Neste curso, o aluno conhecerá o conceito, a história e a evolução do pensamento arquitetônico nas suas diferentes análises, perspectivas e escolas de criação arquitetônica no espaço citadino, utilizando diversos materiais e conceitos urbanísticos.
Você será capaz de perceber e interpretar a forma de representação na arquitetura através do planejamento e criação de Plantas e Escalas.
O curso desenvolverá no aluno a capacidade de:
- Conhecer e identificar a evolução do pensamento arquitetônico Moderno e Contemporâneo.
- Compreender a finalidade dos projetos de estruturas e a necessidade de compatibilização das peças de arquitetura com a estrutura.
- Interpretar esquiços de projectos de estruturas de concreto.
- Identificar materiais e aplicar normas, simbologias e processos de representação de desenho de estrutura de concreto e de outros tipos de estruturas (metálica, madeira).
- Executar e interpretar desenhos de estruturas a diferentes escalas, de acordo com os regulamentos e normas aplicáveis.
- Identificar e caracterizar os diferentes tipos de estruturas mais correntes na construção.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- História da Arquitetura Moderna, Século XIX
- História da Arquitetura Contemporânea
- Arquitetura:Obras Frank Gehry
- Desenho Técnico em Projetos de Arquitetura e Engenharia Civil
- Uma Casa Inteligente Construída Graças a uma Impressora 3D
- Projetar Edifícios em Arquitetura- O Desenho de Estruturas
- Como Pensar como um Arquiteto – O Processo de Criação
- Desenho Técnico – Plantas e Escalas em Arquitetura
- Técnicas de Representação e Adoção do Partido Arquitetônico
- Arquitetura das Escolas Determina a Educação
- Interpretar Projectos de Arquitetura Paisagista
- Arquitetura com Contraplacado
- Tipos de Estruturas na Construção
- Medições em Obra e Materiais de Construção
- Vantagens da Construção Pré Fabricadas
- Uma Casa Desdobrável em 15 Minutos
- Edifícios de Origami Dobram como Borracha
Curso elaborado e mantido pelo instrutor: Francisco Manuel da Costa. Formação avançada em temas de arquitetura e urbanismo. Pós-graduado e trabalhando em vários projetos, em empresas de Portugal, Brasil, Angola, França e Alemanha.