Página InicialCadastrar-se no FórumListar Categorias Efetuar o Login

Resumos: Fraturas





Foi possível conhecer neste passo os diferentes tipos de fraturas e suas imobilizações.

Sendo em fraturas fechadas utilizando sempre algo rígido para fixar e talas, já em fraturas expostas e importante proteger ferimento com pano limpo antes de imobilizar. Sendo importante lembrar de nunca tentar colocar o osso no lugar.

Em fraturas do crânio deve-se colocar saco de gelo na região atingida, evitar estado de choque mantendo sempre a vitima em repouso. Já em fraturas da coluna vertebral deve-se manter a vitima em repouso necessitando para mobilização 7 pessoas, não esquecendo de colocar o colar cervical e estabilizar a coluna com a pegada de trauma.Na fratura da pelve o procedimento de locomoção deve ser feito por 5 pessoas e depois colocar pano dobrado entre as pernas e fixar o acidentado na maca com faixas de pano.Nesses casos deve-se evitar movimentação desnecessárias e ter cuidado para não agravar as fraturas pois poder provocar danos irreversíveis.

0%   0%  0 voto(s).



As fraturas costumam ser precedidas de uma história de trauma direto ou quedas.

Devemos suspeitar de fraturas quando tivermos uma história deste tipo associado a alguns sinais e sintomas descritos abaixo:

*dor em um osso ou articulação

*incapacidade de movimentação

*adormecimento, formigamento

*mudança na coloração local da pele

*forma ou posição anormal de um osso ou articulação

*vítima refere ter ouvido ou sentido um "estalo"

O que fazer:

*gentilmente apalpe o corpo, dedos das mãos e pés, sempre observando se há reação de dor,

*tranquilize e movimente a vítima o mínimo possível,

*cubra ferimentos com gaze ou panos limpos,

*imobilize o membro com tipóias, talas e ataduras,

* aguarde socorro especializado.

O que não fazer:

*Não tente colocar o osso no lugar!!!

Pela proximidade dos ossos com as artérias e veias, a manipulação incorreta do osso fraturado pode lesá-las, complicando a situação.

A lesão da artéria pode interromper o fluxo de sangue para o restante do membro causando isquemia .

Trauma de crânio

O cérebro é protegido por uma caixa óssea, o crânio. Este é o órgão mais nobre e sensível do corpo humano, e também o que apresenta menor chance de recuperação, quando lesado. Ele possui diversas artérias e veias, as quais podem se romper no trauma.

Como o crânio - parte óssea é rígido e o cérebro mais macio, uma hemorragia irá gerar um hematoma, que por sua vez irá crescer comprimindo o cérebro, o que certamente trará lesões neurológicas.

Algumas vezes nem há sangramento, apenas o "balançar" do cérebro dentro da caixa craniana é o bastante para fazê-lo inchar e comprimir a ele próprio.

Deve-se observar sinais e sintomas como:

*Perda da consciência, sonolência, desorientação

*Área de depressão no crânio

*Sangramento pelo nariz , ouvido ou boca

*Paralisia de um lado do corpo

*Perda da visão

*Convulsões

*Vômitos

*Dor de cabeça forte e persistente

***O que fazer?

*Peça ajuda em caráter de emergência,

*Tente acalmar a vítima, se ela estiver consciente,

*Pense na possibilidade de fratura no pescoço antes e movimentar a vítima,

*Mantenha a vítima deitada e aquecida,

*Cuide dos demais ferimentos.

Trauma de coluna

A medula nervosa é parecida com um cabo telefônico, com milhões "fios" em seu interior.

Ela nasce no cérebro e vem descendo por dentro dos ossos da coluna, vértebras, emitindo um ramo de nervo

a cada vértebra. Cada "fio" que compõe este nervo vai até um órgão ou músculo levando a informação, ordem emitida pelo cérebro.

Num trauma de coluna pode haver fratura de uma vértebra com grande possibilidade de lesar a medula nervosa, interrompendo esta troca de informações.

A altura desta lesão é que determinará as consequências, sendo que quanto mais alta, mais grave serão.

Concluímos assim que as lesões cervicais- pescoço- são as mais graves.

A suspeita de lesão na coluna, em qualquer altura, inicia-se pelo tipo de acidente.

Lesões de coluna são comuns em acidentes que envolvem velocidade com parada brusca como de automóveis, motocicletas, queda de grandes alturas, bicicletas e até mesmo esportivos como futebol, patins,etc.

Este tipo de movimento é comum em acidentes automobilísticos, daí a importância do suporte de cabeça nos bancos, que minimiza este "chicote " numa colisão traseira.

Sintomas e queixas :

*Pacientes conscientes podem referir dor na coluna, formigamentos irradiando-se para braços ou pernas.

*Em casos em que já houve lesão do tronco nervoso, podem referir não sentir o membro.

*Quando queixam-se destes sintomas nos braços membros superiores, a lesão provavelmente foi na região cervical - pescoço .

*Estas queixas referidas apenas à perna membros inferiores, a lesão ocorreu em um segmento mais baixo, sendo mais comum na região lombar.

O que fazer :

*chamar o resgate,

*imobilizar o pescoço e a coluna, ou impedir que a vítima se movimente até que chegue socorro, especializado. Lembre-se que algumas vítimas podem se apresentar agitadas.

*verificar sinais vitais, pulso e respiração, aplicar RCP se necessário,

*avaliar o nível de consciência,

*avaliar e cuidar dos demais ferimentos, hemorragias, etc

O que N

0%   0%  0 voto(s).



Podemos definir uma fratura como sendo a perda, total ou parcial, da continuidade de um osso. A fratura pode ser simples fechada ou exposta aberta. Na fratura simples não há o rompimento da pele sobre a lesão e nas expostas sim, isto é, o osso fraturado fica exposto ao meio ambiente, possibilitando sangramentos e um aumento do risco de infecção.

No caso de fraturas, a vítima geralmente irá queixar-se de dor no local da lesão. O socorrista poderá identificar também, deformidades, edemas, hematomas, exposições ósseas, palidez ou cianose das extremidades e ainda, redução de temperatura no membro fraturado.

A imobilização provisória é o socorro mais indicado no tratamento de fraturas ou suspeitas de fraturas. Quando executada de forma adequada, a imobilização alivia a dor, diminui a lesão tecidual, o sangramento e a possibilidade de contaminação de uma ferida aberta. As imobilizações deverão ser realizadas com o auxílio de talas rígidas de papelão ou madeira, ou ainda, com outros materiais improvisados, tais como: pedaços de madeira, réguas, etc.

Nas fraturas expostas, antes de imobilizar o osso fraturado, o socorrista deverá cobrir o ferimento com uma pano bem limpo ou com gaze estéril.

0%   0%  0 voto(s).



Todas as fraturas requer bastante cuidado, tranquilidade e saber na hora do atendimento, pois cada vítima de fratura, uma realidade diferente. Pois não podemos proceder de maneira igual para todas as vítimas. Devemos levar em consideração o estado emocional da vítima e a gravidade do acidente

0%   0%  0 voto(s).



Fratura é a quebra de um osso e resulta de impactos ou esforços superiores à resistênia do osso. Pode lesionar os nervos, criar hemorragias subcutâneas e apresentam barulhos mediante movimentos dolorosos.

São classificadas em fraturas internas sem rompimento da pele e expostas. Em nenhum dos casos se deve colocar o osso no lugar.

Para a imobilização, deve-se procurar usar talas que ultrapassem as articulações superior e inferior ao local da fratura, dando suporte à imobilização. No caso de imobilização de pernas, as articulações dos joelhos e tornozelos devem ser impedidas de movimentar. Contudo, se a vítima estiver calçada, não se deve tentar retirar o calçado, restringindo a folgá-lo.

Fraturas de clavícula, baço e escápula, ombro ou cotovelo exigem imobilizações com o braço dobrado à frente do peito.

Nas fraturas externas, procura-se proteger o ferimento com gaze para evitara entrada de impurezas.

As fraturas de crânio exigem muita atenção. Um traumatismo crânio-encefálico pode estar associado, evidenciado por hematomas atrás da orelha ou ao redor dos olhos, extravasamento de liquor pelo nariz e ouvidos e pupilas não reativas à luz.

Se surgir parada respiratória, iniciar a respiração boca-a-boca. Massageá-la se houver parada cardíaca. Deve-se evitar o estado de choque. Imobilizar o pescoço e a cabeça.

Para se avaliar o estado neurológico da vítima, utiliza-se a Escala de Coma de Glasgow, no qual a nota menor ou igual a 8 sinalizam o estado de coma.

Fraturas da coluna vertebral podem estar associadas ao Traumatismo Raquimedular TRM . Sensação de formigamento e alteração da sensisbilidade local podem indicar esse tipo de fratura. Deve-se estabilizar o pescoço e evitar a movimentação brusca, que é prejudicial e dolorosa.

Fraturas de pelve são as fraturas de bacia. Houvem se barulhos no local e a dor é intensa. A bacia deve ser protegida lateralmente por travesseiros. Tornozelos, joelhos e tórax devem ser imobilizados com faixa a fim de dar maior firmeza. A movimentação desnecessária pode lesionar órgãos internos e levar ao estado de choque.

0%   0%  0 voto(s).



A fratura éumtipo de lesão, onde ocorre quebra de um osso. Sabemos que existe uma fratura no acidentado, devido fortes dores no local e diminuição de movimentos edema, crepitação, hematoma, paralisia. Há alguns tipos de fraturas como as abertas e as fechadas. Também existe algums tipos de imobilização como: não tente colocar o osso no lugar, movimente o menos possível, mantenha o membro numa única posição, acolchoe as talas com panos ou qualquer material macio, utilize talas que ultrapassem as articulações acima e abaixo da fratura caso a vítima estiver calçada, não tente tirar o calçado, este deverá ser desapertado. A fratura é aberta quando o osso perfura a pele, para dar os primeiros socorros devemos cobrir o ferimento com gase ou pano limpo, antes de mobilizar, que qualquer outra substância venha a infeccionar o ferimento. Em relação a fratura de cranio, esta pode estar associada a um traumatismo cranio encefálico, os sinais e sintomas relacionados ao TCE são perda de sangue pelas narinas e ouvidos, inconsciência uo não, náuseas e vômitos, hematoma orbitário entre outros, para fazer os primeiros socorros devemos deixar a vítima em repouso e recostada, avaliar seu estado neurológico, colocar compressa gelada, estancar a hemorragia evitar o estado de choque, caso o acidentado esteja apresentando uma parada respiratória inicie uma respiração boca a boca, ou esteja apresentando ausência de pulso execute massagem cardíaca e nunca esquecer da escala de glasgow, para que possamos avaliar melhor o estado da vítima.

Com relação a fratura de espinha esta deve ser relacionada ao traumatismo raquimedular, considerada perigosa, neste caso o acidentado apresenta fortes dores no local, deformidade óssea, sensibilidade, dormência, e sensação de formigamento, os primeiros socorros estão relacionados em manter a vítima em repouso absoluto, estabilizar a coluna cervical, utilizar superficie dura para o transporte, e utilizar ajuda de mais pessoas, é sempre necessário de um médico para acompanhar o transporte do acidentado. Com relação a fratura da bacia o acidentado apresenta fortes dores no local, deformidade oóssea, e creptação, neste caso devemos manter a vítima deitada em decúbito dorsal, usar superfície dura para transportar o acidentado, solicitar ajuda de mais cinco pessoa, movimentar o acidentado em bloco, proteger lateralmente a bacia, colocar um pano entre as pernas, mobilizar a bacia com faixa de pano larga, amarrar com um pano o tórax, o joelho e o tornozelo, evitar estado de choque e encaminhar o mais rápido possivel para o hospital.

0%   0%  0 voto(s).



A imobilização é importantíssima, evitando ao máximo a movimentação do acidentado. Sempre procurar a melhor forma de transporte do acidentado para o serviço especializado. Em casos de fratura aberta ou exposta, com parte de ossos perfurando a pele, evite ao máximo o contato com o meio onde se encontra, evitando assim infecções. Evite ao máximo o estado de choque.

0%   0%  0 voto(s).



Nas fraturas fechadas ou abertas sempre imobilizar e não tentar colocar o osso no lugar. Nas mais graves como coluna, crânio e pelve imobilizar a vítima em bloco manipulando o mínimo possível e procurando hospital mais próximo urgente

0%   0%  0 voto(s).



fratura é uma lesão que ocorre a quebra de um osso.

fratura fechada: ocorre quando não há rompimento da pele.

fratura aberta ou exposta: quando o osso perfura a pele.

0%   0%  0 voto(s).



Fratura é um tipo de lesão onde ocorre alguma quebra de algum osso. Pode ocorrer de forma fechada ou interna ou aberta e exposta.

Os primeiros socorros consiste numa eficiente imobilização, de acordo com cada especificidade do local lesionado.

0%   0%  0 voto(s).

Faça Login ou Cadastre-se para interagir neste Fórum!


Páginas :

123456789



17294 usuários registrados - 276 fóruns - 3102 tópicos - 17572 mensagens - 9 Visitantes, 0 Usuários, 0 Instrutores e 0 Administradores Online.
Fórum Brava Cursos © Copyright 2024
Todos os direitos reservados.