Aprenda com o processo de elaboração de questionário, saber qual é a satisfação de seus funcionários (RH), onde estão seus potenciais consumidores. Descubra novas tendências. Faça o censo (estatística).
O objetivo principal deste curso é saber com eficiência o processo de elaboração de um questionário, pois através dele é possível diagnosticar falhas em pesquisa de clima e mercado, corrigindo possíveis erros.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Sobre o questionário:
- Instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo.
Construção das questões/Questionário:
- Na elaboração de um questionário é importante, antes de mais, ter em conta as habilitações do público-alvo a quem ele vai ser administrado. É de salientar que o conjunto de questões deve ser muito bem organizado e conter uma forma lógica para quem a ele responde
Tipos de questões/Questionários:
- Ao administrar o questionário, o investigador selecciona o tipo de questão a apresentar de acordo com o fim para o qual a informação é usada, as características da população em estudo e o método escolhido para divulgar os resultados, tendo em conta as vantagens e desvantagens de cada tipo de respostas.
Processo de elaboração de questionário e Escala:
- Planejar o que será mensurado
- Dar forma ao questionário
- Elaborar o texto das perguntas
- Decisões sobre sequenciamento e aparência
- Pré-teste e correção de problemas
Apresentação do questionário:
- Critérios fundamentais: clareza e rigor na apresentação, bem como comodidade/agrado para o inquirido.
Pré-Teste do Questionário:
- Identificar e eliminar problemas potenciais do
- Questionário em uma situação real de coleta de dados.
- Pontos que devem ser avaliados no Pré-Teste:
- Conteúdo da pergunta
- Enunciado
- Sequência
- Formato
- Forma
- Tempo de aplicação
- Execução pelos entrevistadores
Curso elaborado e mantido pela Instrutora: Roseli de Lima Dias
Graduada em Administração.