ capilar, da permeabilidade capilar e bloqueio do retorno linfático.

Linfedema:é determinado pela insuficiencia da drenagem linfática, causado por um obstáculo nos vasos ou linfonodos, e pode ser classificado em primario e secundário.

Causas: insuficiencia do sistema linfático

Etiologia: Agenesia hipoagenesia, pós cirurgia linfática, após iradiação, traumatologia, filariose, insuficiencia cardiaca.

Fleboedema:

Etiologia: aumento da pressão hidrostática, posição bípede, varizes venosas, diminuição da pressão oncótic,a queimadura de grande extensão, insuficiencia renal

0%   0%  0 voto(s).



Edema: aumento da concentração aquosa de sais e proteínas nos tecidos do organismo.

Linfoedema: determinante pela insuficiência da drenagem linfática causa obstáculos em nível de vasos ou linfonodos aumento da concentração de proteínas.

Fibloedema: concentração diminuída de proteínas acumulo de líquido intersticial.

0%   0%  0 voto(s).



O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias vasos linfáticos , que se distribuem por todo o corpo e recolhem o

líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

Capilares Sanguíneos: Os capilares são as porções mais finas do sistema vascular, sendo da espessura ou até mais finos que um fio de cabelo. Localizam-se entre as arteríolas porções finais do sistema arterial e as vênulas porções iniciais do sistema venoso , e possuem apenas uma camada simples de endotélio fenestrado, ou seja, suas paredes finas apresentam perfurações, permitindo assim, trocas entre o meio intravascular e o meio intersticial entre as células. Por este motivo, todas as trocas gases, nutrientes, líquidos e substâncias em geral ocorrem a nível dos capilares

0%   0%  0 voto(s).



Edema= acumulo de líquido causado pelo desequilíbrio hidrostática e osmática.

Linfedema = Insuficiência de drenagem linfática, devido a deficiência do sistema linfático.

Fleboedema =Acumulo de líquido aquoso e de baixa concentração proteica pelo fato de o sistema linfático conseguir reabsorver e transportar as proteínas para o sistema sanguíneo.

0%   0%  0 voto(s).



Diferenças entre edema, linfedema e fleboedema - inchaços no corpo humano. Podem ser tratado, verificando as contra-indicações, com massagens.

0%   0%  0 voto(s).



A fisiopatologia do sistema linfático é caracterizada pela formação de edema, o qual é de extrema importância para a área dermato funcional.

Falar de edema ainda é contraditório, pois não se sabe os mecanismos profundos que levam a sua formação. Alguns sinais aparecem à noite, outros logo pela manhã, sendo este mais raro, mais evidente ao levantar. A atividade física favorece a sua eliminação, mas em alguns casos o mais indicado é o repouso.

O edema é o resultado do desequilíbrio entre o aporte líquido retirado dos capilares sanguíneos pela filtragem e a drenagem desse líquido. O estado fisiológico é obtido quando as vias de drenagem são suficientes para evacuar o líquido trazido pela filtragem, ocorrendo uma constante renovação do líquido intersticial, onde as células do corpo podem retirar os elementos necessários ao seu metabolismo. Se esse processo não for interrompido, o edema certamente não aparecerá.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

1234567



17284 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 21 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.